Funetec, ALPB e Banco do Nordeste alinham expansão de projeto de sustentabilidade para o Nordeste

31/10/2025 14:52:44


Reunião na sede do BNB em Fortaleza contou com a presença da ALPB e discutiu a territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS17), projeto que será apresentado pela fundação paraibana na COP30 e pode ser ampliado para toda a região

 

Nesta quinta-feira (30), em um passo importante para fortalecer sua atuação na região, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), acompanhada de representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), esteve na sede administrativa do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, para uma reunião de alinhamento estratégico. O objetivo central foi apresentar o projeto pioneiro de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS17) da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente em execução no estado paraibano, com vistas à sua expansão para toda a região Nordeste.

A visita, realizada a convite do superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, marca a consolidação de uma parceria que começou a ser construída durante o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura, realizado em setembro, e evidencia o esforço concentrado para impulsionar o desenvolvimento regional.

Reunião Funetec,ALPB e BNB na sede do Banco, em Fortaleza/CE.

De acordo com o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, o projeto vai além de um diagnóstico e se apresenta como uma ferramenta robusta para a ação. "É um projeto que reúne indicadores econômicos, sociais, ambientais, que compõem um índice de desenvolvimento e um conjunto de dados que é muito relevante para a atuação tanto da Funetec quanto do próprio BNB. Tanto que estamos levando, em conjunto com a ALPB, este projeto para a COP30 no próximo mês, em Belém do Pará", explicou Barreto.

Alisson Martins, gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do BNB em Fortaleza, comentou sobre a receptividade e o impacto dos projetos apresentados pela Funetec: "o Banco do Nordeste fica muito feliz e muito honrado em receber os integrantes da Funetec aqui na nossa sede do BNB, para discutir desenvolvimento econômico, sobretudo utilizando as diversas ações e diferentes sinergias que existem entre o BNB e as fundações de amparo à pesquisa. A Funetec desenvolve um trabalho belíssimo; os projetos que foram apresentados realmente demonstram o impacto que a Fundação vem trazendo para o estado da Paraíba, mas também irradiando tudo isso também para toda a região Nordeste", destacou.

 

Da esq. para a dir.: Rodrigo Barreto (Funetec), Buba Germano (ALPB), Rudrigo Araújo (BNB-PB)

A Plataforma ODS-PB: a base técnica do projeto

O projeto apresentado ao BNB tem como núcleo a Plataforma ODS-PB, resultado de um trabalho conjunto interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba e a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). A plataforma objetiva monitorar de forma sistemática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e Regiões Geoadministrativas (RGAs) paraibanas.A implementação da plataforma ODS-PB contou com uma emenda parlamentar do então deputado estadual Buba Germano – hoje assessor especial da presidência da Assembleia Legislativa, tendo o professor Alessio Almeida, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, como autor intelectual e responsável técnico.

"Nós fizemos o dever de casa, a paraíba é o único estado do Brasil que tem uma plataforma que mensura o seu desenvolvimento sustentável. Caminhos como a Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, em área ambiental, não trata a questão do desenvolvimento econônimo isoladamente, mas a parte ambiental e social. estamos no caminho certo e eu saio daqui muito feliz", destacou Buba Germano.

Dada a abrangência e multidisciplinaridade da Agenda 2030 da ONU – que estabeleceu 17 objetivos globais em 2015 – é fundamental identificar como um determinado território tem evoluído nas metas projetadas. Para medir esse progresso de forma integrada, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Estado da Paraíba (IDS-PB). Trata-se de uma métrica, em uma escala de 0 a 100, que permite o monitoramento do progresso do Estado e de seus territórios em relação aos ODS, orientando a formulação de políticas e a alocação de recursos de forma estratégica.

Rudrigo Araújo, superintendente do BNB na Paraíba, comentou sobre a importância das parcerias para o desenvolvimento: “para nós que fazemos desenvolvimento, Banco do Nordeste, Funetec, é muito importante que a gente converse, se reúna, para ver e identificar, mapear as sinergias que a gente tem na nossa atuação. Eu digo que quem faz desenvolvimento só consegue realizar efetivamente desenvolvimento mediante parcerias. Então é isso que a gente está buscando nessa reunião aqui. Estamos firmando parcerias e buscando sinergias com o objetivo de gerar desenvolvimento”, ressaltou Araújo, que fez questão de grifar o relacionamento com a Funetec: “a relação Banco do Nordeste e Funetec é extremamente salutar, é sinérgica demais e, sem sombra de dúvidas, sendo duas instituições muito sérias, duas instituições com muito respaldo e com um propósito comum de desenvolvimento, eu não tenho dúvida de que a gente vai lograr muito êxito nessa parceria”, concluiu o superintendente.

Com o alinhamento estabelecido em Fortaleza e o projeto ganhando projeção nacional e internacional, a expectativa é que a parceria entre Funetec e Banco do Nordeste acelere a implementação de ações concretas baseadas em dados. Isso transformará o potencial de desenvolvimento sustentável em realidade para toda a população nordestina.

 

Texto: Vitória Lisboa - estagiária

Edição: Rejane Negreiros

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"



Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba