Com apoio da Funetec, Programa Birôs Criativos inicia suas atividades na Paraíba

15/01/2025 15:53:23


 

O Programa é fruto de uma parceria firmada para a execução da Lei Paulo Gustavo em 2023

 

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), deu início às atividades do Programa Birôs Criativos. A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura no estado, por meio de suporte técnico para produtores culturais. Para isso, foram instalados 22 pontos de atendimento nos campi do IFPB.

O programa conta com um investimento de R$ 264 mil, destinado à elaboração de projetos e ao suporte das atividades desenvolvidas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O foco é oferecer auxílio e assessoria aos proponentes interessados em esclarecer dúvidas ou se inscrever nos editais que serão lançados.

Os birôs de apoio estarão presentes nas seguintes cidades: Areia, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade, Sousa e Sumé. Esses espaços serão geridos por um servidor do quadro do IFPB e contarão com a presença de um(a) produtor(a) cultural para auxiliar na elaboração e submissão de projetos, além de disponibilizarem um computador com acesso à internet para os artistas locais.

Conforme o superintendente Rodrigo Barreto, a iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a base da cultura popular, oferecendo assessoria especializada para orientar produtores culturais e proponentes locais nas atividades desenvolvidas no âmbito da Lei Aldir Blanc.

"As pessoas que vivem no interior, muitas vezes, não têm acesso à internet e às plataformas necessárias para participar dos editais de cultura. Por isso, esses escritórios itinerantes chegam a essas cidades com a finalidade de apoiar os produtores locais, oferecendo o acesso e a capacitação necessários para que seus projetos sejam submetidos corretamente, conforme os editais abertos para 2025", explicou Rodrigo Barreto.

Ainda de acordo com Barreto, a Funetec atuará como gestora administrativa e financeira da iniciativa, oferecendo apoio técnico com base nas demandas da Secult-PB, para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficiente e ágil. “A Fundação é parceira do programa, disponibilizando sua expertise na gestão de projetos culturais, realizando toda a parte administrativa, desde a contratação de profissionais até a aquisição de insumos, garantindo que os objetivos da política sejam plenamente alcançados”, complementou.

Segundo anúncio feito pelo governador João Azevedo, o programa faz parte de uma série de ações de políticas públicas que englobam editais, prêmios, parcerias e fomentos, totalizando mais de R$ 50 milhões em investimentos, que serão executados em 2024. Na Paraíba, as atividades terão início no dia 28 de janeiro, nos 22 campi do IFPB.

 

TEXTO: Renato Britto

Arte: Divulgação Secom-Paraíba

EDIÇÃO: Ana Cláudia

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"



Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba