Funetec debate resistência indígena e preservação da Caatinga em evento no IFPB Campus Sousa

09/05/2025 16:13:13


A 1ª Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano, realizada entre os dias 5 e 9 de maio, no Campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), reuniu comunidade acadêmica, lideranças e especialistas para discutir representatividade, território e preservação cultural. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), contou com a participação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), fundação que atua em projetos de pesquisa nas áreas de Educação, Tecnologia, Cultura e Meio Ambiente na região. 

Com uma programação intensa de minicursos, oficinas e mesas de debate, o evento destacou a presença indígena na arte, literatura e na luta por direitos territoriais. Um dos destaques foi a palestra “As estratégias para o território do Alto Sertão: Etnicidades, Territorialidades e Lutas Sociais”, ministrada por Marco Vidal, assessor especial da Funetec.

Vidal enfatizou a resistência dos povos originários na preservação de saberes tradicionais e na relação sagrada com a Caatinga. Citando o Sítio do Serrote do Letreiro, localizado no Vale dos Dinossauros (Sousa/PB) e reconhecido como marco da presença indígena na região, ele defendeu a urgência de políticas que integrem identidade cultural e conservação ambiental. 

“Discutir lutas sociais por território não é apenas uma questão histórica, mas um passo fundamental para a biodiversidade e o futuro do Semiárido”, afirmou. 

O evento é uma iniciativa do NEABI/IFPB, com apoio de diversos campi da instituição, e surgiu como resposta às demandas por visibilidade indígena no contexto acadêmico. Durante os debates, temas como protagonismo em narrativas artísticas e a conexão entre ancestralidade e meio ambiente ganharam destaque, reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"



Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba