Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, ressaltou a importância do evento para aprofundar a discussão dos temas que marcaram o Festival. "O evento promoveu a integração não só com o ensino acadêmico, mas também com a sociedade civil. Acreditamos numa governança que seja colaborativa, que reúna o setor público à sociedade civil e ao setor empresarial. É assim que a gente pensa o futuro e, durante esses três dias, conseguimos fortalecer ainda mais essa ideia, pensando em uma sociedade sustentável como um todo", disse.
Já Mestre Docí, liderança da Escola Viva Olho do Tempo, falou sobre a história da EVOT, que hoje já está com 24 anos de transformação de vidas de crianças da região do Gramame "É um projeto de educação e cultura, em que o objetivo que nós temos não é que eles virem músicos, por exemplo, mas que eles possam escolher o que querem fazer da vida e preenchê-los de escolhas e formação para a vida", disse mestre Docí. A escola conta com projetos nas áreas de leitura, dança, teatro e informática, além da música.
A Escola Viva Olho do Tempo, associação sem fins lucrativos, com certificação de Organização Social de Interesse Público (OSCIP), e credenciada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi constituída sob dois focos primordiais: a preservação dos olhos d’água, (em sua sede há oito nascentes), e atender prioritariamente crianças, adolescentes e seus familiares do Vale do Gramame, originalmente zona rural de João Pessoa.
A Olho do Tempo foi idealizada enquanto complementação educacional a crianças, adolescentes e seus familiares, no sentido de traçar caminhos nos quais os moradores passassem a viver em busca de um autoconhecimento, enquanto seres coletivos, e assim fortalecer o sentimento de comunidade em seus espaços de vida.
Após a apresentação, para de fato encerrar as atividades, a noite de domingo contou ainda com apresentações culturais de César Amaral, Nathalia Bellar, Os Fulano e Seu Pereira e Musa Caliente.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba(UFPB) e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), dá início a uma nova etapa do Programa de Especialização Técnica em Enfermagem (Pós-Tec), maior programa gratuito de especialização técnica do país
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a responsabilidade social. Neste ano, a nossa tradicional ação do Bazar Solidário ganhou um reforço de peso: a doação de 300 quilos de alimentos arrecadados durante o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura
Acordo firmado durante celebração dos 116 anos do Instituto Federal vai conectar estudantes a desafios reais do saneamento básico por meio de capacitação tecnológica. Nesta sexta-feira (26), durante as celebrações dos 116 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) formalizou um Acordo de Parceria em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com o Polo de Inovação do IFPB e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA)
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933