
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do encerramento do I Simpósio Estadual do Campo de Públicas, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento teve duração de três dias e contou com uma programação que abordou temas relacionados à Comunicação, Inovação, Tecnologia e Segurança.
Representando a Funetec, participaram do evento o Superintendente Rodrigo Barreto, a Diretora de Projetos e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, e Ayrton Gomes, Coordenador do Setor de Compras e mediador do debate. O professor André Felipe, coordenador do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, também participou da mesa de debate. O Simpósio foi uma realização coletiva do grupo Papo de Públicas, sob a coordenação da estagiária do Setor de Compras da Funetec, Ketlyn Gomes.

O Superintendente Rodrigo Barreto iniciou sua participação no evento explicando o conceito de "Fundação de Apoio" e como a atuação da Funetec impacta positivamente as iniciativas, por meio da gestão e desenvolvimento de projetos, além da implementação de políticas públicas, oferecendo suporte operacional a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) credenciadas.

"É uma grande satisfação para nós, da Funetec, ver nossos colaboradores engajados na organização de um evento tão importante. O I Simpósio Estadual do Campo de Políticas, realizado no Departamento de Gestão Pública, é, por sinal, a minha casa de mestrado. Então, para mim, pessoalmente, é um grande orgulho retornar aqui para discutir com pessoas que foram meus alunos em algum momento e que, hoje, compartilham comigo o cotidiano. É gratificante ver o quanto as fundações de apoio são relevantes no cenário da educação, pesquisa, extensão e inovação na nossa cidade e região", afirmou Rodrigo Barreto.
Ingredhy Dantas destacou o papel das fundações de apoio no enfrentamento dos desafios da gestão pública. Sobre a participação da Funetec no evento, ela comentou: "Hoje, a Funetec é uma Fundação de Apoio credenciada à Universidade Federal da Paraíba e desenvolve 11 projetos de grande relevância em diversas áreas. Este evento, uma iniciativa da nossa colaboradora Ketlyn, foi uma excelente oportunidade para apresentar o papel da Fundação e sua importância para o curso de Gestão Pública. Acredito que foi um momento valioso para que professores, técnicos e alunos envolvidos na temática pudessem conhecer mais sobre o potencial da Fundação."
Ao refletir sobre o evento e a participação da Funetec, Ketlyn Gomes expressou sua satisfação ao ver colegas e professores engajados no debate sobre as fundações de apoio e seu papel na transformação da gestão pública.

"Eu vejo uma gestão sendo feita. Uma fundação comprometida com seu trabalho, com vontade de agir e mostrar os benefícios que realmente pode proporcionar. Alguns dos grandes desafios da academia são justamente mostrar à sociedade o que estamos fazendo aqui, e fico feliz em ver esse trabalho sendo concretizado no palco", concluiu Ketlyn.
O I Simpósio Estadual do Campo de Políticas foi uma oportunidade importante para os líderes da Funetec discutirem o papel das fundações de apoio no fomento ao desenvolvimento regional. A Fundação segue firme em seu compromisso de incentivar a transferência de tecnologia e promover iniciativas de inovação social e econômica, colaborando na melhoria da gestão pública e no fortalecimento de políticas públicas.
Texto: Renato Britto e Débora Luz
Edição: Ana Cláudia
Fotos: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933