Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, ressaltou a importância do evento para aprofundar a discussão dos temas que marcaram o Festival. "O evento promoveu a integração não só com o ensino acadêmico, mas também com a sociedade civil. Acreditamos numa governança que seja colaborativa, que reúna o setor público à sociedade civil e ao setor empresarial. É assim que a gente pensa o futuro e, durante esses três dias, conseguimos fortalecer ainda mais essa ideia, pensando em uma sociedade sustentável como um todo", disse.
Já Mestre Docí, liderança da Escola Viva Olho do Tempo, falou sobre a história da EVOT, que hoje já está com 24 anos de transformação de vidas de crianças da região do Gramame "É um projeto de educação e cultura, em que o objetivo que nós temos não é que eles virem músicos, por exemplo, mas que eles possam escolher o que querem fazer da vida e preenchê-los de escolhas e formação para a vida", disse mestre Docí. A escola conta com projetos nas áreas de leitura, dança, teatro e informática, além da música.
A Escola Viva Olho do Tempo, associação sem fins lucrativos, com certificação de Organização Social de Interesse Público (OSCIP), e credenciada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi constituída sob dois focos primordiais: a preservação dos olhos d’água, (em sua sede há oito nascentes), e atender prioritariamente crianças, adolescentes e seus familiares do Vale do Gramame, originalmente zona rural de João Pessoa.
A Olho do Tempo foi idealizada enquanto complementação educacional a crianças, adolescentes e seus familiares, no sentido de traçar caminhos nos quais os moradores passassem a viver em busca de um autoconhecimento, enquanto seres coletivos, e assim fortalecer o sentimento de comunidade em seus espaços de vida.
Após a apresentação, para de fato encerrar as atividades, a noite de domingo contou ainda com apresentações culturais de César Amaral, Nathalia Bellar, Os Fulano e Seu Pereira e Musa Caliente.
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 promoveu, neste sábado (13), a grande final do Hackathon, uma maratona de programação que desafiou estudantes e startups a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras com foco em sustentabilidade e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933