
O Superintendente Rodrigo Barreto; a Chefe de Gabinete e Diretora de Comunicação e Marketing, Rejane Negreiros; e a Diretora de Projetos, Ingredhy Dantas, representaram a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) na cerimônia de lançamento do “IFPA na COP30”, evento que marca o lançamento da agenda de projetos que serão executados até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). A solenidade ocorreu na última quarta-feira (5), em Belém, capital do estado do Pará.
A cerimônia contou com a presença de gestores do IFPA, reitores dos Institutos Federais da Amazônia, agentes políticos, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), além de membros do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Belém, de instituições de ensino e de entidades parceiras.
A reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, conduziu a abertura do evento e destacou o trabalho da Funetec no lançamento das ações que propõem a execução de projetos ligados ao âmbito das mudanças climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“O IFPA se lançou nesta aventura de abrir um canal com a sociedade civil, com os empreendimentos privados, que ao longo dos anos têm sido parceiros do Instituto, para que a gente possa participar da COP30, esse evento que já tem mobilizado toda a cidade de Belém, e ter a Funetec, como Fundação de Apoio, ao nosso lado neste dia é muito importante”, declarou Ana Paula.

A reitora é representante da instituição que atua na promoção da educação de excelência no estado do Pará há mais de 100 anos, e conduz diversos projetos estruturados em ações alinhadas com os 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“É um privilégio não apenas estar aqui apoiando este evento, que aborda uma agenda tão importante para o planeta, mas também estar diante de pessoas que confiam em nós e na gestão da Funetec para a execução de alguns projetos no Instituto Federal do Pará, instituição que possui 18 campus já efetivados por todo o estado e mais cinco que estão em fase de implementação, além do Instituto Federal do Acre. A nossa Fundação está completamente comprometida com a pauta da COP30 e participar desta agenda tão significativa no Norte do país é um grande desafio, além de uma experiência extremamente gratificante”, disse Rodrigo Barreto.

Ainda segundo Barreto, “o objetivo do lançamento da agenda de projetos é mostrar e fomentar o potencial transformador de iniciativas que promovam soluções práticas com foco na preservação da Amazônia, no debate sobre as energias climáticas e no fortalecimento da educação para o desenvolvimento sustentável, priorizando e tendo como base nos 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), idealizados pela Organização das Nações Unidas, a ONU”, complementou Rodrigo.
“Estamos aqui na festa de lançamento do IFPA na COP30 para participar de um evento muito significativo para o cenário da educação no Brasil, junto com o apoio de todos os IF’s da Amazônia. A COP30 só vai acontecer em novembro, mas por aqui já estamos em clima, representando mais de 50 colaboradores da Funetec, onde temos a missão de oferecer o apoio de todos os setores da Fundação”, destacou Rejane Negreiros, Chefe de Gabinete e Diretora de Comunicação e Marketing.
Na ocasião, foi lançado o site cop30.ifpa.edu.br, que oferece acesso público às iniciativas do IFPA sobre o tema “Combate às Mudanças Climáticas”, reunindo projetos de ensino, pesquisa e inovação, além de pautas socioambientais e soluções inovadoras.
Texto: Renato Britto com Assessoria IFPA
Fotos: Rejane Negreiros
Edição: Ana Cláudia
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026 A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933