
Em reunião realizada nesta segunda-feira (12) na sede da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Conselho Curador aprovou, por unanimidade, o parecer do Conselho Fiscal sobre as contas referentes ao ano de 2024 e validou o Relatório de Gestão do mesmo período. O encontro, conduzido pelo superintendente da Fundação Rodrigo Barreto, reforçou o alinhamento estratégico da entidade e seu otimismo para os próximos anos.
A reunião foi aberta por Rodrigo com a apresentação detalhada do Relatório de Gestão 2024. Ele destacou os resultados alcançados por cada diretoria da Fundação. Segundo ele, o documento evidencia avanços em projetos de capacitação, parcerias institucionais e eficiência operacional.

“Pudemos apresentar uma instituição que se reinventou, superou desafios e teve coragem para implementar as transformações necessárias em 2024, dando origem à Funetec que estamos construindo com transparência, boas práticas e dedicação. O reconhecimento desse empenho, realizado por mais de 50 profissionais, por parte do Conselho Curador, é de suma importância. Afinal, trata-se de um relatório aprovado que simboliza o esforço coletivo de todos que integram essa Funetec em que acreditamos”, declarou Rodrigo Barreto.
A presidente do Conselho Curador e reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) professora Mary Roberta, enalteceu o trabalho desempenhado pela atual gestão e todos os colaboradores da Fundação. “Em nome de todo o Conselho, eu quero agradecer, parabenizar vocês pelo esforço do dia a dia. Vamos seguir para engrandecer cada vez mais a nossa Fundação”.
O parecer do Conselho Fiscal, igualmente aprovado sem ressalvas, atestou a regularidade e transparência das contas de 2024, reforçando a credibilidade da gestão. Os membros do Conselho Curador ressaltaram a importância da continuidade dos projetos em curso e a necessidade de ampliar o impacto social das ações da Fundação.
Para o presidente do Conselho Fiscal da Funetec, o professor Paulo de Tarso, a aprovação do relatório de gestão é fundamental para que a Funetec consiga dar continuidade aos trabalhos no apoio às 11 instituições credenciadas. “A Funetec precisa ter esse relatório aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Curador para que essas informações sejam enviadas para cada conselho das instituições de ensino apoiadas para que o credenciamento da Fundação seja renovado, garantindo mais transparência e celeridade às ações internas e externas desenvolvidas pela Funetec”, comentou.
“A apresentação do relatório foi embasada na transparência, algo muito importante que o Conselho Curador defende desde a sua criação. Outro ponto que destaco é o comprometimento, a ética e o zelo com as informações apresentadas. A nova diretoria da Funetec, na pessoa do Rodrigo, mostra com muito trabalho uma nova Funetec que mantém a memória do passado, administrando o presente e tendo como objetivo o futuro”, destacou a Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Coordenadora Geral dos Programas PEC G e PEC PLE e Instituidora Mônica Montenegro.
A Pró-reitora de Administração e Finanças do IFPB Cleidenedia Oliveira, e ex-superintendente da Funetec, destacou a aprovação das contas como marco de um novo período da Funetec: “Saio dessa apresentação muito feliz com os resultados. É um futuro promissor que abre caminhos para novas instituições de ensino. Agora, o IFPB pode se orgulhar dessa nova Funetec, fundada em 1997 por 48 instituidores”, disse.
Segundo a pró-reitora de extensão e cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e membro do Conselho Curador Josi Batista, a entrega do relatório e a avaliação do Conselho Fiscal assinalam o fechamento de um ciclo marcado por muita evolução e transparência em todas as ações apresentadas. “Eu, particularmente, fiquei muito feliz e impressionada ao ver como a Funetec caminhou e avançou rumo ao novo momento ao longo de 2024. Nos foi apresentado um relatório muito complexo e ao mesmo tempo simples, que traduzia de forma clara todas as ações realizadas por cada diretoria”, afirmou.
Ao final da reunião, Rodrigo Barreto expressou confiança no futuro da instituição. "Entregar esse relatório com aprovação unânime é para nós uma sensação de dever cumprido e de compromisso com os valores que carrego comigo, somados ao talentoso time que está ao meu lado, aqui na Funetec. Eu me sinto uma ferramenta de conformidade à frente da superintendência da Funetec, Fundação tão importante que tem se destacado como uma gestora responsável e compromissada com as 11 instituições apoiadas”, completou.
FOTOS: Comunicação Funetec
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933