Extensão como caminho para uma educação transformadora é tema de debate no Espaço Funetec

25/07/2025 22:14:21


Evento no Centro de Convenções reuniu pró-reitoras da UFPB e do IFPB para discutir a importância da extensão na formação cidadã e no desenvolvimento educacional.

 

Encerrando as atividades do Espaço Funetec na Expotec 2025, uma Roda de Conversa destacou o papel da extensão como ferramenta essencial para o avanço da educação e a formação profissional. Com mediação do superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), Rodrigo Barreto, a conversa reuniu a pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Josi Batista, e a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bernardina Freire. Elas compartilharam experiências e desafios na área.

 

Extensão vai além da "distribuição de cestas básicas"

Durante o bate-papo, a professora Bernardina Freire criticou a visão reducionista da extensão como mera ação assistencialista e defendeu seu caráter transformador: "a extensão não é caridade." É uma ação realizada mutuamente, que exige escuta ativa e construção coletiva com a sociedade". Ela destacou a necessidade de uma agência de fomento específica para extensão, nos moldes da CAPES, para impulsionar políticas públicas na área. "Muitos ainda não entendem o que é extensão. Não basta incluir uma disciplina no currículo; é preciso dotar as universidades e institutos federais de recursos", afirmou.

 

Educação cidadã e curricularização da extensão

Josi Batista, do IFPB, reforçou a importância da extensão na formação crítica dos estudantes: "falamos de uma educação conectada à vida real, em que as pessoas aprendem a intervir na sociedade. A curricularização da extensão é uma oportunidade para consolidar esse processo”.

Rodrigo Barreto ressaltou o alinhamento da Fundação com essas discussões: "a extensão é um eixo estratégico para o desenvolvimento educacional e social, e a Funetec está comprometida em apoiar iniciativas que fortaleçam essa conexão".

A Roda de Conversa deixou um legado de diálogo e integração entre instituições. As falas das pró-reitoras Josi Batista e Bernardina Freire, assim como do mediador Rodrigo Barreto, reforçaram a importância da extensão como ponte entre universidades, institutos e sociedade, destacando a necessidade de uma educação cidadã e colaborativa. O encontro, promovido pela Funetec, é inédito e mostrou que a união de esforços pode potencializar o impacto social das ações extensionistas.

“Nós dialogamos sobre os nossos pontos de vista, do que é a extensão, mas, sobretudo, o processo dialógico que envolve as instituições e a comunidade. Não há extensão sem a presença e participação do social. A conversa de hoje foi um momento de muito aprendizado e muito prazer pelo processo dialógico, enfatizou a professora Bernardina.

Com plateia e debatedores satisfeitos, o evento não só cumpriu seu objetivo de promover reflexões, como também plantou a semente para futuras parcerias. A troca de experiências evidenciou que, quando as instituições públicas trabalham juntas, a educação ganha força transformadora.

“Para mim é uma satisfação imensa porque eu penso que são duas instituições públicas trabalhando no estado da Paraíba pela educação das pessoas, a gente precisa estar integrada numa relação única, na defesa de uma educação cidadã,” sentenciou a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB.

Em um cenário onde a extensão universitária se consolida como instrumento de mudança, eventos como esse reforçam seu papel essencial na construção de um conhecimento que não se limita às salas de aula, mas que chega às ruas, transformando realidades. A Funetec sai fortalecida, e a expectativa é que novos encontros como este continuem a fomentar a integração em defesa de uma educação pública, democrática e socialmente referenciada.

“Nós da Funetec nos sentimos muito mais próximos da nossa missão, muito mais consolidados em nossos valores, quando conseguimos realizar esse tipo de interação que tende a ser muito profícua e cujo impacto nós sentiremos daqui pra frente na comunidade,” finalizou Rodrigo Barreto.

 

O legado do Espaço Funetec na Expotec

O debate integrou a programação do Espaço Funetec, que durante a Expotec 2025 promoveu diálogos sobre tecnologia, cultura e educação, reforçando o papel da Fundação como articuladora de conhecimentos e políticas inovadoras.





MAIS NOTÍCIAS

Fim da Insegurança: Lei Complementar 227/2026 estabelece alíquota zero do IBS para fundações de apoio como a Funetec

29/01/2026 16:02:06

A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária



Funetec e Funesc divulgam edital de seleção para prestação de serviços no Cineteatro São José, em Campina Grande

28/01/2026 16:43:08

  Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande



Funetec avança com portfólio estratégico e consolida novas frentes em Saúde e Segurança Pública

27/01/2026 09:01:52

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública



Centro-Oeste: Funetec inicia 2026 consolidando parceria inédita com o IFMS em projeto de educação e capacitação para agricultores familiares

26/01/2026 14:42:46

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado



Funetec 2026: conheça os novos projetos que ampliam nossa atuação nacional

20/01/2026 10:53:29

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente