
“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.” A frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi a mola propulsora de um projeto que transformou a educação da cidade de Nova Palmeira, no Cariri do estado. A Culminância Pedagógica do projeto: “A inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na rede municipal de ensino de Nova Palmeira” ocorreu na última sexta-feira, na escola municipal Iran Coelho Dantas. A iniciativa contou com a participação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba – Funetec, que promoveu a capacitação dos professores da rede municipal de ensino. Participaram do evento de encerramento todos os gestores das escolas do município, a secretária de educação da cidade, Priscila Dantas, o ex-deputado estadual Buba Germano, e Darliane Ribeiro, Analista de Projetos Júnior.

Darliane Ribeiro representou a Funetec na mesa da solenidade de encerramento e falou sobre o projeto. “O desejo é que essa iniciativa se estenda para as demais prefeituras, porque é um grande exemplo. Isso que a gente está vendo aqui representa muito a Fundação, que tem o objetivo de construir, de levar educação, sustentabilidade e inovação para o Brasil. Esse objetivo aqui foi concluído graças a essa iniciativa de Nova Palmeira.”
A secretária de educação de Nova Palmeira falou sobre a conclusão do projeto. “Estou me sentindo muito útil ao planeta porque eu aprendi que onde eu estiver posso ajudar o mundo a ser um lugar melhor.” O meu cargo me proporcionou trazer essa temática para cá, mas isso só foi possível porque a gente construiu parcerias, inclusive com a própria Funetec, que foi essencial nesse ano de 2024.”
O trabalho da Fundação, que, a princípio, ocorreu com os professores, evoluiu para a capacitação de grupos de trabalho, que promoveram na prática 10 projetos que os próprios estudantes apresentaram durante o evento. “Os nossos alunos agora falam com propriedade sobre sustentabilidade, nossos alunos são protagonistas desse processo, eles vão lá, apresentam, fazem, sabendo qual o ODS que está sendo trabalhado, então esse é o resultado de um trabalho de muitas mãos, de muito suporte. Os professores foram excepcionais, eles agarraram a mesma ideia, abraçaram a proposta e se jogaram, então está aí o resultado, um evento lindo, mais de 10 projetos ligados aos objetivos de desenvolvimento sustentável, fruto de muita formação.” destacou a secretária de educação.
Defensor da agenda global e dos ODS, o ex-deputado Buba Germano analisou o projeto desenvolvido pela secretaria de educação de Nova Palmeira com o apoio da Funetec. “Nós não estamos inventando nada. Tudo o que acontece no dia a dia de um cidadão, a gente enquadra em um dos 18 ODS. Saio daqui extremamente satisfeito e com o sentimento do dever cumprido. A Funetec fez a parte dela na capacitação, nós tiramos os professores da área de conforto, da sala de aula e levamos para o campo, enfim, saio daqui extremamente feliz."

A Paraíba é o único estado do Brasil que tem uma plataforma que monitora a agenda global dos 223 municípios e Nova Palmeira é o único município do estado que inseriu no seu Projeto Político Pedagógico a agenda global. E sobre o PPP, a secretária classificou como um marco a elaboração e entrega do documento aos gestores municipais. “A partir de agora, as escolas vão poder caminhar com as próprias pernas, com os próprios interesses. Agora, eles terão como base o documento, então isso é um marco para mim também," concluiu a secretária.
Texto e fotos: Ana Cláudia
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Criado para fomentar e incentivar a cultura no estado da Paraíba, o Programa Birôs Criativos inicia nesta semana uma série de oficinas de capacitação de elaboração de projetos para artistas e produtores culturais pelo interior do estado. A iniciativa vai contemplar as cidades de São José do Brejo do Cruz, Uiraúna e Brejo do Cruz, no sertão
Em Sousa, programa de formação política da Funetec, IFPB e MDHC dá voz e ferramentas de cidadania aos idosos Calon, fixos em um território marcado pelo abandono e estigmas. Longe dos estereótipos de nômades, os Calon de Sousa, na Paraíba, estão enraizados há mais de quatro décadas no mesmo território, formando a maior comunidade cigana da América Latina
Na tarde desta sexta-feira (16), o superintendente Rodrigo Barreto convocou os colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), para participarem da 1ª reunião geral de 2026, com o intuito de dar boas-vindas aos novos contratados, anunciar a nova política de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente e comunicar a promoção de seis profissionais
A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) foi convidada para participar do encontro com empresários e lideranças de João Pessoa, promovido pelo Hub Farol Digital e o Instituto de Tecnologia (FIT), para apresentar o Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933