Festival Funetec promove roda de conversa sobre tecnologias socioambientais e circularidade

17/09/2025 10:34:19


A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa. Dra. Maria Cristina Crispim, bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia Aquática, e a profa. Dra. Cláudia Cunha, professora do Departamento de Química e coordenadora do projeto de extensão Mares Sem Plástico. A mediação foi conduzida por Ingredhy Dantas, diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec.

Educação ambiental e os impactos da crise climática nos rios


Em sua fala, a professora Cristina Crispim chamou a atenção para os impactos diretos do aquecimento global nos ecossistemas aquáticos, lembrando que o aumento da temperatura reduz a solubilidade do oxigênio na água, provocando a morte de peixes e a perda de biodiversidade.

“Nós já temos pouco oxigênio nos rios em razão da poluição, e com o aumento da temperatura isso tende a piorar, porque o oxigênio se torna insolúvel e vai para a atmosfera. Isso traz graves impactos ambientais, com perda de biodiversidade e de peixes. Precisamos implementar soluções para reduzir esse impacto”, explicou a pesquisadora Cristina Crispim.

Entre as soluções, ela destacou a construção de fossas ecológicas — tanto unidomiciliares quanto coletivas — que, além de tratar águas cinzas e negras, podem gerar água de reuso. O projeto desenvolvido pelo seu laboratório oferece alternativas simples e de baixo custo, com grande potencial de aplicação em comunidades carentes.

“Eu acredito na educação ambiental. Convencer os adultos de que além de ecológico também é econômico é um desafio, mas fundamental. Também precisamos capacitar professores para que a educação ambiental esteja presente desde a escola básica”, defendeu Cristina Crispim.

O combate à poluição plástica e a circularidade de materiais
Já a professora Cláudia Cunha apresentou o trabalho do projeto Mares Sem Plástico, que atua em escolas, associações e comunidades para conscientizar sobre os impactos do lixo no mar. O projeto alia educação ambiental a pesquisas de inovação, como o desenvolvimento de compósitos a partir da mistura de polietileno com biomassas, ou a produção de blocos de concreto substituindo a areia convencional por resíduos plásticos reciclados.

“Eu gosto muito de trabalhar com crianças, porque a educação é o caminho para transformar. Na primeira infância, apresentando o problema de forma lógica e construtiva, conseguimos ter melhores resultados no futuro”, afirmou a professora Cláudia Cunha.

Durante a roda de conversa, a docente apresentou ainda estatísticas mundiais que ilustram o cenário alarmante da poluição plástica: são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico por ano em todo o mundo, sendo que metade desse volume é projetada para ser usada apenas uma vez (ONU, 2023). Estima-se que entre 19 e 23 milhões de toneladas de plástico acabam anualmente em lagos, rios e mares, afetando ecossistemas inteiros (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, 2022). O material representa cerca de 80% de todos os resíduos que poluem os oceanos (PNUMA, 2022).

Ela destacou ainda que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, gerando aproximadamente 11,3 milhões de toneladas por ano, mas reciclando apenas 1,28% desse montante (WWF Brasil, 2019). Em escala global, menos de 10% de todo o plástico produzido é reciclado (ONU Meio Ambiente, 2023).

O papel da educação e da inovação social
Para a mediadora Ingredhy Dantas, a principal conclusão da roda de conversa foi o papel central da educação em todos os níveis para a construção de soluções socioambientais.

“Podemos desenvolver inovações sociais e tecnológicas a partir da extensão e da pesquisa, mas é através da educação que conseguimos mudar realidades. O maior desafio é fazer com que a sociedade entenda a urgência da sustentabilidade, mesmo em questões básicas como a coleta seletiva ou o uso racional da água”, destacou Ingredhy Dantas.

Ciência e tradição rumo à COP30
Ao reunir pesquisadoras e representantes da sociedade civil, o Festival Funetec mais uma vez reforçou a importância de integrar ciência, inovação e políticas públicas no enfrentamento da crise climática. O debate também mostrou que soluções simples e acessíveis podem transformar comunidades inteiras, fortalecendo a circularidade e o combate à poluição hídrica e plástica — uma agenda que dialoga diretamente com os compromissos que serão discutidos na COP30.





MAIS NOTÍCIAS

Funetec se une a UFPB e Cofen em reformulação do Pós-Tec Enfermagem

07/10/2025 13:31:00

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba(UFPB) e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), dá início a uma nova etapa do Programa de Especialização Técnica em Enfermagem (Pós-Tec), maior programa gratuito de especialização técnica do país



Funetec promove Bazar Solidário anual e doa 300 kg de alimentos à AMEM

30/09/2025 14:50:00

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a responsabilidade social. Neste ano, a nossa tradicional ação do Bazar Solidário ganhou um reforço de peso: a doação de 300 quilos de alimentos arrecadados durante o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura



Governador da Paraíba destaca importância de parceria entre Funetec, IFPB e CAGEPA

26/09/2025 20:44:57

Acordo firmado durante celebração dos 116 anos do Instituto Federal vai conectar estudantes a desafios reais do saneamento básico por meio de capacitação tecnológica. Nesta sexta-feira (26), durante as celebrações dos 116 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) formalizou um Acordo de Parceria em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com o Polo de Inovação do IFPB e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA)



Funetec marca presença na 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III)

17/09/2025 16:09:55

Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta



Festival Funetec é encerrado com programação cultural e incentivo a ideias e práticas sustentáveis

17/09/2025 10:52:08

Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões