Funetec participa de evento promovido pela Huawei; iniciativa visa capacitar 5.000 mulheres no Nordeste

12/12/2024 16:38:53


Capacitar cinco mil mulheres em situação de vulnerabilidade social nas áreas de tecnologias como Inteligência Artificial, computação em nuvem, IoT e empreendedorismo digital. Esse é o objetivo do programa lançado na tarde desta quarta-feira (11), na casa de recepções Paço dos Leões, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.

O programa 5000 Mulheres para a Tecnologia Brasileira é fruto de uma parceria público-privada envolvendo o Ministério da Educação (MEC), a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a multinacional chinesa Huawei. Nesta primeira etapa, que começa em março de 2025, serão beneficiadas mulheres de cinco estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão.

“Esse é o primeiro passo que estamos dando aqui, trazendo o letramento digital para a mulher em vulnerabilidade social, mas também para aquelas que já possuem algum conhecimento e desejam se aperfeiçoar. Estamos falando de IA, cloud, IoT e empreendedorismo digital. Essa base é fundamental para nós, é o que buscamos daqui para frente. Queremos que o Brasil esteja na vanguarda da tecnologia, assim como a Huawei está globalmente. Precisamos estar unidos: setor produtivo, academia e governo, para ativar essa tríplice hélice, que é frequentemente falada, mas pouco executada”, afirmou Vítor Montenegro, diretor de educação e responsabilidade social da Huawei no Brasil, durante a abertura do evento.

O superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba – Funetec – também participou da cerimônia. Acompanhado do Diretor Administrativo-Financeiro, Flaviano Silva, e da Assessora Especial da Superintendência, Ana Carolina Almeida, Rodrigo Barreto definiu o evento como histórico. “É uma parceria fundamental para a Funetec com a Huawei, que investe fortemente na educação pública do nosso país, nas universidades e institutos, além de apoiar nossos laboratórios e alunos. Agora, com a iniciativa de capacitação de cinco mil mulheres na área de tecnologia, temos o privilégio de participar de uma cerimônia tão importante, reforçando laços e compartilhando boas práticas para ampliar os resultados entregues à sociedade", destacou Rodrigo.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, as mulheres representam apenas 20% dos profissionais na área de TI no Brasil. A pesquisa foi realizada com mais de 580 mil profissionais de TI no Brasil e no mundo. O último censo dos Estados Unidos apontou que as mulheres ocupam apenas 25% dos empregos em TI. Em 2019, a gigante Google revelou que apenas 30% de seus funcionários eram mulheres.

Na Paraíba, o programa será liderado pelo Instituto Federal da Paraíba, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). As alunas receberão uma bolsa-formação, diretamente vinculada à permanência no curso. A reitora Mary Roberta falou sobre a importância de sediar o lançamento do projeto. “Esse programa, que está sendo lançado aqui na Paraíba com a Huawei e a Setec/MEC, reforça o papel do Instituto Federal da Paraíba, e dos institutos federais como um todo, no reconhecimento do esforço para aumentar a presença feminina na área de tecnologia. Além disso, hoje também celebramos as reitoras dos institutos federais que lideram a luta pela inclusão das mulheres. Agradeço à Huawei e ao MEC, e todos os convidados, por estarem aqui e por contribuírem para que mais mulheres possam conquistar seu espaço na tecnologia”, concluiu a reitora.

A professora Josi Batista, pró-reitora de extensão e cultura do IFPB, também participou do evento e falou sobre os avanços no trabalho de dignificação da mulher. “Com programas como o Mulheres Mil, iniciados em 2007, temos dado passos importantes para garantir a inclusão das mulheres em diversos setores. A chegada deste programa, focado em tecnologia, é um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido para promover a equidade e a inclusão no mercado tecnológico”, afirmou Josi.

O professor Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, comentou sobre os desafios enfrentados pelo MEC na implementação de políticas públicas. “A construção das políticas educacionais tem sido um processo desafiador, mas estamos caminhando para um 2025 produtivo, com a meta de levar a educação profissional e tecnológica a todos. Este momento, que celebra os 50 anos de cooperação bilateral entre Brasil e China, é importante para fortalecer a parceria estratégica, especialmente no campo da educação”, disse Bregagnoli.

A cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping, também se pronunciou durante o evento, destacando medidas do governo chinês para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento integral das mulheres. "Em 2023, as mulheres representavam 49,9% dos estudantes no ensino superior na China e 43,2% dos trabalhadores empregados no país", afirmou Lan. Ela ainda mencionou a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil em novembro, reforçando a parceria estratégica entre os dois países no setor de ciência e tecnologia.

A escolha da Paraíba para sediar o evento se deu em função da qualidade técnica dos alunos da região, que têm se destacado em maratonas de tecnologia organizadas pela Huawei. “Esse critério técnico reforça ainda mais o orgulho que temos do trabalho desenvolvido aqui, e o evento representa uma celebração desse talento local", concluiu Rodrigo Barreto.

O programa 5000 Mulheres para a Tecnologia Brasileira tem um investimento inicial de R$ 5 milhões da Huawei, e existe a perspectiva de expansão para outras regiões do país em uma segunda fase, em parceria com o Ministério da Educação.

O evento também contou com o painel Desafios e Integração da Mulher no Mercado Tecnológico, mediado por Cintia Lima, diretora de Comunicação da Huawei Brasil. Participaram do painel Camila Mariz, vice-primeira-dama da Paraíba; Ana Beatriz Souza Almeida, chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações; Lorena Prado, diretora de Tecnologia do Banco do Brasil; Ruth Sales, reitora do Instituto Federal de Sergipe; e a médica Rossana Galdino, esposa do deputado federal Murilo Galdino.

O evento foi encerrado com uma homenagem às reitoras dos Institutos Federais e executivas que se destacaram em suas áreas de atuação.

 

Texto: Ana Cláudia

Fotos: Huawei Brasil 

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"



Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba