Governador da Paraíba destaca importância de parceria entre Funetec, IFPB e CAGEPA

26/09/2025 20:44:57


Acordo firmado durante celebração dos 116 anos do Instituto Federal vai conectar estudantes a desafios reais do saneamento básico por meio de capacitação tecnológica.

Nesta sexta-feira (26), durante as celebrações dos 116 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) formalizou um Acordo de Parceria em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com o Polo de Inovação do IFPB e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). O projeto, que une a expertise técnica do IFPB a desafios reais do setor de saneamento, será viabilizado pela gestão administrativa e financeira da Funetec, reforçando seu papel estratégico no ecossistema paraibano.

A nova parceria, gerida pela Funetec, dará vida ao projeto "Capacitação Tecnológica-CAGEPA", que será executado pelo Polo de Inovação do Instituto. O objetivo central é promover uma capacitação prática em Tecnologia da Informação (TI) por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Na prática, estudantes do IFPB, colaboradores da CAGEPA e profissionais externos vão trabalhar de forma associada no planejamento, execução e avaliação de soluções tecnológicas para desafios reais enfrentados pela companhia de saneamento. As atividades incluirão investigação, prototipagem e testes, com foco em gerar inovação, eficiência operacional e fortalecer o capital humano da CAGEPA.

A reitora do IFPB, Mary Roberta, destacou a relevância estratégica da parceria. "É um momento extremamente esperado. A inserção da academia em uma empresa do porte da CAGEPA, com a segurança jurídica proporcionada pela Funetec, cria um modelo que pode ser replicado em outros projetos. Ter cerca de 40 estudantes, além de docentes e técnicos, atuando em soluções reais fortalece nosso tripé de ensino, pesquisa e extensão e impulsiona o desenvolvimento do Estado", afirmou a reitora, lembrando a emoção de contar com egressos do IFPB em posições de liderança, como o próprio presidente da CAGEPA.

O diretor-presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius, enfatizou os benefícios práticos da cooperação. "Esta parceria é fundamental para trazer o expertise do IFPB e da Funetec para dentro da companhia. A ciência, a tecnologia e a inovação são essenciais para otimizarmos nossos processos, reduzirmos custos e melhorarmos os serviços prestados à população, refletindo positivamente até na tarifa", explicou. Ele também celebrou a retomada da histórica relação entre as instituições, lembrando com entusiasmo a época em que a CAGEPA recrutava talentos diretamente da então Escola Técnica. "É um estreitamento de uma parceria de longa data, que agora se renova com foco no futuro tecnológico do saneamento", completou.

Mais do que uma signatária, a Funetec atua como peça fundamental para a execução do acordo. A Fundação é responsável por toda a gestão administrativa e financeira dos recursos, as aquisições necessárias, o cumprimento e a prestação de contas, assegurando total transparência e conformidade com a legislação vigente do Marco Legal de CTI. Essa estrutura de apoio permite que a equipe técnica do IFPB se dedique integralmente às atividades de pesquisa e desenvolvimento.

O governador do Estado, João Azevedo, comentou sobre a iniciativa, reforçando a estratégia de seu governo em fomentar a educação e inovação. "O governo do Estado tem mantido as portas abertas para parcerias com o IFPB, universidades e instituições como a Funetec. Essa crença na educação e na preparação dos nossos jovens é que fez a Paraíba ser reconhecida nacionalmente na área de inovação", afirmou. O governador também vinculou a parceria aos grandes avanços no saneamento básico do estado, citando investimentos como o projeto com o Banco Mundial, que ultrapassam 200 milhões de dólares. "A CAGEPA trabalha com isso e agora o Instituto e a Fundação juntos. É um grande avanço para o saneamento da Paraíba", completou.

A cooperação técnica será coordenada pelo Professor Paulo Roberto Santos Costa, do IFPB Campus João Pessoa, que ficará responsável pela supervisão e gerência das atividades previstas no plano de trabalho. O acordo estabelece metas, prazos e indicadores claros para assegurar o cumprimento de seu objeto.

A expectativa é que a parceria sirva como um case de sucesso na integração entre uma instituição centenária de ensino, uma fundação de apoio especializada e uma empresa pública essencial para o estado. O projeto não apenas qualificará profissionais, mas também deve gerar protótipos e soluções que contribuam para a modernização dos serviços de água e esgoto prestados pela CAGEPA à população.

Com esta iniciativa, a Funetec reafirma seu compromisso em fomentar o desenvolvimento regional por meio da gestão eficiente de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

 

TEXTO: Vitória Lisboa

Fotos: Rejane Negreiros

 





MAIS NOTÍCIAS

Do Bolsa Família à Autonomia: A História da Presidente da Associação de Mulheres da Quixaba que Inspira a presença da Funetec na COP30

13/11/2025 15:16:45

A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará   Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência



Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)



Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo

07/11/2025 12:08:47

Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor