
O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (PREAMAR-PB) finalizou uma etapa importante para a obtenção do Licenciamento Ambiental junto ao IBAMA, o que vai permitir a instalação de recifes artificiais em áreas do litoral paraibano. O Programa realizou uma série de reuniões públicas com pescadores e representantes do trade turístico nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. A iniciativa conta com a gestão administrativa e financeira da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec).
Durante as visitas os gestores do PREAMAR apresentaram os objetivos do Programa, conversaram sobre o plano de uso dos recifes artificiais e tiraram dúvidas. Em Cabedelo o encontro na Colônia de Pescadores Z-2 reuniu pescadores e pescadoras artesanais, mestres de embarcação, marisqueiras, pescadores esportivos e autoridades municipais.
No Conde a reunião pública aconteceu na Colônia de Pesca Z-9 “João Alves dos Santos” com a presença de mais de 50 participantes interessados em conhecer o Programa que pretende, entre outras coisas, promover a recuperação da biodiversidade marinha através da instalação de recifes para recrutamento larval.
O PREAMAR também foi apresentado na reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Naufrágio do Queimado. A APA corresponde a uma área aproximada de 422 Km², e tem esse nome em referência a um navio que afundou na praia de Tambaú. O encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, do poder público e órgãos de controle ambiental.
A última reunião pública do PREAMAR ocorreu na sexta-feira passada (29/11) no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) com profissionais que atuam com o turismo na costa paraibana. Representantes de catamarães, mergulho, pesca esportiva, marinheiros e o pessoal do caiaque proporcionaram um diálogo colaborativo.
De acordo com o Coordenador do PREAMAR, professor Cláudio Dybas, com o encerramento do ciclo de consultas públicas o processo para instalação dos recifes artificiais será enviado ao IBAMA. O processo obteve o aval do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, Comando do 3º Distrito Naval e da Capitania dos Portos da Paraíba, Conselho Gestor da APA do Queimado e da Sudema.
“A implementação dos recifes artificiais não só contribuirá para a biodiversidade local, criando novos habitats para diversas espécies marinhas, mas também fortalecerá as atividades econômicas sustentáveis, promovendo o turismo responsável e garantindo a subsistência das comunidades pesqueiras da região” afirmou Dybas.
O PREAMAR foi lançado em 2023 numa parceria entre o Instituto Federal da Paraíba (Polo de Inovação e Funetec) e o Governo do Estado (Cinep) com a colaboração de parceiros externos (UFPB, UFPE, UEPB e CEMAVE/ICMBio), além do Ministério Público Federal na Paraíba.
O Programa prevê o lançamento de 14 mil blocos de recifes artificiais em pontos estratégicos da plataforma continental rasa entre os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde, além de desenvolver áreas temáticas para o mergulho. O PREAMAR está sendo acompanhado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos como um exemplo de gestão costeira integrada, com potencial para inspirar ações em outros estados.
Texto e fotos: DGCOM/IFPB
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933