
A Escola Mandacaru de Inovação Social e Tecnológica está com as matrículas abertas para os quatro cursos que serão disponibilizados neste primeiro semestre de 2025. As aulas serão ministradas na sede da Funetec, que fica na Avenida Piauí, no bairro dos Estados, e no Ilha Tec, localizado na Torre, em João Pessoa. Os cursos oferecidos são voltados para as áreas de inovação, gestão de projetos e captação de recursos para o terceiro setor.
O curso sobre a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) é uma oportunidade ímpar para produtores culturais, gestores, artistas e empreendedores que desejam atuar na submissão de projetos e no setor do entretenimento. Ministrado por Gerson Abrantes, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, produtor cultural, consultor e facilitador de metodologias colaborativas, o curso vai capacitar produtores culturais, gestores, artistas e empreendedores na elaboração e submissão de projetos culturais via Lei de Incentivo à Cultura. Serão abordados desde os fundamentos da lei até estratégias para captação de recursos, proporcionando um entendimento prático e atualizado do mecanismo.
Já o curso de Elaboração de Projetos de Impacto oferece uma compreensão aprofundada sobre projetos sociais, culturais e ambientais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a estratégias de impacto positivo. Os participantes desta oficina vão aprender sobre projetos sociais, culturais e ambientais. Os empreendedores sociais, produtores culturais, gestores de organizações do terceiro setor. Essa formação apresenta ferramentas essenciais para a criação de iniciativas que promovam mudanças significativas na sociedade. Esse curso será ministrado por Gerson Abrantes e Marco Vidal, que é especialista em desenvolvimento regional, urbano e comunitário, com ampla experiência na conservação e uso sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais.
O terceiro curso tem foco na sustentabilidade, cooperação e inovação. Planejamento e Gestão Colaborativa de Projetos proporciona uma formação prática e dinâmica voltada para o design de projetos regenerativos. As aulas proporcionam uma formação prática e dinâmica. Dividido em módulos, o programa abrange desde a introdução aos princípios das metodologias colaborativas até a elaboração e apresentação de Planejamentos Estratégicos criados pelos participantes. Através de dinâmicas de grupo e atividades práticas, os alunos vivenciam todas as etapas do ciclo de um projeto bem-sucedido, que são: Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar. Este curso é ideal para quem busca desenvolver habilidades em gestão colaborativa e transformar sonhos coletivos em ações concretas e sustentáveis. O curso é dividido em quatro módulos e será ministrado por Gerson Abrantes.
Gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) vai abordar desde os princípios e finalidades dessas instituições até a legislação específica e boas práticas de gestão, com foco em planejamento de projetos, gestão financeira, captação de recursos e obtenção de certificações. Gestão de Organizações da Sociedade Civil vai atuar desde os princípios e finalidades dessas instituições. Com seis módulos, o curso será ministrado por Inara Neves, assistente social com 24 anos de experiência nas políticas de assistência social e saúde, atuando na elaboração, gestão e assessoria de projetos sociais, além da mediação de conflitos e atendimento a grupos vulneráveis. Possui expertise em captação de recursos, planejamento estratégico e capacitação de equipes, com atuação no Terceiro Setor, OSCs e gestão de programas sociais.
“Para esses cursos iniciais, nós ofertaremos gratuitamente cinco vagas em cada um deles para os colaboradores da Funetec. Uma oportunidade excelente e reconhecimento aos que diariamente se dedicam tanto à Fundação,” anunciou Ingredhy Dantas, diretora de projetos e superintendente em exercício.

As aulas começam dia 25 de março, cada turma vai contar com até 20 alunos, com carga horária mínima de 15 horas ao total, com direito a brindes, material didático e certificado. Os interessados devem efetuar a inscrição através da plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/escolamandacaru
Fotos: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933