O que está procurando?

Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo


07/11/2025 12:08:47

Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor.

Oficialmente, o evento acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro, período em que serão realizados encontros que reunirão pessoas de todo o mundo para debater as mudanças climáticas. Trata-se da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conhecida como Conferência das Partes (COP30).

Com presença confirmada na Zona Verde e na Cúpula dos Povos, a Funetec participará do evento apresentando sete projetos. Essas iniciativas integram os mais de 100 projetos geridos nas áreas de educação, inovação, tecnologia e meio ambiente, pautas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que norteiam a COP.

Ao todo, serão apresentadas iniciativas que vão abordar temas ligados aos ODS, como a Plataforma ODS, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); a Educação Escolar Indígena do Instituto Federal do Pará (IFPA); e o Projeto “Mulheres de Quixaba”, que propõe fortalecer a atuação de mulheres e jovens rurais no enfrentamento das mudanças climáticas, promovendo a geração de trabalho e renda a partir de práticas agroecológicas, educação ambiental e valorização dos saberes tradicionais, iniciativa, desenvolvida pela Associação Mulheres de Quixaba com apoio técnico da Funetec.

O superintendente Rodrigo Barreto comemora a presença da Funetec na COP30 e avalia como positiva a agenda institucional que a diretoria executiva vai cumprir nos 11 dias de evento.

“Desde o início do ano, a Funetec já está visualizando esse momento e a Funetec na COP30 é realidade. Fomos aprovados em alguns projetos para apresentar na Green Zone, e a Fundação estando presente, estarão conosco todos os parceiros, em especial o IFPA e ALPB. Para nós é motivo de muito orgulho termos a oportunidade de apresentar para o mundo todo e a Funetec se coloca como porta-voz desses projetos de impacto e sustentabilidade”, afirmou Rodrigo Barreto.

Ainda segundo Rodrigo, a Zona Verde, local escolhido para ser palco das apresentações, será aberta ao público e não exigirá credenciamento, facilitando o acesso e permitindo que mais pessoas participem dos encontros e dialoguem sobre soluções sustentáveis.

“Convidamos todas as pessoas a participarem das oficinas e painéis em que estaremos presentes. Nossa equipe está pronta para mostrar ao mundo um pouco do nosso dia a dia como Fundação de Apoio em todo o Brasil. Será um momento de troca de experiências com pessoas de diferentes regiões do país e do mundo. Temos muitas histórias boas para compartilhar”, afirmou Rodrigo Barreto.

A Funetec estará representada por sua diretoria executiva, composta pela chefe de Gabinete e diretora de Comunicação e Marketing, Rejane Negreiros; pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas sob a liderança do superintendente Rodrigo Barreto.

O que é a Green Zone

A Zona Verde, também chamada de Green Zone, é a área pública da COP 30, administrada pelo Governo Federal, onde sociedade civil, instituições públicas e privadas, comunidades tradicionais, juventude e demais atores não governamentais poderão se conectar, dialogar e apresentar projetos de tecnologia e inovação em soluções para a crise climática. É também um espaço de convivência e lazer gratuito para toda a população.

O que é a Blue Zone

 A Zona Azul é o centro diplomático da conferência. É nesse espaço que ocorrem as negociações oficiais, as plenárias da Cúpula de Líderes, as reuniões multilaterais e os eventos dos pavilhões nacionais. Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a área tem acesso restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.

O que é a Cúpula dos Povos

A Cúpula será um evento paralelo à COP 30 e será realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro receberá representantes de cerca de 700 organizações sociais e populares de todo o mundo em defesa de desmatamento zero, recuperação de áreas degradadas por meio de replantio, produção de alimentos livres de agrotóxicos, reconhecimento de territórios dos povos tradicionais, democratização do acesso à terra e compromisso ético em defesa de todas as formas de vida.

 

Texto: Renato Britto com Assessoria

Fotos: Comunicação Funetec

 





MAIS NOTÍCIAS

Educação

Iniciativa pioneira: Mulheres Mil Cuidados lança seleção de profissionais para implantação de Cuidotecas na Paraíba

O Processo Seletivo Simplificado, publicado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), destina-se à contratação de profissionais para atuarem como Agente de Cuidados de Crianças no Programa Mulheres Mil Cuidados

Notícia

Conselho Superior do IFPB aprova relatórios de gestão da Funetec e ciclo de regularização fiscal iniciado em 2023

O Conselho Superior do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) validou, nesta quarta-feira (22), as contas e os resultados da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025. A decisão, tomada por ampla maioria durante sessão presidida pela reitora Mary Roberta Meira Marinho, conclui um processo de reorganização administrativa, financeira e contábil conduzido pela entidade ao longo dos últimos três anos

Educação

Programa Mulheres Mil abre edital para contratação de Mobilizadora Social, em João Pessoa

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) tornam público o Edital n.º 116/2026 para contratação de uma profissional interessada em atuar, na condição de Mobilizadora Social bolsista, nos cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil Cuidados, na modalidade Educação Presencial, em João Pessoa

Notícia

Funetec abre vaga para Analista de Projetos Jr.

Interessados têm até o dia 29 de julho para enviar currículo    A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) abriu nesta semana processo seletivo para o cargo de Analista de Projetos Jr. A vaga oferece remuneração bruta de R$2

Notícia

Transparência e boas práticas: Funetec reúne Colégio de Instituidores para apresentar Relatório de Gestão

Cumprindo uma agenda institucional, o superintendente, Rodrigo Barreto, recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), parte dos 48 Instituidores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), entre professores e servidores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), para apresentação do Relatório de Gestão 2025