Com apoio da Funetec, 145ª Reunião Ordinária do FONSET é sediada em João Pessoa

25/07/2025 19:51:11


O evento contou com a presença de representantes de 20 estados do país

 

Nos dias 24 e 25 de julho, a capital paraibana sediou, pela primeira vez, a 145ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (FONSET), um dos principais espaços de discussão sobre emprego, renda e desenvolvimento regional do país. O evento, realizado no Hotel Nord Sapucaia, contou com representantes de 20 estados e teve o apoio institucional da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), que encerrou a programação com uma palestra sobre sua atuação em projetos estratégicos. 

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, anfitriã do encontro, destacou a importância do debate sobre políticas públicas voltadas ao trabalho digno: “Esse é um fórum onde discutimos a tendência do trabalho e sua globalização, pautas do mundo contemporâneo que vêm a validar as discussões. Pela primeira vez, nossa cidade sedia esse encontro com vários secretários do Brasil e a gente traz ao diálogo a oportunidade do trabalho digno com acesso aos seus direitos com a participação do público com o privado e as instituições, debatendo essa pauta que traz tanto desenvolvimento para nosso país e o nosso estado”, destacou. 

 

Funetec como agente de desenvolvimento

No segundo dia do evento, a diretora de Projetos, Relações Institucionais e Negócios da Funetec, Ingredhy Dantas, apresentou um portfólio detalhado das iniciativas geridas pela fundação em parceria com órgãos públicos e privados. Entre os temas abordados, destacou-se a Lei Complementar 212/2025, que criou o PROPAG (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), mecanismo que permite a renegociação de dívidas estaduais com a União em prazos de até 30 anos. 

“Essa é uma excelente oportunidade para a Funetec se apresentar como esse agente mobilizador, desenvolvedor de políticas públicas, se colocando à disposição dos estados, tanto na organização prévia à adesão, onde cada estado especificamente deverá ter a sua legislação, o seu encaminhamento, a sua formalização em relação ao BNDES e principalmente a fase pós, no sentido do desenvolvimento dessas soluções, em parceria com as instituições, as ICTs, que a Fundação já auxilia,” explicou Ingredhy, ressaltando o papel da Fundação como articuladora de políticas públicas. Ao lado da diretora de Projetos da Funetec estava o professor Filipe Lucena, do Campus Patos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e consultor da SETEC do Ministério da Educação.

O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, celebrou a parceria inédita entre a Fundação e o FONSET. Ele avalia como produtiva a participação da Fundação em eventos importantes que promovem o debate, a construção coletiva e troca de experiências com foco no desenvolvimento regional e com a valorização do trabalho.

"Estar próximos dessas discussões reforça nossa vocação em apoiar o desenvolvimento profissional e regional." Além do suporte logístico, a Fundação promoveu um momento cultural com um passeio de catamarã pelo rio Paraíba, onde os participantes do Fórum puderam assistir ao pôr do sol ouvindo o Bolero de Ravel, interpretado pelo saxofonista Jurandy do Sax. 

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

10/04/2026 10:18:52

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,



Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva



Funetec encerra participação no 3º Confep estabelecendo parcerias e fortalecendo conexões

27/03/2026 15:40:00

Reunindo representantes de 200 municípios, o evento debateu temas ligados à protagonismo feminino, comunicação pública, educação, previdência, reforma tributária e cultura



Funetec marca presença no 3º Confep com estande e reuniões estratégicas

26/03/2026 11:21:00

Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, agradeceu o convite da Famup e falou sobre a importância de fazer parte de um evento como este: “Estar aqui apresentando as soluções, que são desenvolvidas no âmbito da Funetec, relacionada



Funetec conquista certificado inédito de excelência em compras públicas

24/03/2026 20:26:37

Setor de Compras e Licitações é reconhecido por eficiência e agilidade nos processos que atendem mais de 140 projetos em todo o Brasil Pela primeira vez em seus 28 anos de história, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu o Certificado de Excelência em Compras Públicas de 2025, concedido pelo Portal de Compras Públicas