
Lançado em dezembro de 2024, o Candeeiro Podcast é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). O projeto promove debates sobre temas como tecnologia, empreendedorismo, mercado de trabalho, inteligência artificial, preservação ambiental, educação e o papel das fundações de apoio. O objetivo é informar o público por meio de discussões relevantes, trazendo para o estúdio convidados de destaque em suas áreas de atuação.
Com episódios lançados quinzenalmente, o podcast é conduzido pela jornalista e diretora de comunicação Rejane Negreiros e pelo superintendente Rodrigo Barreto. A produção está no sexto podcast da primeira temporada, que contará com 10 episódios.
Para Rejane, uma das idealizadoras da iniciativa, a escolha por esse tipo de conteúdo nas plataformas digitais é uma estratégia de comunicação para disseminar conhecimento científico de qualidade, com discussões aprofundadas e dentro de um ambiente leve, trazendo temáticas diversas.

“Os podcasts hoje são uma realidade e nós não temos como fugir desse novo momento que estamos vivendo. A nova gestão da Funetec tem se preocupado em gerar produtos e conteúdos pensados em alcançar um público diverso com uma linguagem clara, com muita informação e conhecimento sobre temas que fazem parte do nosso cotidiano”, declarou.
O sexto episódio conta com a participação da professora e pesquisadora do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Márcia Cristina Silva Paixão, que falou sobre o papel das fundações de apoio no desenvolvimento do Nordeste e sua carreira acadêmica.
“Recebi o convite com muita alegria e satisfação da equipe da Funetec para participar do episódio onde pude compartilhar um pouco da minha trajetória de vida e projetos que atuo como pesquisadora dentro da academia”, declarou a professora que venceu a edição de 2014 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional.

Nascida em Manaus, Márcia atuou por anos em uma multinacional e chegou a João Pessoa através de uma indústria aos 27 anos, trazendo uma grande experiência em negociações e comércio exterior. Daí surgiu a necessidade de iniciar um curso superior de economia. “Descobri a área da economia por acaso, mesmo já tendo vivido muita coisa fora da academia. Foi a partir daí que comecei a minha graduação na UFPB e hoje sou docente da instituição”, complementou.
Os episódios do Podcast Candeeiro estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Spotify e YouTube.
Fotos: Renato Britto
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933