
O evento contou com a presença de representantes de 20 estados do país
Nos dias 24 e 25 de julho, a capital paraibana sediou, pela primeira vez, a 145ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (FONSET), um dos principais espaços de discussão sobre emprego, renda e desenvolvimento regional do país. O evento, realizado no Hotel Nord Sapucaia, contou com representantes de 20 estados e teve o apoio institucional da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), que encerrou a programação com uma palestra sobre sua atuação em projetos estratégicos.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, anfitriã do encontro, destacou a importância do debate sobre políticas públicas voltadas ao trabalho digno: “Esse é um fórum onde discutimos a tendência do trabalho e sua globalização, pautas do mundo contemporâneo que vêm a validar as discussões. Pela primeira vez, nossa cidade sedia esse encontro com vários secretários do Brasil e a gente traz ao diálogo a oportunidade do trabalho digno com acesso aos seus direitos com a participação do público com o privado e as instituições, debatendo essa pauta que traz tanto desenvolvimento para nosso país e o nosso estado”, destacou.
Funetec como agente de desenvolvimento
No segundo dia do evento, a diretora de Projetos, Relações Institucionais e Negócios da Funetec, Ingredhy Dantas, apresentou um portfólio detalhado das iniciativas geridas pela fundação em parceria com órgãos públicos e privados. Entre os temas abordados, destacou-se a Lei Complementar 212/2025, que criou o PROPAG (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), mecanismo que permite a renegociação de dívidas estaduais com a União em prazos de até 30 anos.
“Essa é uma excelente oportunidade para a Funetec se apresentar como esse agente mobilizador, desenvolvedor de políticas públicas, se colocando à disposição dos estados, tanto na organização prévia à adesão, onde cada estado especificamente deverá ter a sua legislação, o seu encaminhamento, a sua formalização em relação ao BNDES e principalmente a fase pós, no sentido do desenvolvimento dessas soluções, em parceria com as instituições, as ICTs, que a Fundação já auxilia,” explicou Ingredhy, ressaltando o papel da Fundação como articuladora de políticas públicas. Ao lado da diretora de Projetos da Funetec estava o professor Filipe Lucena, do Campus Patos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e consultor da SETEC do Ministério da Educação.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, celebrou a parceria inédita entre a Fundação e o FONSET. Ele avalia como produtiva a participação da Fundação em eventos importantes que promovem o debate, a construção coletiva e troca de experiências com foco no desenvolvimento regional e com a valorização do trabalho.
"Estar próximos dessas discussões reforça nossa vocação em apoiar o desenvolvimento profissional e regional." Além do suporte logístico, a Fundação promoveu um momento cultural com um passeio de catamarã pelo rio Paraíba, onde os participantes do Fórum puderam assistir ao pôr do sol ouvindo o Bolero de Ravel, interpretado pelo saxofonista Jurandy do Sax.

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933