
Criado para oferecer capacitação gratuita aos produtores culturais da Paraíba, o Programa Birôs Criativos é uma parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A iniciativa atua desde fevereiro de 2025 em 19 campi do IFPB e em três campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nas cidades de Pombal, Cuité e Sumé.
O programa também promove oficinas e capacitações presenciais, com o objetivo de fortalecer a base da cultura popular e ampliar a participação de agentes culturais em editais de financiamento. Essa ação integra um investimento mais amplo do governo estadual em políticas culturais, que totalizou mais de R$ 50 milhões em 2024.
O objetivo é oferecer suporte gratuito na elaboração e submissão de projetos culturais, especialmente voltados para editais como os da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. Cada birô conta com um(a) produtor(a) cultural e um servidor do IFPB, além de infraestrutura com computador e acesso à internet para auxiliar os proponentes locais.

Segundo o produtor cultural Luiz Torres, no IFPB Campus Sousa, por exemplo, os atendimentos são feitos de forma presencial por meio de agendamento online e itinerante com oficinas direcionadas aos produtores. Desde o início das atividades já foram realizados 57 atendimentos presenciais, já no município de Marizópolis foram feitos 25 atendimentos e em Nazarezinho 17 produtores receberam o suporte.
“O objetivo principal do Programa é estar presente nos 22 campi do IFPB, transformando esses espaços em pontos de apoio cultural presentes em todas as regiões da Paraíba, facilitando o acesso dos produtores, artesãos, profissionais envolvidos com audiovisual e entretenimento para elaborarem seus projetos e captar recursos para sua cidade”, declarou Luiz Torres.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, a secretaria, nos últimos anos, tem buscado identificar parceiros para atuar conjuntamente no fomento e incentivo à cultura no estado. O Programa Birôs Criativos tem se mostrado uma grande oportunidade para que produtores culturais locais se capacitem, facilitando o acesso ao conhecimento sobre editais e o envio de projetos culturais por meio da plataforma digital utilizada pela Secult-PB.

“A Funetec é uma grande parceira desde o primeiro momento, somando conosco para oferecer soluções no campo das políticas culturais, com foco nas pessoas que precisam de suporte. Hoje, já temos instalados, nos campi dos IFs e da UFCG, 22 escritórios de atendimento ao público dos Birôs Criativos, onde os artistas podem procurar auxílio para entender como produzir seu material e participar dos editais”, comentou Pedro Santos.
FOTOS: Arquivo Birôs Criativos
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933