Funetec, ALPB e Banco do Nordeste alinham expansão de projeto de sustentabilidade para o Nordeste
31/10/2025 14:52:44

Reunião na sede do BNB em Fortaleza contou com a presença da ALPB e discutiu a territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS17), projeto que será apresentado pela fundação paraibana na COP30 e pode ser ampliado para toda a região
Nesta quinta-feira (30), em um passo importante para fortalecer sua atuação na região, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), acompanhada de representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), esteve na sede administrativa do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, para uma reunião de alinhamento estratégico. O objetivo central foi apresentar o projeto pioneiro de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS17) da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente em execução no estado paraibano, com vistas à sua expansão para toda a região Nordeste.
A visita, realizada a convite do superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, marca a consolidação de uma parceria que começou a ser construída durante o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura, realizado em setembro, e evidencia o esforço concentrado para impulsionar o desenvolvimento regional.

De acordo com o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, o projeto vai além de um diagnóstico e se apresenta como uma ferramenta robusta para a ação. "É um projeto que reúne indicadores econômicos, sociais, ambientais, que compõem um índice de desenvolvimento e um conjunto de dados que é muito relevante para a atuação tanto da Funetec quanto do próprio BNB. Tanto que estamos levando, em conjunto com a ALPB, este projeto para a COP30 no próximo mês, em Belém do Pará", explicou Barreto.
Alisson Martins, gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do BNB em Fortaleza, comentou sobre a receptividade e o impacto dos projetos apresentados pela Funetec: "o Banco do Nordeste fica muito feliz e muito honrado em receber os integrantes da Funetec aqui na nossa sede do BNB, para discutir desenvolvimento econômico, sobretudo utilizando as diversas ações e diferentes sinergias que existem entre o BNB e as fundações de amparo à pesquisa. A Funetec desenvolve um trabalho belíssimo; os projetos que foram apresentados realmente demonstram o impacto que a Fundação vem trazendo para o estado da Paraíba, mas também irradiando tudo isso também para toda a região Nordeste", destacou.

A Plataforma ODS-PB: a base técnica do projeto
O projeto apresentado ao BNB tem como núcleo a Plataforma ODS-PB, resultado de um trabalho conjunto interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba e a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). A plataforma objetiva monitorar de forma sistemática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e Regiões Geoadministrativas (RGAs) paraibanas.A implementação da plataforma ODS-PB contou com uma emenda parlamentar do então deputado estadual Buba Germano – hoje assessor especial da presidência da Assembleia Legislativa, tendo o professor Alessio Almeida, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, como autor intelectual e responsável técnico.
"Nós fizemos o dever de casa, a paraíba é o único estado do Brasil que tem uma plataforma que mensura o seu desenvolvimento sustentável. Caminhos como a Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, em área ambiental, não trata a questão do desenvolvimento econônimo isoladamente, mas a parte ambiental e social. estamos no caminho certo e eu saio daqui muito feliz", destacou Buba Germano.
Dada a abrangência e multidisciplinaridade da Agenda 2030 da ONU – que estabeleceu 17 objetivos globais em 2015 – é fundamental identificar como um determinado território tem evoluído nas metas projetadas. Para medir esse progresso de forma integrada, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Estado da Paraíba (IDS-PB). Trata-se de uma métrica, em uma escala de 0 a 100, que permite o monitoramento do progresso do Estado e de seus territórios em relação aos ODS, orientando a formulação de políticas e a alocação de recursos de forma estratégica.
Rudrigo Araújo, superintendente do BNB na Paraíba, comentou sobre a importância das parcerias para o desenvolvimento: “para nós que fazemos desenvolvimento, Banco do Nordeste, Funetec, é muito importante que a gente converse, se reúna, para ver e identificar, mapear as sinergias que a gente tem na nossa atuação. Eu digo que quem faz desenvolvimento só consegue realizar efetivamente desenvolvimento mediante parcerias. Então é isso que a gente está buscando nessa reunião aqui. Estamos firmando parcerias e buscando sinergias com o objetivo de gerar desenvolvimento”, ressaltou Araújo, que fez questão de grifar o relacionamento com a Funetec: “a relação Banco do Nordeste e Funetec é extremamente salutar, é sinérgica demais e, sem sombra de dúvidas, sendo duas instituições muito sérias, duas instituições com muito respaldo e com um propósito comum de desenvolvimento, eu não tenho dúvida de que a gente vai lograr muito êxito nessa parceria”, concluiu o superintendente.
Com o alinhamento estabelecido em Fortaleza e o projeto ganhando projeção nacional e internacional, a expectativa é que a parceria entre Funetec e Banco do Nordeste acelere a implementação de ações concretas baseadas em dados. Isso transformará o potencial de desenvolvimento sustentável em realidade para toda a população nordestina.
Texto: Vitória Lisboa - estagiária
Edição: Rejane Negreiros