
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição.
Hoje, somando 34 anos de carreira como servidora da UFPB, Bagnólia destaca valores que vão além dos números. “O melhor produto que construí nesses anos não são os artigos publicados, mas as pessoas que ajudei a formar. Meu legado é transformar vidas pela educação”, afirma. Sua atuação abrange ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e administração acadêmica, sendo atualmente diretora-presidente da Agência de Inovação Tecnológica da UFPB.
O compromisso com a universidade e seus alunos é uma marca de sua vida profissional. Bagnólia mantém uma relação próxima com os estudantes, seja em sala de aula, seja na orientação acadêmica. “Nunca vou esquecer que um dia fui aluna e dependi totalmente do restaurante universitário. Por isso, mantenho empatia, respeito e busco justiça em todas as relações, inclusive enquanto gestora”, relata. A decisão de retornar à Paraíba após o doutorado em São Paulo se deu por sentimento de retribuição: “Como servidora pública e formada no sistema público, eu tinha que dar um retorno para meu estado e minha região, por isso escolhi permanecer na UFPB”.

Toda a família de Bagnólia também tem história com a UFPB: além dela e do marido, os dois filhos se formaram na universidade, reforçando ainda mais o vínculo afetivo e institucional. “Convivo com a UFPB há 43 anos. Ela não só me formou profissionalmente, mas também transformou a vida da minha família”, diz.
Mais do que títulos e cargos, Bagnólia acredita na vocação do serviço público. “Faço tudo ao meu alcance para atender não só à comunidade interna, mas também à externa, buscando sempre ajudar quem precisa.” Sua trajetória é exemplo de dedicação, ética e transformação, valores que dignificam e celebram o papel do servidor público na sociedade brasileira.
TEXTO: Ana Cláudia
FOTOS: Acervo pessoal e Milena Dantas – ASCOM/UFPB
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933