
O Conselho Curador da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 20, na sede da Fundação. Em pauta, a apresentação da proposta orçamentária para o exercício 2025, a análise do plano de trabalho e a modificação da classificação nacional das atividades econômicas (CNAE).
Estiveram presentes, além da Reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Presidente do Conselho, Mary Roberta, e do Superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, mais oito conselheiros e a diretoria executiva da Fundação.

“Essa reunião é importante. Hoje a gente recebe a comunicação do balanço patrimonial, isso é muito importante porque estamos nesse trabalho de reestruturação da nossa Fundação de Apoio, como também é importante que a gente aprove o orçamento para 2025,” declarou a Reitora.
Rodrigo Barreto lembrou das dificuldades enfrentadas pela gestão, mas se mostrou otimista para 2025. “A gente vem com a nova proposta, o novo modelo de gestão pautado na transparência, na integridade, isso tudo demanda, sim, primeiro, um grande apoio do Conselho, que nós conseguimos angariar esse ano, e segundo, uma transformação profunda no modelo de gestão, então, passamos por momentos difíceis de transição, mas com o apoio do Conselho, conseguimos vencê-los, e hoje também celebramos tudo isso e preparamos as bases para 2025 ainda melhor.”
Os conselheiros aprovaram por unanimidade as propostas apresentadas. O diretor administrativo-financeiro, Flaviano Silva, falou sobre a última reunião do ano do Conselho Curador. “A avaliação que eu faço é muito positiva, sobretudo porque foi suficiente e necessário detalhar para o nosso Conselho Curador as demandas e a nossa peça orçamentária para o ano de 2025.” Então, foi possível apresentar a nossa minuta orçamentária levando em consideração os cenários que a gente projeta para 2025 de arrecadação, de acesso a crédito e de execução orçamentária. A peça orçamentária foi aprovada pelo Conselho e agora a gente está com espaço livre para poder executar o nosso orçamento de acordo com o que a gente tinha planejado.“

O superintendente também fez uma projeção de crescimento para o ano que vem. “2025 se dará com a expansão da Funetec, porque nesse ano, apesar das dificuldades, nós ampliamos a nossa carteira de recursos gerenciados em aproximadamente 51% e chega o momento de o nosso operacional também acompanhar essa expansão.” Além disso, a gente vive uma expectativa muito positiva para a chegada do novo sistema de gestão de projetos, o que representa uma mudança na cultura de gestão de projetos aqui da Fundação,” enfatizou Rodrigo.
Ao final da reunião, a reitora Mary Roberta fez questão de parabenizar e agradecer o trabalho de todos que fazem a Funetec. “Foi um ano de muitas realizações para a nossa Fundação, portanto, eu gostaria de parabenizar aqui a superintendência e toda a equipe que vem trabalhando nesse processo, nessas relações com a sociedade, com os parceiros, com as instituições apoiadas e dizer que o IFPB está acompanhando e está feliz com essas realizações,” finalizou.
Texto: Ana Cláudia
Fotos: Arquivo Comunicação
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933