
Desde dezembro de 2024, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) começou o processo de implantação do novo sistema operacional Conveniar, que deve substituir o Sagi, utilizado nas demandas internas e no apoio aos coordenadores que fazem parte dos mais de 130 projetos que a Funetec faz a gestão administrativa e financeira.
O novo sistema é uma ferramenta adotada por várias Fundações de Apoio e instituições públicas pelo Brasil para o gerenciamento financeiro de projetos e gestão de processos e procedimentos, gerando mais fluidez e controle das informações, facilitando o acompanhamento em tempo real das demandas internas e externas.
O treinamento faz parte de um cronograma de ações fruto de uma parceria entre a Funetec e o Conveniar voltadas para o melhoramento, modernização e automatização das tarefas diárias, simplificando processos administrativos da plataforma utilizada pelos coordenadores, analistas de projetos e demais colaboradores que têm acesso ao sistema.

Segundo o consultor do Conveniar, Marcos Vinicius, os coordenadores não mostraram nenhuma resistência com a implantação do nosso sistema. “Foi um trabalho árduo de duas semanas intensas de treinamento, mas bastante produtivo e o objetivo pensado para esse projeto foi atingido. Sem contar o engajamento da equipe da Funetec, que tem sido crucial para o sucesso da implementação do Conveniar. Eu acredito que até janeiro de 2026, 100% dos projetos atendidos pela Fundação estarão habilitados para usufruírem do novo sistema”, comentou.
A professora do departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do projeto de capacitação técnica permanente na área de processamento de leite e derivados no laticínio da Escola do Departamento de Zootecnia/CCA/UFPB, Carla Saraiva, destaca o método abordado na condução do treinamento e apresentação do novo sistema. “Achei bastante esclarecedora a forma como o Marcos apresentou aos coordenadores o layout e a forma de operar o site, que já é uma plataforma bem intuitiva e fácil de navegar. Acredito que nesse formato de treinamento que nós participamos foi muito objetivo e esclarecedor. A mudança proposta pela Funetec só veio para facilitar nosso trabalho na hora de realizar alguma solicitação no site”, declarou.
POR QUE MIGRAR? - O Sagi, utilizado por anos pela Funetec, foi fundamental em etapas anteriores da instituição, mas as demandas por celeridade e integração com novas tecnologias exigiam uma atualização. O Conveniar surge como solução para: automatizar fluxos de trabalho (reduzindo erros manuais); facilitar o acesso remoto a serviços e garantir conformidade com normas de transparência e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
FOTOS: Comunicação Funetec/Divulgação
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933