
O Conselho Curador da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 20, na sede da Fundação. Em pauta, a apresentação da proposta orçamentária para o exercício 2025, a análise do plano de trabalho e a modificação da classificação nacional das atividades econômicas (CNAE).
Estiveram presentes, além da Reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Presidente do Conselho, Mary Roberta, e do Superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, mais oito conselheiros e a diretoria executiva da Fundação.

“Essa reunião é importante. Hoje a gente recebe a comunicação do balanço patrimonial, isso é muito importante porque estamos nesse trabalho de reestruturação da nossa Fundação de Apoio, como também é importante que a gente aprove o orçamento para 2025,” declarou a Reitora.
Rodrigo Barreto lembrou das dificuldades enfrentadas pela gestão, mas se mostrou otimista para 2025. “A gente vem com a nova proposta, o novo modelo de gestão pautado na transparência, na integridade, isso tudo demanda, sim, primeiro, um grande apoio do Conselho, que nós conseguimos angariar esse ano, e segundo, uma transformação profunda no modelo de gestão, então, passamos por momentos difíceis de transição, mas com o apoio do Conselho, conseguimos vencê-los, e hoje também celebramos tudo isso e preparamos as bases para 2025 ainda melhor.”
Os conselheiros aprovaram por unanimidade as propostas apresentadas. O diretor administrativo-financeiro, Flaviano Silva, falou sobre a última reunião do ano do Conselho Curador. “A avaliação que eu faço é muito positiva, sobretudo porque foi suficiente e necessário detalhar para o nosso Conselho Curador as demandas e a nossa peça orçamentária para o ano de 2025.” Então, foi possível apresentar a nossa minuta orçamentária levando em consideração os cenários que a gente projeta para 2025 de arrecadação, de acesso a crédito e de execução orçamentária. A peça orçamentária foi aprovada pelo Conselho e agora a gente está com espaço livre para poder executar o nosso orçamento de acordo com o que a gente tinha planejado.“

O superintendente também fez uma projeção de crescimento para o ano que vem. “2025 se dará com a expansão da Funetec, porque nesse ano, apesar das dificuldades, nós ampliamos a nossa carteira de recursos gerenciados em aproximadamente 51% e chega o momento de o nosso operacional também acompanhar essa expansão.” Além disso, a gente vive uma expectativa muito positiva para a chegada do novo sistema de gestão de projetos, o que representa uma mudança na cultura de gestão de projetos aqui da Fundação,” enfatizou Rodrigo.
Ao final da reunião, a reitora Mary Roberta fez questão de parabenizar e agradecer o trabalho de todos que fazem a Funetec. “Foi um ano de muitas realizações para a nossa Fundação, portanto, eu gostaria de parabenizar aqui a superintendência e toda a equipe que vem trabalhando nesse processo, nessas relações com a sociedade, com os parceiros, com as instituições apoiadas e dizer que o IFPB está acompanhando e está feliz com essas realizações,” finalizou.
Texto: Ana Cláudia
Fotos: Arquivo Comunicação
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933