
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”. O evento, realizado na Green Zone, projetou uma das iniciativas mais importantes do IFPA: a consolidação e fortalecimento da educação escolar indígena, que forma professores indígenas e fortalece a autonomia das comunidades na gestão de seus processos educativos.
Mediado por Ingredhy Dantas, diretora de projetos da Funetec, o debate reuniu a professora Tatiane Costa, coordenadora dos cursos de Magistério Indígena do IFPA; Arthur Boscariol, pró-reitor de ensino do IFPA; e o Cacique Bepkra Xikrin.
O painel representou a construção de novas possibilidades e estratégias que vão além da institucionalidade tradicional, com a Funetec atuando como parceira essencial nesse processo. "A Funetec tem sido uma parceira gigante, muito sensível e muito comprometida com a educação escolar indígena", destacou a professora Tatiane Costa.
O Cacique Bepkra Xikrin ressaltou o impacto direto nas comunidades: "Eu nunca tive a oportunidade para apresentar assim, como tive hoje. Estou muito feliz com essa oportunidade do Povo Xikrin da Trincheira Bacajá, e em poder alinhar e explicar o que a gente trouxe da nossa região".

A participação na COP30 proporcionou visibilidade às políticas educacionais do projeto e amplificou as vozes das novas lideranças indígenas, criando um espaço de diálogo direto com o público do evento.
O Superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, reforçou o propósito da Fundação: "Viemos para essa COP com o propósito de dar voz e reconhecer a legitimidade dos povos indígenas. Trazê-los para essa discussão sobre formação de professores é o que nos move e nos deixa muito felizes."
O encerramento da participação na COP30 reafirmou o compromisso da Fundação com uma educação transformadora e uma sustentabilidade que inclui pessoas e culturas, mostrando na prática que a união entre gestão competente e conhecimento ancestral é essencial para um futuro verdadeiramente sustentável.
TEXTO: Vitória Lisboa
FOTOS: Comunicação Funetec
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933