Funetec marca presença na 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III)

17/09/2025 16:09:55


Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará.

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta. A participação da Funetec, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, serviu como uma etapa crucial de preparação para a 30ª Conferência das Partes (COP 30) da Organização das Nações Unidas (ONU), que será sediada no Brasil, em Belém, no mês de novembro.

Diante do impacto desproporcional que as alterações do clima exercem sobre as populações de regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, a ICID III tem como objetivo central ampliar e fortalecer as discussões sobre desenvolvimento sustentável nestas áreas. O evento reúne cientistas, formuladores de políticas públicas, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil de diversos países para construir propostas e gerar conhecimento que influencie diretamente a agenda da COP 30.

A conferência aborda uma ampla gama de tópicos críticos, incluindo:

  • Os aspectos climáticos específicos das regiões secas;
  • Os impactos sociais, econômicos e ambientais das mudanças climáticas;
  • Estratégias de adaptação às novas realidades climáticas;
  • O papel dessas regiões na segurança hídrica, alimentar e na geração de energia renovável.

Representando a Funetec na conferência, estiveram presentes o superintendente da Fundação, Rodrigo Barreto, acompanhado de parte da diretoria. O Superintendente atuou como mediador do painel “O que as Instituições de Ciência e Tecnologia estão desenvolvendo para frear o avanço da desertificação no Nordeste do Brasil”. 

O debate contou com a expertise dos pesquisadores como Marcelo Carneiro Leão (diretor do CETENE), Leonardo Cavalcanti (Univasf), Alecksandra Vieira de Lacerda (UFCG) e Wendson Dantas de Araújo Medeiros (UERN). A discussão centrou-se em compartilhar boas práticas e iniciativas desenvolvidas por universidades e institutos de pesquisa para combater a desertificação, além de avaliar criticamente o impacto real dessas tecnologias já implementadas no bioma Caatinga. 

“A Funetec participou como mediadora de um painel superinteressante em parceria com estas quatro instituições científicas, e pudemos apresentar um pouco dos projetos que realizamos juntos, além de promover um intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores da área e instituições que se ocupam da preservação do nosso meio ambiente e da nossa biosfera. Então, para nós foi uma grande oportunidade, e saímos daqui com a sensação de dever cumprido de representar a Funetec, que é uma fundação comprometida com o meio ambiente”, disse o superintendente.

A participação da Funetec no evento reforça o compromisso da instituição em atuar na vanguarda do debate sobre sustentabilidade, adaptação climática e desenvolvimento tecnológico aplicado aos desafios dos biomas brasileiros.

A expectativa é que os resultados dos debates realizados em Fortaleza forneçam subsídios científicos e técnicos para que as delegações dos países com regiões secas possam negociar com mais embasamento durante a COP 30, influenciando políticas públicas internacionais em favor do desenvolvimento sustentável.

 





MAIS NOTÍCIAS

Festival Funetec é encerrado com programação cultural e incentivo a ideias e práticas sustentáveis

17/09/2025 10:52:08

Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões



Festival Funetec promove roda de conversa sobre tecnologias socioambientais e circularidade

17/09/2025 10:34:19

A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa



Cultura Indígena e Direito Ambiental se encontram em roda de conversa no Festival Funetec

17/09/2025 10:18:40

A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)



Criatividade e resistência feminina são temas de desfile coletivo de moda no Festival Funetec

17/09/2025 10:02:05

O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde



Pesquisadores analisam a importância de dados e evidências para construção de políticas públicas

16/09/2025 13:19:56

Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população