
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) dá mais um passo decisivo rumo à construção de uma entidade sólida, alinhada com as boas práticas de governança e, como parte dessas medidas, lançou, nesta sexta-feira (28), o Código de Ética e Conduta.
Esse novo canal de diálogo e denúncia foi apresentado pelo superintendente Rodrigo Barreto durante um encontro que reuniu todos os colaboradores da Fundação. “É um passo imenso que a gente dá na direção da conformidade e essa gestão tem esse valor muito internalizado, é algo que nós visualizamos desde a nossa chegada," explicou.
Com 30 páginas, o Código de Ética e Conduta da Funetec é dividido em três capítulos. O primeiro trata das relações no ambiente de trabalho, entre elas: diversidade e igualdade de tratamento, vedação ao nepotismo, saúde, segurança e qualidade de vida e respeito à privacidade e integridade.
O segundo capítulo é sobre as relações com o público externo. São apresentados temas como as publicações em redes sociais, prevenção aos conflitos de interesse, apresentações públicas e o uso do nome da Funetec.
O Código de Ética e Conduta trata, no terceiro e último capítulo, do uso dos recursos da Fundação. Nessa parte, são abordados temas sensíveis como o uso de informações sigilosas e privilegiadas, o uso de bens de propriedade da Funetec, a prevenção contra a fraude e corrupção e as obrigações contábeis, propriedade intelectual e conduta anticorrupção.
Monique Medeiros, analista de conformidade da Funetec, avaliou essa iniciativa da Fundação. “Esse é mais um passo que a Fundação dá, comprometida com a integridade, a governança e a conformidade. No início, nós identificamos a necessidade de uma série de políticas que a Fundação não contava antes. O Código de Ética vem de uma colaboração tanto da alta gestão, como da unidade de governança, de riscos e conformidade."

O objetivo da superintendência é fortalecer a cultura organizacional e caminhar para alcançar os padrões mais elevados de governança, integridade e transparência. Cada colaborador vai receber uma cópia do documento, uma cópia também já está disponível no site da Funetec.
“Foi um caminho muito árduo que começa no primeiro dia de gestão, ainda lá em outubro de 2023. Que inicia com a transformação da identidade da organização como um todo. Então, a gente está falando de cultura mesmo, de identidade organizacional que atravessou uma reforma estatutária, que atravessou a confecção de uma nova identidade visual, que atravessou uma série de políticas normativas além de muito diálogo, de muito compromisso desses colaboradores com essa nova gestão e é isso que a gente sente, é isso que nos permite, finalmente, inauguramos o nosso programa de integridade a partir da aprovação do Código de Ética e Conduta, então é um caminho que tem que ser ressaltado mesmo e que só foi possível por conta do engajamento desse corpo de servidores, de colaboradores que estão conosco”, concluiu Rodrigo Barreto.

O Código pode ser acessado na íntegra no link: https://funetec.org.br/codigo_de_etica_e_conduta
Fotos: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933