
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), por meio do Escritório de Projetos, divulga novas oportunidades voltadas para pesquisadores e especialistas cadastrados em sua base. Ao todo, mais de dez editais vigentes foram divulgados nas áreas de ESG — Ambiental, Social e Governança, contemplando projetos de cultura, sustentabilidade e inovação.
Lançada em agosto de 2024, a iniciativa foi criada para prestar apoio e conectar profissionais, aproximando especialistas de vagas e oportunidades em todo o Brasil. Nesta semana, por exemplo, foram anunciados editais de empresas públicas e privadas direcionados a jovens pesquisadores vinculados a universidades e institutos federais que atuam em parceria com organizações da sociedade civil. As oportunidades priorizam iniciativas que promovem a diversidade, incluindo mulheres, populações negras, indígenas e povos tradicionais, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+.
Iniciativas culturais também ganham destaque com editais voltados para a seleção de espetáculos musicais nas categorias “Música Erudita”, “Música Popular/Instrumental” e "Música Popular/Cantada", para ocupação do Espaço Cultural BNDES durante a temporada 2026-2027. Outro destaque é o Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, que contempla cinco chamadas públicas voltadas às linguagens de artes visuais, circo, dança, música e teatro, sob responsabilidade da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Os interessados podem se cadastrar gratuitamente no site da Funetec, por meio do link:https://funetec.org.br/escritoriodeprojetos. Os editais são enviados semanalmente por e-mail, após passarem por uma curadoria, oferecendo aos inscritos acesso a diversas oportunidades nas áreas de cultura, sustentabilidade, educação, meio ambiente, inovação, entre outras.
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933