
Alegria e muita gratidão. Esses sentimentos estiveram presentes durante a cerimônia de entrega simbólica dos valores arrecadados no Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) à Associação para a Erradicação da Mendicância (AMEM), na manhã desta quinta-feira (19).
Após três meses de vendas e doações, o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, entregou aos coordenadores do abrigo, que acolhe, atualmente, 36 idosos, o valor de R$ 22.155,64. O montante, depositado na conta da Associação, corresponde às vendas do Bazar, realizado na sede da Funetec. Entre os itens mais comercializados estavam roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos e até gibis.
Em um momento de partilha e emoção pelo trabalho desenvolvido no abrigo, Rodrigo Barreto anunciou a transferência dos valores e agradeceu o empenho dos voluntários. “Quero agradecer a todos vocês por mais um ano de trabalho, por manterem essa instituição com o cuidado que conseguimos ver e, sobretudo, sentir quando estamos aqui. Para mim, é motivo de muito orgulho representar uma instituição que se propõe a realizar esse trabalho anualmente. A sociedade paraibana agradece a vocês por tudo o que entregam a nós e à comunidade”, declarou.

Raquel Steola, vendedora que esteve à frente do Bazar, afirmou que desde o início percebeu que o trabalho era diferenciado e de grande importância. “É uma honra e um grande privilégio ter participado dessa ação. Percebi que a minha missão era grandiosa e que precisava me empenhar ao máximo. Assumi uma meta pessoal e, ao meu lado, tive muitas pessoas que abraçaram essa causa comigo, e conseguimos alcançar nosso objetivo”, comentou.
O valor arrecadado surpreendeu os voluntários. Para Herica Patrícia, missionária voluntária, a parceria que dura mais de 10 anos com a Funetec é de grande importância. “Quero agradecer em nome da AMEM essa parceria, que já é antiga e sei que não vai acabar. Com o apoio de vocês, conseguimos perceber que tudo isso vai além da questão financeira. É uma questão de amor. Todos fazem isso por amor, sabendo que estão trazendo algo bom para os idosos e confiando na Comunidade Filhos da Misericórdia”, enfatizou.
A coordenadora e também voluntária da AMEM, Goreth Ataíde, fez questão de destacar a alegria dos colaboradores durante a visita. "Podemos ver no rosto de vocês a alegria de poder ajudar a AMEM. Vemos o amor de vocês em arrecadar e percebemos a providência de Deus em tudo", destacou.

Dilermando Júnior, também coordenador do abrigo, relembrou as dificuldades enfrentadas e celebrou a doação. "Ficamos muito felizes em ver que a sociedade está voltando a nos enxergar. Passamos por um período turbulento, também sofremos com essa turbulência, mas as pessoas continuam com corações generosos e acreditando em nosso trabalho", afirmou.
Além do Superintendente Rodrigo Barreto, participaram da visita ao AMEM a Diretoria Executiva da Funetec e mais dez colaboradores.
DOAÇÕES: A Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM) também recebe doações através das contas: Banco do Brasil AG 011 C/C 224.468-3; Caixa Econômica Federal AG 0904 OP 013 C/C 47579-0; Bradesco AG 01729 C/C 0066310-7; e Chave Pix: CNPJ 08.976.383/0001-40. A AMEM disponibiliza o WhatsApp (83) 99867-6004 para qualquer dúvida ou informação.
AMEM: Localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga, o lar existe desde 1971 como um abrigo para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Os abrigados são pessoas carentes, com idade entre 65 e 99 anos, que precisam da assistência de terceiros por não terem família ou alguém que cuide totalmente de suas necessidades.
Texto: Ana Cláudia
Fotos: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933