Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09


A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos.

A relevância da iniciativa é comprovada pelo fato de que quatro painéis da COP30 estão dedicados a discutir a ODS-PB, seja enquanto ferramenta de governança, mecanismo de territorialização das metas globais ou exemplo de inovação social e comunicação em prol da ação climática.

Desenvolvida pelo professor Aléssio Almeida, do Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a plataforma ODS-PB nasceu do incentivo do então deputado estadual Buba Germano, responsável por destinar uma emenda parlamentar para viabilizar sua criação durante seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. “A Assembleia Legislativa da Paraíba deu um passo pioneiro ao financiar a criação da Plataforma ODS-PB, que hoje é referência no Brasil. É ciência a serviço da gestão pública e da sociedade”, destaca Buba, atual embaixador da iniciativa.

Para o professor, apresentar a experiência paraibana em um evento global como a COP30 é motivo de orgulho e símbolo do compromisso do Estado com a agenda da sustentabilidade. “Para nós, da Universidade Federal da Paraíba, em particular do Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada, o Lema, é uma honra poder apresentar a Paraíba e a ODS-PB, uma iniciativa pioneira no nosso estado e, como também posso dizer, no país, focada no monitoramento de forma territorializada dos objetivos de desenvolvimento sustentável,” pondera Aléssio. Ele ressalta ainda como a plataforma, fruto de uma parceria estratégica entre a Assembleia Legislativa da Paraíba, o Governo do Estado, a UFPB e com apoio da Funetec, posiciona ações locais como protagonistas no debate global.

“Estamos trazendo uma solução concreta de monitoramento que demonstra o compromisso da Paraíba com a agenda de sustentabilidade,” finaliza o professor.

A plataforma ODS-PB, já em pleno funcionamento, é totalmente gratuita e pioneira no país, permitindo que gestores públicos, sociedade civil e comunidade acadêmica monitorem a implementação eficaz de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo mais transparência, eficiência e inovação para o desenvolvimento sustentável dos municípios paraibanos.

 

Agenda oficial

Confira a agenda desta quarta-feira (12) da plataforma ODS-PB na COP30 e participe das discussões sobre inovação e sustentabilidade.

Pavilhão Pará – Green Zone

Sala Miritizeiro 

17h - União Nacional dos Legisladores Estaduais (UNALE) apresenta da Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

18h30 - 19h20 - Funetec traz o painel “Do local ao global: Plataforma ODS-PB como ferramenta de governança climática”

Pavilhão Círculo dos Povos – Green Zone

18h45 - 19h35: Debate sobre o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 18 ODS 18: a proposição brasileira
(Observatório ODS 18 – UFSB, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Igualdade Racial, Lema/UFPB, Secretaria-Geral da Presidência da República)

 

Convite especial


Acompanhe ao vivo a palestra da Funetec pelo nosso perfil no Instagram @funetec e saiba como a Plataforma ODS-PB está transformando o monitoramento dos ODS.
 

TEXTO: Ana Cláudia

FOTOS: Comunicação Funetec 

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)



Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo

07/11/2025 12:08:47

Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor



Funetec, IFAC e ABDI dão início a parceria inédita na região Norte com projeto voltado à inovação e desenvolvimento produtivo

05/11/2025 16:46:13

Pioneira na participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento produtivo na região Norte, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai desenvolver um projeto voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial nas atividades que envolvem, desde a produção do grão até o seu consumo final, passando por etapas como o plantio, colheita, beneficiamento, torrefação, moagem e distribuição



Programa Nacional: Funetec participa do lançamento do FORMATEC SUS

04/11/2025 16:33:12

Mais de nove mil vagas foram anunciadas apenas para estudantes dos cursos da área de saúde na UFPB A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, esteve presente na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Formação Técnica para o Sistema Único de Saúde - FORMATEC SUS