A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) é referência em inovação e gestão educacional e administrativa. A atuação da instituição tem sido um exemplo de eficiência e transformação, refletida em trabalhos acadêmicos que exploram as boas práticas da Fundação. Dois desses trabalhos, desenvolvidos por estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacam o papel da Funetec como fomentadora de conhecimento e referência em práticas de gestão.
João Victor Alencar, bacharel em Direito pela UEPB, escolheu a Funetec como objeto de estudo para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Compliance em Perspectiva: Um Estudo de Caso na Fundação Funetec. O foco de sua pesquisa foi a implementação de um programa de Compliance na Fundação, que visa garantir a conformidade legal e ética nas ações institucionais.
Para João Victor, a escolha da Funetec como tema foi indicação de uma professora da graduação, que apontou a instituição pela relevância no contexto educacional e seu modelo de gestão. Ele afirmou: "A Fundação não apenas representa um modelo de gestão eficaz, mas também desempenha um papel primordial na transformação da realidade educacional do nosso país", disse.
O sucesso do processo de compliance, que ele analisou, foi destacado como um exemplo de como uma instituição pode se adequar às normas e fortalecer seus princípios internos. A colaboração de membros da Funetec, como Diógenes Dantas, Diretor Jurídico e Gestor da Unidade de Governança, Risco e Conformidade, foi crucial para o desenvolvimento de sua pesquisa, e João Victor reconheceu: "Diógenes em especial me forneceu todos os dados que poderiam ser úteis ao trabalho e me ajudou a compreender de maneira aprofundada o que é a Funetec e a dimensão da sua importância. Agradeço a todos que fazem parte da Fundação pelo empenho em seu trabalho e que este trabalho não seja apenas para mim ou a UEPB, mas que seja uma homenagem a todas que compõem a Funetec.”
Em paralelo, Darliane Ribeiro, Analista de Projetos Júnior no Setor de Projetos da Fundação e graduada em Gestão Pública pela UFPB, abordou em seu Trabalho de Conclusão de Curso “Transparência e Modernização na Gestão Administrativo-Financeira da Fundação de Apoio ao IFPB: Percepções dos Impactos da Implementação de um Sistema de Gestão Integrada”, uma análise dos sistemas utilizados pela Funetec e quais seriam as possibilidades para uma atuação ainda mais efetiva.
A colaboradora da Fundação focou em uma pesquisa aplicada para analisar as melhorias que poderiam ser efetuadas ao Sistema de Gestão Integrada (SAGI), utilizado nos trâmites internos da Funetec. Ela detalhou como a Fundação, através de ajustes estratégicos, pode aprimorar seus processos e destacou que a introdução do sistema Conveniar, em fase de implementação, promete um avanço significativo, oferecendo uma melhor conciliação e automação dos processos financeiros, o que contribui diretamente para o aumento da transparência e eficiência administrativa.
A pesquisa de Darliane aponta a importância da adaptação e do suporte durante o processo de migração para o novo sistema. Segundo ela, "a gente vai conseguir alcançar um passo a mais do que a gente não estava tendo com o SAGI". A transição para o Conveniar está de acordo com as sugestões ponderadas por ela no Trabalho de Conclusão de Curso, e com isso, as novas funcionalidades mais modernas prometem simplificar processos e garantir maior eficiência nas operações da Funetec.
Esses dois TCCs refletem o impacto positivo que a Funetec tem gerado no desenvolvimento de práticas de gestão inovadoras e eficazes. As pesquisas não apenas reconhecem os avanços da Fundação, mas também contribuem para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos envolvidos.
Texto: Débora Luz
Fotos: Acervo pessoal
Edição: Ana Cláudia
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do encerramento do I Simpósio Estadual do Campo de Públicas, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento teve duração de três dias e contou com uma programação que abordou temas relacionados à Comunicação, Inovação, Tecnologia e Segurança
Foi aberto, na tarde desta segunda-feira (2), o I Simpósio Estadual do Campo de Políticas. O evento, promovido pelo Projeto Campo de Públicas do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocorre até o dia 4 de dezembro, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB
“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.” A frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi a mola propulsora de um projeto que transformou a educação da cidade de Nova Palmeira, no Cariri do estado
O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (PREAMAR-PB) finalizou uma etapa importante para a obtenção do Licenciamento Ambiental junto ao IBAMA, o que vai permitir a instalação de recifes artificiais em áreas do litoral paraibano
Desenvolvido por professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e gerenciado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marítimas (PREAMAR) foi um dos vencedores do XII Prêmio República, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933