
A 1ª Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano, realizada entre os dias 5 e 9 de maio, no Campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), reuniu comunidade acadêmica, lideranças e especialistas para discutir representatividade, território e preservação cultural. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), contou com a participação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), fundação que atua em projetos de pesquisa nas áreas de Educação, Tecnologia, Cultura e Meio Ambiente na região.
Com uma programação intensa de minicursos, oficinas e mesas de debate, o evento destacou a presença indígena na arte, literatura e na luta por direitos territoriais. Um dos destaques foi a palestra “As estratégias para o território do Alto Sertão: Etnicidades, Territorialidades e Lutas Sociais”, ministrada por Marco Vidal, assessor especial da Funetec.
Vidal enfatizou a resistência dos povos originários na preservação de saberes tradicionais e na relação sagrada com a Caatinga. Citando o Sítio do Serrote do Letreiro, localizado no Vale dos Dinossauros (Sousa/PB) e reconhecido como marco da presença indígena na região, ele defendeu a urgência de políticas que integrem identidade cultural e conservação ambiental.
“Discutir lutas sociais por território não é apenas uma questão histórica, mas um passo fundamental para a biodiversidade e o futuro do Semiárido”, afirmou.
O evento é uma iniciativa do NEABI/IFPB, com apoio de diversos campi da instituição, e surgiu como resposta às demandas por visibilidade indígena no contexto acadêmico. Durante os debates, temas como protagonismo em narrativas artísticas e a conexão entre ancestralidade e meio ambiente ganharam destaque, reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933