
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença na solenidade de abertura da 11ª edição da Expotec, realizada nesta quarta-feira, 23 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa. Representando a instituição, o superintendente Rodrigo Barreto, integrou a mesa oficial e foi o primeiro a discursar, reforçando o compromisso da Funetec com o evento e com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Em sua fala, ao lado da reitora do IFPB Mary Roberta, Rodrigo ressaltou o orgulho da Fundação em participar e apoiar a Expotec pelo segundo ano consecutivo. "É a segunda vez que a Funetec tem o prazer de participar e apoiar o evento", afirmou, destacando que “a iniciativa ganha ainda mais significado quando compartilha a agenda com um acontecimento tão importante para o Instituto Federal da Paraíba também, que é o nosso SIMPIF, o Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós graduação do IFPB".
O representante da Funetec destacou a importância estratégica da participação da Fundação. "A Funetec não poderia deixar de estar presente e está além, do nosso espaço, a Fundação através de vários projetos de impacto que estão em exposição aqui na feira, como o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba PREAMAR, por exemplo".

A participação da Funetec na Expotec, portanto, vai muito além do apoio institucional, materializando-se na exibição de projetos desenvolvidos em parceria com o IFPB que trazem soluções inovadoras e de impacto para a sociedade.
A 11ª Expotec, integrada ao SIMPIF, segue até sexta-feira, 25 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa.

ESPAÇO FUNETEC: A palestra ‘Dados: do achismo à precisão’, proferida pelo coordenador de compras da Fundação, Ayrton Gomes, abriu a programação do Espaço Funetec. Ele iniciou a atividade com uma dinâmica de interpretação de dados. Na platéia estavam os colaboradores dos setores: administrativo, financeiro, patrimônio, gabinete, compras, jurídico e comunicação, além de outros participantes da feira.
“Eu planejei ao máximo um momento que fosse integrativo, um momento que fosse dinâmico, para que, além da parte técnica, a gente pudesse de fato interagir e o pessoal abraçou a ideia, o pessoal participou, e isso me deixou muito feliz. Foi muito espontâneo. Então, isso mostra que os relacionamentos interpessoais estão bem legais na Fundação," afirmou Ayrton.
Depois da palestra de Ayrton, a diretora de Comunicação e Marketing e Chefe de Gabinete da Funetec, Rejane Negreiros anunciou para os colaboradores da Fundação o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura. Rejane detalhou toda a programação, de onde vêm os recursos e como eles serão empregados.
PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO FUNETEC
MANHÃ
DATA: 24/07
HORA: 10h30
LOCAL: Domo Funetec
TEMA: Inovação no Centro Histórico: estratégias para uma ocupação urbana sustentável
CONVIDADOS:
Ramon Suárez - Vila do Porto
Thiago Storti - General Store
Giovanna Maia - Loca Como Tu Madre Centro Mediador: Gerson Abrantes
TARDE
DATA: 24/07
HORA: 14h30
LOCAL: Domo Funetec
TEMA: O Ecossistema de Inovação sobre visões convergentes
CONVIDADO:
Professor Jaildo Pequeno
Farol Digital
MANHÃ
DATA: 25/07
HORA: 10h30
LOCAL: Domo Funetec
TEMA: Roda de conversa Polo de Inovação IFPB
CONVIDADO:
Professor Michel Dias
TARDE
DATA: 25/07
HORA: 14h30
LOCAL: Domo Funetec
TEMA: Pesquisa e Extensão como Pontes para o Desenvolvimento da Educação: Diálogos entre IFPB e UFPB
CONVIDADOS:
Professora Josi Batista (IFPB)
Professora Bernardina Freire (UFPB)
MEDIADOR: Rodrigo Barreto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933