
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) lançou recentemente o sétimo episódio do Candeeiro Podcast, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março. O bate-papo destacou a relevância da presença feminina dentro da academia e a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica.

O episódio apresentado pela jornalista e chefe de gabinete Rejane Negreiros e pela diretora de projetos Ingredhy Dantas contou com a presença da pró-reitora de extensão e cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Josi Batista, e da segunda dama do estado e coordenadora estadual do programa Antes que Aconteça, Camila Mariz que compartilharam suas experiências e histórias de vida num bate-papo que teve mais de uma hora de duração.
Segundo a superintendente interina Ingredhy Dantas, o episódio especial da mulher destacou a potência feminina e como os projetos desenvolvidos pela Funetec auxiliam na expansão dessas iniciativas nas instituições apoiadas. “É fundamental falar sobre esses projetos que trazem a mulher como protagonista e escritora de histórias que revolucionaram não apenas suas vidas, mas todo ambiente que essa mulher está inserida. Precisamos e vamos falar sobre essas mulheres, mães e profissionais”, declarou.

Na entrevista, a pró-reitora Josi destacou a relevância da discussão sobre a equidade de gênero no mercado de trabalho e como essa realidade precisa avançar. “Fiquei muito feliz com o convite para participar desse momento de homenagem e exaltação do papel da mulher na sociedade. Nós queremos trazer na pauta o diálogo sobre a equidade e não a igualdade. Compartilhar o espaço com a Camila Mariz, coordenadora do Antes que Aconteça, é fundamental para que possamos entender que a temática da violência contra a mulher tem que ser trabalhada do ponto de vista da prevenção”, comentou.

Para conferir o episódio, basta acessar os canais oficiais da Funetec no Youtube e Spotify.
Fotos: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933