
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta.
Foi uma visita guiada e uma oportunidade, segundo Rodrigo Barreto, para a Funetec conhecer um dos legados deixados pela Conferência e apresentar a possibilidade de parceria, já que o ambiente funciona como fomentador da economia local, fortalecendo e estimulando os empreendedores da bioeconomia amazônica.
“Foi uma experiência muito produtiva em um equipamento que foi inaugurado agora na COP e a Funetec estar presente nesse espaço junto com representantes da Pró-reitoria de Inovação do IFPA. Hoje, a Fundação atua em parceria com o Instituto Federal e vemos essa oportunidade como uma excelente ponte de parceria entre instituições, conectando as iniciativas realizadas dentro do IFPA ao Parque, trazendo os alunos para se utilizarem dos laboratórios, os professores para fazerem pesquisa de alto nível aqui”, disse Barreto.

Com 6 mil m2, o Parque é o maior polo de bioeconomia da América Latina e o único parque tecnológico do mundo voltado à bioeconomia florestal, integrando ciência, tecnologia e saberes tradicionais para transformar a biodiversidade amazônica em negócios sustentáveis.
O complexo abriga centros de inovação, laboratórios, coworkings, incubadoras, e o Centro de Socioeconomia, que promove a valorização de saberes tradicionais e a formação técnica voltada ao manejo sustentável. O investimento total é de R$300 milhões, em parceria com a Vale, dentro do programa Estrutura Pará, e com patrocínio da Natura, Ambipar e Fundo Vale.
TEXTO: Renato Britto
FOTOS: Comunicação Funetec
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933