
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba.
A confirmação da participação veio nesta semana, após a aprovação da instituição em um edital competitivo da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, que selecionou propostas de todo o Brasil. A seleção entre as 342 propostas aprovadas valorizou qualidade técnica e relevância temática, critérios que refletem a própria missão da Funetec.
A Fundação não apenas estará presente, mas terá um papel de destaque, com direito a três formas de exposição: uma apresentação técnica, um painel temático e uma reunião colaborativa. "A proposta apresentada foi selecionada para três exposições diferentes e nós estaremos lá junto ao governo do Pará, comemorou Ingredhy Dantas, diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec.

O palco das apresentações será a Green Zone (Zona Verde) da COP30, o coração pulsante e acessível da conferência. Diferente da área restrita aos diplomatas (Blue Zone), a Green Zone é um espaço democrático, localizado no Parque da Cidade de Belém, onde a sociedade civil, startups, comunidades e o setor privado se conectam para mostrar soluções práticas e inovadoras para a crise climática.

O Case Paraibano que Vai Inspirar a Amazônia
O projeto que a Funetec levará para o evento global nasceu de um case de sucesso dentro da própria Paraíba: a plataforma ODS-PB. Essa ferramenta já faz o monitoramento e a avaliação do desenvolvimento sustentável em todos os municípios do estado. Na COP30, a proposta é mostrar como essa metodologia pode ser aplicada para a "territorialização" dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região Norte.
Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, não esconde o otimismo. "As expectativas são as mais altas possíveis", declarou. "Já estamos atuando no norte do país há mais de um ano com projetos vinculados ao Instituto Federal do Pará, preparando toda uma agenda para a COP."
Barreto vê na plataforma uma oportunidade histórica. "Muito se fala sobre o legado da COP30 no Brasil, e este projeto é uma oportunidade para todo o norte do país", afirmou.
A força da ferramenta, segundo ele, está nos dados. A plataforma agrega mais de 40 fontes e 180 indicadores, que resultam em um Índice de Desenvolvimento Sustentável para cada município. "Isso tem um grande poder de orientar política pública, desenvolvimento e investimento com base em evidências", destacou o superintendente, enfatizando que a iniciativa oferece um retrato fiel e detalhado para guiar decisões estratégicas na região amazônica.
A participação da Funetec na COP30 marca a transição de uma tecnologia regional para uma solução com potencial de impacto nacional, colocando a Paraíba no mapa das discussões mais importantes sobre o futuro do planeta.
TEXTO: Ana Cláudia
FOTOS: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933