
Focada na transparência e nas boas práticas junto aos órgãos de controle, a atual gestão da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) reuniu-se com o novo superintendente da Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU), Rodrigo Paiva, para uma apresentação institucional e a ampliação do diálogo com a nova gestão do órgão.
O encontro faz parte de uma série de ações realizadas pela Funetec para dar mais transparência e integridade aos processos, de modo que as atividades internas e externas sejam mais eficientes na gestão administrativa e financeira dos mais de 130 projetos ativos. A iniciativa garante a entrega de uma política pública de igualdade que visa o equilíbrio fiscal e administrativo da Fundação.
Para o superintendente Rodrigo Barreto, essa aproximação com a nova gestão da CGU reforça o compromisso da Fundação com a transparência. “Muda-se a liderança na CGU em João Pessoa, mas se mantém o compromisso e a perspectiva de cooperação, ampliando o diálogo e a atuação coordenada para avançarmos juntos nas questões relacionadas à transparência ativa e à integridade da Funetec, bem como dos convênios que a entidade gerencia através de recursos públicos federais”, declarou.
Ainda segundo Barreto, esse primeiro encontro com o novo superintendente do órgão na Paraíba, Rodrigo Márcio Medeiros Paiva, representa uma excelente oportunidade para fortalecer a comunicação e a capacitação entre as instituições na gestão de projetos voltados à inovação. “A Funetec pode cooperar ativamente para estabelecer as bases de conformidade desses projetos, em um trabalho conjunto com a CGU, já que estamos sendo demandados. Agora, o próximo passo é consolidar essas agendas para firmarmos um compromisso mais sólido e íntegro”, complementou.
Na ocasião, foi apresentado o novo Diretor Jurídico da Funetec, Diego Cazé, que destacou como positivo o encontro com o gestor e sua equipe.
"Foi uma oportunidade muito interessante para estabelecermos um diálogo cada vez mais próximo e íntegro com a CGU. A Funetec tem buscado fortalecer essa relação com os órgãos de controle e, neste contexto, reafirmo minha chegada à Diretoria Jurídica já com encaminhamentos concretos sobre como podemos trazer mais segurança à gestão dos projetos sob responsabilidade da Fundação", destacou.
O encontro contou com a presença da chefe de gabinete e Diretora de Comunicação e Marketing, Rejane Negreiros; da reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), professora Mary Roberta; e da pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Costa, que ressaltaram a importância da iniciativa para promover a transparência e garantir uma administração mais eficiente, alinhada às diretrizes dos órgãos de controle.

“Este é um momento muito importante de aproximação da Funetec, enquanto instituição de apoio do IFPB, com a gestão de Rodrigo Paiva na CGU. Desde a administração anterior, já vínhamos mantendo esse diálogo e, agora, daremos continuidade aos trabalhos, fortalecendo a instituição na área da integridade e em todas as suas relações que contribuem para o desenvolvimento da nossa missão institucional”, destacou Mary Roberta.
A CGU desempenha um papel fundamental na fiscalização e orientação de instituições que lidam com recursos públicos, garantindo o cumprimento dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O superintendente Rodrigo Paiva enfatiza o esforço das duas instituições na promoção da transparência de seus atos, especialmente junto à CGU.
“É sempre importante que a CGU, como órgão central do sistema de transparência e integridade do Governo Federal, busque se aproximar de instituições como o IFPB e sua fundação de apoio correspondente, a Funetec. Nosso objetivo é identificar formas de estimular, orientar e contribuir para o aprimoramento da gestão como um todo. Obviamente, quando falamos de gestão pública, os desafios são muitos, e a transparência é um aspecto fundamental desse processo”, afirmou Rodrigo Paiva.

Rodrigo Paiva é servidor público federal efetivo há mais de 20 anos e atuava como superintendente substituto do órgão. Ele é graduado em Engenharia Civil e Direito, possui especialização em Controladoria Aplicada ao Setor Público e é mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional.
A atual gestão da Funetec tem promovido uma série de reuniões com órgãos de controle, como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Nessas reuniões, são apresentadas ações voltadas para o aperfeiçoamento da governança e a excelência dos trabalhos da Fundação, a exemplo do Plano de Integridade.
Texto: Renato Britto
Fotos: Rejane Negreiros
Edição: Ana Cláudia
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933