
A iniciativa visa a fomentação da agricultura familiar no Sertão Paraibano
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) assumirá a gestão de um projeto no valor de R$ 400 mil no Campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Sousa, município localizado no Sertão paraibano.
O projeto consiste na construção de um Banco de Sementes Crioulas, uma iniciativa que promoverá a sustentabilidade da agricultura familiar por meio do fortalecimento do intercâmbio de variedades crioulas e as respectivas informações sobre o seu cultivo e usos entre as famílias de agricultores e agricultoras.
A iniciativa, que contará com gestão administrativa e financeira da Funetec, será realizada pela fundação. É fruto de uma emenda parlamentar do deputado Luiz Couto, que também recebeu em Brasília a Reitora IFPB, professora Mary Roberta.
“O deputado federal Luiz Couto historicamente apoia projetos de educação no nosso estado fortalecendo a atuação do IFPB na Paraíba e desta vez não foi diferente. Visitamos o seu gabinete em Brasília e, mais uma vez, ele destina emendas para o incentivo da agricultura familiar por meio através do desenvolvimento do Banco de Sementes Crioulas, iniciativa que será coordenada pelo campus do IFPB em Sousa, da qual a Fundação realizará a gestão administrativa e financeira desses recursos”, declarou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec.

Ainda segundo Barreto, a visita na Câmara dos Deputados foi importante para o alinhamento de vários pontos que irão definir o sucesso do projeto “Através desse encontro podemos dialogar para entender com mais clareza as questões operacionais. Só assim, vamos executar a gestão desses recursos da forma mais eficiente e transparente possível, e assim, prestar contas à comunidade e ao mandato do nosso representante”, frisou.
A semana na capital federal foi marcada ainda por reuniões importantes com outros parlamentares e representantes do governo federal. Na oportunidade, a Diretoria Executiva da Funetec discutiu possibilidades de desenvolvimento tecnológico e inovação que possam beneficiar a Paraíba junto ao Ministério das Cidades, da Cultura, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Agrário.
InovEPT - A diretoria executiva da Funetec também participou do II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu especialistas, gestores e pesquisadores de todo o país para discutir inovação e empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Andifes - Também na capital federal, a comitiva da Funetec foi convidada a participar do encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A entidade representa oficialmente 69 Universidades e dois Centros Federais. Na ocasião, o superintendente da Fundação, a convite da dirigente da mesa, professora Soraya Adriano, apresentou a Funetec aos participantes.

“A presença da Funetec em Brasília é sempre muito proveitosa e, desta vez, não foi diferente. Aproveitamos o segundo encontro do InovEPT para além de participar do evento, alinhar expectativas com os parlamentares da bancada paraibana, e também, com os órgãos ministeriais, cujo os quais, realizamos a gestão de recursos e projetos. Essa foi uma oportunidade para apresentarmos os resultados dos projetos geridos pela Funetec dada a máxima transparência com a qual nos comprometemos desde que assumimos a gestão da Fundação, e sobretudo, abrir as portas para a prospecção de novos projetos e iniciativas que visam fortalecer a educação na Paraíba”, disse Barreto.

A visita a Brasília reforçou o compromisso da Funetec com a promoção da inovação e da educação, além de demonstrar seu papel ativo na busca por oportunidades que impulsionam o desenvolvimento regional. A Fundação consegue empenhada em contribuir para a construção de um futuro mais próspero e tecnologicamente avançado para a Paraíba e todo o Brasil.
Texto e fotos: Comunicação Funetec
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933