
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição.
Hoje, somando 34 anos de carreira como servidora da UFPB, Bagnólia destaca valores que vão além dos números. “O melhor produto que construí nesses anos não são os artigos publicados, mas as pessoas que ajudei a formar. Meu legado é transformar vidas pela educação”, afirma. Sua atuação abrange ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e administração acadêmica, sendo atualmente diretora-presidente da Agência de Inovação Tecnológica da UFPB.
O compromisso com a universidade e seus alunos é uma marca de sua vida profissional. Bagnólia mantém uma relação próxima com os estudantes, seja em sala de aula, seja na orientação acadêmica. “Nunca vou esquecer que um dia fui aluna e dependi totalmente do restaurante universitário. Por isso, mantenho empatia, respeito e busco justiça em todas as relações, inclusive enquanto gestora”, relata. A decisão de retornar à Paraíba após o doutorado em São Paulo se deu por sentimento de retribuição: “Como servidora pública e formada no sistema público, eu tinha que dar um retorno para meu estado e minha região, por isso escolhi permanecer na UFPB”.

Toda a família de Bagnólia também tem história com a UFPB: além dela e do marido, os dois filhos se formaram na universidade, reforçando ainda mais o vínculo afetivo e institucional. “Convivo com a UFPB há 43 anos. Ela não só me formou profissionalmente, mas também transformou a vida da minha família”, diz.
Mais do que títulos e cargos, Bagnólia acredita na vocação do serviço público. “Faço tudo ao meu alcance para atender não só à comunidade interna, mas também à externa, buscando sempre ajudar quem precisa.” Sua trajetória é exemplo de dedicação, ética e transformação, valores que dignificam e celebram o papel do servidor público na sociedade brasileira.
TEXTO: Ana Cláudia
FOTOS: Acervo pessoal e Milena Dantas – ASCOM/UFPB
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933