
Pioneira na participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento produtivo na região Norte, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai desenvolver um projeto voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial nas atividades que envolvem, desde a produção do grão até o seu consumo final, passando por etapas como o plantio, colheita, beneficiamento, torrefação, moagem e distribuição.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no Ifac, com a presença do reitor da instituição, Fábio Storch; do diretor-geral do Campus Rio Branco do Ifac, Cleiton Farias; da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida; e da gerente da Unidade de Cooperação e Inteligência Competitiva da ABDI, Cynthia Mattos. A Funetec foi representada pela diretora de projetos, negócios e relações institucionais, Ingredhy Dantas.
De acordo com Ingredhy Dantas, o projeto deixará muitos frutos não apenas para o Ifac, mas para todo o estado do Acre por ser uma iniciativa que promoverá capacitações e treinamentos por meio da educação.
“É com grande felicidade que a Funetec Esse é o primeiro projeto em parceria com grandes instituições do Acre, mas principalmente, por ser uma iniciativa que deixará muitos frutos não apenas no Ifac, mas principalmente, para o Estado do Acre como um todo. A parceria vai fortalecer a cadeia produtiva do café em todo o estado através de treinamentos, capacitações, suporte técnico aos empreendedores”, disse Ingredhy.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Rio Branco Josina Ribeiro, esclarece que a negociação com a ABDI começou há mais de um ano nas tratativas para a implementação do de um centro de treinamento e capacitação com foco na bioeconomia e inovação dentro do Ifac.

“Há pouco mais de um ano começamos algumas tratativas com a ABDI, no sentido de alinhar nossas demandas de ensino pesquisa e extensão tecnológica no âmbito do Ifac/Campus Rio Branco com as linhas de financiamento da ABDI, tendo como foco os arranjos produtivos locais em sua materialidade concreta e a capacidade técnica e operacional do eixo de gestão e negócios do Campus Rio Branco”, disse Josina Maria.
Autorizada ao Ifac desde 2024, esse é o primeiro projeto que a Funetec vai desenvolver no Acre. A seleção da Fundação foi feita por meio de chamada pública e habilitada conforme os critérios estabelecidos pela legislação federal, incluindo a Portaria Conjunta nº 257/2024 e a Resolução nº 23/CONSU/IFAC.
Com investimento total de R$ 3,77 milhões, o projeto terá duração de 24 meses e será implantado no Ifac – Campus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia, onde deve fomentar a geração de negócios, qualificação técnica e fortalecimento das cadeias produtivas locais, como a do café, impulsionando a bioeconomia e promovendo a digitalização das empresas, além de atrair novos investimentos.

A iniciativa consiste na instalação do Aquiry InovaHub, primeiro centro de treinamento e capacitação voltado à inovação na capital acreana. O Hub integrará estruturas já existentes no Ifac, como o Laboratório Maker e a Incubac, a única incubadora de empresas em operação no Acre, consolidando o primeiro Centro de Inovação de Rio Branco.
O projeto, no primeiro momento, visa promover a qualificação técnica, a difusão de práticas inovadoras e o fortalecimento da cadeia do café no Acre, por meio da realização de cursos, eventos e iniciativas integradas que estimulem o empreendedorismo, a inovação, a sustentabilidade e a valorização da produção regional.
Vão ser disponibilizados cursos e capacitações online nas áreas de de agronegócio (floresta-indústria), gestão da produção, marketing, logística, atendimento e segurança do trabalho; organização de eventos e maratonas de ideias que estimulem a inovação e o empreendedorismo; produção da série de videocasts, destinadas a divulgar conhecimentos, experiências e práticas inovadoras sobre a cultura acreana.
TEXTO: Renato Britto
Fotos: Assessoria IFAC
Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933