
Capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social em Belém, no Pará, por meio do Programa “Educar para Energizar”. Esse é objetivo do acordo de parceria assinado, nesta segunda-feira (4), entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), Instituto Federal do Pará (IFPA), Siemens Energy e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) GmbH.
A iniciativa é fruto das ações da COP30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas e que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro. O evento discutirá temas relacionados às mudanças climáticas e à busca por soluções para a crise ambiental global. A ação, encabeçada pela Siemens Energy, já deixa seu legado na educação ao investir cerca de R$ 1,4 milhão, oferecendo inicialmente 160 vagas em cursos de capacitação ao longo de dois anos para estudantes que já concluíram o ensino médio. Dessa forma, proporciona aos jovens a oportunidade de aprender uma nova profissão em projetos voltados à transição energética.

Os cursos totalizam 1.200 horas, organizadas de forma progressiva. As aulas irão abranger conteúdos que envolvam desde competências básicas, como eletricista instalador e manutenção de linhas elétricas, até capacitações avançadas em instalação de sistemas fotovoltaicos e temas emergentes em energias renováveis, incluindo energia eólica, mobilidade elétrica, armazenamento de energia, eficiência energética e hidrogênio verde. Os estudantes deverão receber uma bolsa de estudo para ajudar nas despesas durante as aulas e para evitar a evasão escolar.
Segundo o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, o projeto é pioneiro por promover a aproximação entre a indústria e a academia, tendo o IFPA como responsável pela execução dos cursos e certificações, e a Funetec como gestora administrativa do projeto. A iniciativa trata-se de uma parceria que visa levar educação de qualidade e deixar um legado após a COP30.
“Esse é mais um importante projeto que nos foi confiado em parceria com o IFPA, onde a Funetec atuou desde a captação até a governança do acordo, sempre apresentando seu nohall na gestão de projetos. Atualmente, gerimos mais de 10 projetos nas áreas de educação, meio ambiente e cultura junto ao Instituto, que é um dos nossos principais parceiros, e ficamos muito felizes em inaugurar esse eixo de desenvolvimento educacional, a partir do fomento direto do setor produtivo na formação de alunos voltados para o trabalho em energias renováveis”, declarou Rodrigo Barreto.
Foto: Assessoria IFPA
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933