
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) esteve presente na cerimônia de abertura da 12ª Conferência Internacional sobre Cibercrime, Segurança Digital e Inteligência Artificial. O evento, realizado no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, reunirá especialistas para debater temas essenciais como “Vida Digital, Inteligência Artificial e Crimes Cibernéticos,Impacto da Inteligência Artificial na Segurança e Direito Internacional".
A Conferência acontece nos dias 27 e 28 de março, reunindo professores, especialistas, estudiosos, gestores das Forças de Segurança e autoridades que atuam na área. Entre os temas em destaque, estão o combate à desinformação e a crescente disseminação de notícias falsas (fake news).
O diretor jurídico da Funetec, Diego Cazé, discursou sobre a importância da participação da Fundação na Conferência que discute boas práticas em compliance de tecnologia da informação e ressaltou a parceria na realização de projetos voltados para a segurança pública. Diego participou do evento representando a Fundação, ao lado da chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing, Rejane Negreiros.

“A Funetec tem sido uma instituição parceira na realização desta Conferência no Centro de Ensino da Polícia Militar. Consideramos este um espaço estratégico para discutir inovação e novas tecnologias, além de como esses debates podem contribuir para o fortalecimento da Segurança Pública”, afirmou Cazé.

Ele também destacou que esse tipo de parceria é essencial para estreitar os laços entre as instituições e promover mais transparência nas ações desenvolvidas pela Funetec como fundação de apoio. “Aproximar as instituições de ensino superior das forças de segurança, como a Polícia Militar, contribui para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade. As fundações de apoio têm esse papel, e a Funetec está cumprindo essa missão ao ocupar esses espaços”, complementou.
A solenidade contou com a presença do Cel. Sérgio Fonseca de Souza, Comandante-Geral da Polícia Militar da Paraíba; do Prof. Dr. Mohamed Chawki, presidente da The International Association of Cybercrime Prevention (França) e professor titular da NAUSS University (Reino da Arábia Saudita), além de membros do comitê científico e do comitê executivo.
Além da participação de autoridades internacionais e referências na área, a Conferência contará com palestras do coronel da reserva e professor Dr. Arnaldo Sobrinho, atual secretário-geral da International Law Association, e do tenente-coronel Luís Carlos Pantaleão, coordenador de Tecnologia da Informação da PMPB.
FOTOS: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933