Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo

07/11/2025 12:08:47


Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor.

Oficialmente, o evento acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro, período em que serão realizados encontros que reunirão pessoas de todo o mundo para debater as mudanças climáticas. Trata-se da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conhecida como Conferência das Partes (COP30).

Com presença confirmada na Zona Verde e na Cúpula dos Povos, a Funetec participará do evento apresentando sete projetos. Essas iniciativas integram os mais de 100 projetos geridos nas áreas de educação, inovação, tecnologia e meio ambiente, pautas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que norteiam a COP.

Ao todo, serão apresentadas iniciativas que vão abordar temas ligados aos ODS, como a Plataforma ODS, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); a Educação Escolar Indígena do Instituto Federal do Pará (IFPA); e o Projeto “Mulheres de Quixaba”, que propõe fortalecer a atuação de mulheres e jovens rurais no enfrentamento das mudanças climáticas, promovendo a geração de trabalho e renda a partir de práticas agroecológicas, educação ambiental e valorização dos saberes tradicionais, iniciativa, desenvolvida pela Associação Mulheres de Quixaba com apoio técnico da Funetec.

O superintendente Rodrigo Barreto comemora a presença da Funetec na COP30 e avalia como positiva a agenda institucional que a diretoria executiva vai cumprir nos 11 dias de evento.

“Desde o início do ano, a Funetec já está visualizando esse momento e a Funetec na COP30 é realidade. Fomos aprovados em alguns projetos para apresentar na Green Zone, e a Fundação estando presente, estarão conosco todos os parceiros, em especial o IFPA e ALPB. Para nós é motivo de muito orgulho termos a oportunidade de apresentar para o mundo todo e a Funetec se coloca como porta-voz desses projetos de impacto e sustentabilidade”, afirmou Rodrigo Barreto.

Ainda segundo Rodrigo, a Zona Verde, local escolhido para ser palco das apresentações, será aberta ao público e não exigirá credenciamento, facilitando o acesso e permitindo que mais pessoas participem dos encontros e dialoguem sobre soluções sustentáveis.

“Convidamos todas as pessoas a participarem das oficinas e painéis em que estaremos presentes. Nossa equipe está pronta para mostrar ao mundo um pouco do nosso dia a dia como Fundação de Apoio em todo o Brasil. Será um momento de troca de experiências com pessoas de diferentes regiões do país e do mundo. Temos muitas histórias boas para compartilhar”, afirmou Rodrigo Barreto.

A Funetec estará representada por sua diretoria executiva, composta pela chefe de Gabinete e diretora de Comunicação e Marketing, Rejane Negreiros; pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas sob a liderança do superintendente Rodrigo Barreto.

O que é a Green Zone

A Zona Verde, também chamada de Green Zone, é a área pública da COP 30, administrada pelo Governo Federal, onde sociedade civil, instituições públicas e privadas, comunidades tradicionais, juventude e demais atores não governamentais poderão se conectar, dialogar e apresentar projetos de tecnologia e inovação em soluções para a crise climática. É também um espaço de convivência e lazer gratuito para toda a população.

O que é a Blue Zone

 A Zona Azul é o centro diplomático da conferência. É nesse espaço que ocorrem as negociações oficiais, as plenárias da Cúpula de Líderes, as reuniões multilaterais e os eventos dos pavilhões nacionais. Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a área tem acesso restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.

O que é a Cúpula dos Povos

A Cúpula será um evento paralelo à COP 30 e será realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro receberá representantes de cerca de 700 organizações sociais e populares de todo o mundo em defesa de desmatamento zero, recuperação de áreas degradadas por meio de replantio, produção de alimentos livres de agrotóxicos, reconhecimento de territórios dos povos tradicionais, democratização do acesso à terra e compromisso ético em defesa de todas as formas de vida.

 

Texto: Renato Britto com Assessoria

Fotos: Comunicação Funetec

 





MAIS NOTÍCIAS

Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)



Funetec, IFAC e ABDI dão início a parceria inédita na região Norte com projeto voltado à inovação e desenvolvimento produtivo

05/11/2025 16:46:13

Pioneira na participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento produtivo na região Norte, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai desenvolver um projeto voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial nas atividades que envolvem, desde a produção do grão até o seu consumo final, passando por etapas como o plantio, colheita, beneficiamento, torrefação, moagem e distribuição



Programa Nacional: Funetec participa do lançamento do FORMATEC SUS

04/11/2025 16:33:12

Mais de nove mil vagas foram anunciadas apenas para estudantes dos cursos da área de saúde na UFPB A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, esteve presente na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Formação Técnica para o Sistema Único de Saúde - FORMATEC SUS