
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba.
A confirmação da participação veio nesta semana, após a aprovação da instituição em um edital competitivo da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, que selecionou propostas de todo o Brasil. A seleção entre as 342 propostas aprovadas valorizou qualidade técnica e relevância temática, critérios que refletem a própria missão da Funetec.
A Fundação não apenas estará presente, mas terá um papel de destaque, com direito a três formas de exposição: uma apresentação técnica, um painel temático e uma reunião colaborativa. "A proposta apresentada foi selecionada para três exposições diferentes e nós estaremos lá junto ao governo do Pará, comemorou Ingredhy Dantas, diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec.

O palco das apresentações será a Green Zone (Zona Verde) da COP30, o coração pulsante e acessível da conferência. Diferente da área restrita aos diplomatas (Blue Zone), a Green Zone é um espaço democrático, localizado no Parque da Cidade de Belém, onde a sociedade civil, startups, comunidades e o setor privado se conectam para mostrar soluções práticas e inovadoras para a crise climática.

O Case Paraibano que Vai Inspirar a Amazônia
O projeto que a Funetec levará para o evento global nasceu de um case de sucesso dentro da própria Paraíba: a plataforma ODS-PB. Essa ferramenta já faz o monitoramento e a avaliação do desenvolvimento sustentável em todos os municípios do estado. Na COP30, a proposta é mostrar como essa metodologia pode ser aplicada para a "territorialização" dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região Norte.
Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, não esconde o otimismo. "As expectativas são as mais altas possíveis", declarou. "Já estamos atuando no norte do país há mais de um ano com projetos vinculados ao Instituto Federal do Pará, preparando toda uma agenda para a COP."
Barreto vê na plataforma uma oportunidade histórica. "Muito se fala sobre o legado da COP30 no Brasil, e este projeto é uma oportunidade para todo o norte do país", afirmou.
A força da ferramenta, segundo ele, está nos dados. A plataforma agrega mais de 40 fontes e 180 indicadores, que resultam em um Índice de Desenvolvimento Sustentável para cada município. "Isso tem um grande poder de orientar política pública, desenvolvimento e investimento com base em evidências", destacou o superintendente, enfatizando que a iniciativa oferece um retrato fiel e detalhado para guiar decisões estratégicas na região amazônica.
A participação da Funetec na COP30 marca a transição de uma tecnologia regional para uma solução com potencial de impacto nacional, colocando a Paraíba no mapa das discussões mais importantes sobre o futuro do planeta.
TEXTO: Ana Cláudia
FOTOS: Renato Britto
Os debates foram em torno da inovação jurídica e tributária e contaram com os maiores nomes do Direito Fundacional no Brasil Procuradores de todo o país, reitores e autoridades de órgãos de controle se reuniram em João Pessoa em um encontro histórico que comprovou: após quase três anos de uma gestão focada em governança e transparência, a relação da Funetec com as instituições fiscalizadoras e parceiras está melhor do que nunca! A Funetec completou 29 anos em abril
Realizado pela Funetec, o maior evento do setor de fundações de apoio reuniu especialistas de todo o país no Theatro Santa Roza, unindo segurança jurídica e pertencimento à história paraibana Foi com a missão de construir segurança jurídica, mas também de celebrar cultura e pertencimento, que a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, o Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026
Nascida nos corredores do IFPB, a Funetec transformou o sonho de 48 instituidores em uma referência nacional de gestão de projetos Tudo começou em uma pequena papelaria dentro da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Evento realizado pela Funetec abre caminho para a discussão de soluções de preservação do ecossistema exclusivamente brasileiro A I Semana da Caatinga – Reserva Particular Olho D’Água das Onças foi aberta na manhã desta sexta-feira (24), na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano
Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,