
O superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto, e o diretor jurídico Diego Cazé, reuniram-se com o secretário de Meio Ambiente Manoel Silva, representante da Prefeitura Municipal de Gurinhém, para assinar o contrato de renovação do Plano Diretor, que orientará as políticas públicas e atrairá novos investimentos para o município.
O encontro, realizado na sede da Funetec, teve como objetivo a renovação da parceria entre a Fundação e a Prefeitura de Gurinhém para a execução do Plano Diretor, do Plano Municipal de Saneamento Básico e do estudo de viabilidade para a implantação de um parque industrial, beneficiando os mais de 14 mil habitantes do município.
De acordo com Rodrigo Barreto, a renovação da parceria é fundamental para fomentar o potencial econômico de Gurinhém, com a entrega da etapa final de um projeto estruturado em três eixos, dos quais dois já foram concluídos.
“O projeto Gurinhém se divide em três etapas. A primeira consistiu em um estudo de viabilidade para a implantação de um polo industrial na região. A segunda foi a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Ambas já foram concluídas, com 100% de execução. A terceira etapa, que está em fase final, é o Plano Diretor. As três iniciativas são essenciais para qualquer gestão municipal”, declarou Rodrigo.
Para o secretário municipal e representante do Plano Diretor, Manoel Silva, a renovação da parceria com a Funetec representa um passo importante para o futuro e o desenvolvimento do município.
“A Funetec já nos auxiliou em duas iniciativas relevantes: o estudo de viabilidade técnica e econômica para a instalação de um polo industrial e a elaboração do Plano de Saneamento Básico, ação estratégica para nortear decisões prioritárias relacionadas ao saneamento, atendendo às urgências de cada bairro”, destacou.
Ainda segundo Manoel, foram apresentadas novas oportunidades de parceria, incluindo projetos de regularização fundiária e a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional.
“Saímos desta reunião com grande expectativa. Diversas janelas de boas possibilidades se abriram, apresentadas pelo superintendente, que, na ocasião, expôs com clareza todo o potencial da Funetec para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e educacional do nosso município”, concluiu.
Foto: Renato Britto
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor
Pioneira na participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento produtivo na região Norte, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai desenvolver um projeto voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial nas atividades que envolvem, desde a produção do grão até o seu consumo final, passando por etapas como o plantio, colheita, beneficiamento, torrefação, moagem e distribuição
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933