
“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.” A frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi a mola propulsora de um projeto que transformou a educação da cidade de Nova Palmeira, no Cariri do estado. A Culminância Pedagógica do projeto: “A inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na rede municipal de ensino de Nova Palmeira” ocorreu na última sexta-feira, na escola municipal Iran Coelho Dantas. A iniciativa contou com a participação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba – Funetec, que promoveu a capacitação dos professores da rede municipal de ensino. Participaram do evento de encerramento todos os gestores das escolas do município, a secretária de educação da cidade, Priscila Dantas, o ex-deputado estadual Buba Germano, e Darliane Ribeiro, Analista de Projetos Júnior.

Darliane Ribeiro representou a Funetec na mesa da solenidade de encerramento e falou sobre o projeto. “O desejo é que essa iniciativa se estenda para as demais prefeituras, porque é um grande exemplo. Isso que a gente está vendo aqui representa muito a Fundação, que tem o objetivo de construir, de levar educação, sustentabilidade e inovação para o Brasil. Esse objetivo aqui foi concluído graças a essa iniciativa de Nova Palmeira.”
A secretária de educação de Nova Palmeira falou sobre a conclusão do projeto. “Estou me sentindo muito útil ao planeta porque eu aprendi que onde eu estiver posso ajudar o mundo a ser um lugar melhor.” O meu cargo me proporcionou trazer essa temática para cá, mas isso só foi possível porque a gente construiu parcerias, inclusive com a própria Funetec, que foi essencial nesse ano de 2024.”
O trabalho da Fundação, que, a princípio, ocorreu com os professores, evoluiu para a capacitação de grupos de trabalho, que promoveram na prática 10 projetos que os próprios estudantes apresentaram durante o evento. “Os nossos alunos agora falam com propriedade sobre sustentabilidade, nossos alunos são protagonistas desse processo, eles vão lá, apresentam, fazem, sabendo qual o ODS que está sendo trabalhado, então esse é o resultado de um trabalho de muitas mãos, de muito suporte. Os professores foram excepcionais, eles agarraram a mesma ideia, abraçaram a proposta e se jogaram, então está aí o resultado, um evento lindo, mais de 10 projetos ligados aos objetivos de desenvolvimento sustentável, fruto de muita formação.” destacou a secretária de educação.
Defensor da agenda global e dos ODS, o ex-deputado Buba Germano analisou o projeto desenvolvido pela secretaria de educação de Nova Palmeira com o apoio da Funetec. “Nós não estamos inventando nada. Tudo o que acontece no dia a dia de um cidadão, a gente enquadra em um dos 18 ODS. Saio daqui extremamente satisfeito e com o sentimento do dever cumprido. A Funetec fez a parte dela na capacitação, nós tiramos os professores da área de conforto, da sala de aula e levamos para o campo, enfim, saio daqui extremamente feliz."

A Paraíba é o único estado do Brasil que tem uma plataforma que monitora a agenda global dos 223 municípios e Nova Palmeira é o único município do estado que inseriu no seu Projeto Político Pedagógico a agenda global. E sobre o PPP, a secretária classificou como um marco a elaboração e entrega do documento aos gestores municipais. “A partir de agora, as escolas vão poder caminhar com as próprias pernas, com os próprios interesses. Agora, eles terão como base o documento, então isso é um marco para mim também," concluiu a secretária.
Texto e fotos: Ana Cláudia
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933