Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22


Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará

 

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior. A formação docente qualificada é urgente para a autonomia dos povos originários. 

É nesse contexto que a Funetec gerencia, com eficiência e sensibilidade, dois projetos emblemáticos do Instituto Federal do Pará (IFPA): o Curso de Magistério Indígena Xikrin do Bacajá e o Curso de Magistério Indígena Parakanã/Awaeté.

A relevância dessas iniciativas ganha projeção internacional: a Funetec representará a Paraíba na COP30, em Belém, apresentando a experiência no painel “Vozes jovens, saberes ancestrais: A educação escolar indígena como campo de resistência no IFPA”, que ocorrerá na Green Zone, no dia 18 de novembro, Sala Ateliê 02, ás 11 horas.

Os cursos atendem a povos com realidades distintas: os Xikrin, subgrupo Mebêngôkre (Kayapó) do Médio Xingu, habitam a Terra Indígena Trincheira Bacajá, com 1,7 milhão de hectares e 43 aldeias; já o povo Parakanã, que se autodenomina Awaeté, "gente de verdade", é um grupo indígena de cerca de 1.300 pessoas, falantes de uma língua pertencente à família Tupi-Guarani. Eles são habitantes tradicionais do interflúvio dos rios Pacajá e Tocantins, no estado do Pará.

O modelo pedagógico adotado é o de alternância, intercalando “Tempo-Escola”, com aulas concentradas nas aldeias e “Tempo-Aldeia”, quando os conhecimentos são aplicados e compartilhados nas comunidades. Esse formato assegura que a formação dialogue com a temporalidade indígena e fortaleça a gestão comunitária da educação.

Além disso, os cursos são construídos a partir de currículos contextualizados, que integram saberes tradicionais, cosmologias e a revitalização das línguas maternas. Para a professora Tatiane Costa, coordenadora dos cursos, a iniciativa cumpre missões estratégicas:

“O magistério indígena fortalece a revitalização das línguas, valoriza os saberes ancestrais e promove a autonomia das comunidades. Formar professores indígenas é também formar lideranças que atuarão dentro das escolas, garantindo uma educação de fato intercultural, bilíngue e comunitária.”, comentou a professora.

Com aulas inaugurais realizadas e processos seletivos conduzidos diretamente nos territórios, os cursos já colhem depoimentos de gratidão e engajamento por parte das comunidades. O reconhecimento também veio em âmbito nacional; o magistério indígena do IFPA já foi apresentado como experiência exitosa em evento da rede federal de educação profissional.

A ida do projeto para a COP30 simboliza a consolidação de um trabalho que alia gestão pública competente e compromisso humano, mostrando ao mundo como a educação pode ser ferramenta de transformação, sustentabilidade e valorização das culturas indígenas.

TEXTO: Vitória Lisboa 

FOTO: Acervo Magistério Xikrin

 





MAIS NOTÍCIAS

Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)



Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo

07/11/2025 12:08:47

Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor



Funetec, IFAC e ABDI dão início a parceria inédita na região Norte com projeto voltado à inovação e desenvolvimento produtivo

05/11/2025 16:46:13

Pioneira na participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento produtivo na região Norte, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai desenvolver um projeto voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial nas atividades que envolvem, desde a produção do grão até o seu consumo final, passando por etapas como o plantio, colheita, beneficiamento, torrefação, moagem e distribuição



Programa Nacional: Funetec participa do lançamento do FORMATEC SUS

04/11/2025 16:33:12

Mais de nove mil vagas foram anunciadas apenas para estudantes dos cursos da área de saúde na UFPB A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, esteve presente na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Formação Técnica para o Sistema Único de Saúde - FORMATEC SUS