O mundo contemporâneo tem sido marcado por um intenso processo de urbanização, no qual as cidades viáveis assumem um papel central na organização social, econômica e cultural. O “urbano” no contexto atual refere-se a tudo o que está relacionado às cidades, englobando aspectos como a arquitetura, o planejamento urbano, a vida urbana, as relações sociais e a dinâmica dos espaços.
Dessa forma envolve a definição de políticas públicas, a elaboração de planos diretores, a regulação do uso do solo, a criação de áreas verdes, a promoção da mobilidade urbana, entre outros aspectos. Tudo isso visa garantir a qualidade de vida dos habitantes, a preservação do patrimônio histórico e cultural, a eficiência dos serviços públicos e a redução das desigualdades sociais.
Para debate desses e de outros aspectos, haverá dentro da programação da Expotec2024, um painel sobre 'Cidades Viáveis e o Urbano Contemporâneo'. O referido painel será mediado pela jornalista Rejane Negreiros, da FUNETEC, e contará com a participação dos especialistas na área: André Agra, coordenador do Espaço Cidadania Digital do Tribunal de Contas da Paraíba, Expert em Inovação na Gestão Pública e em Cidades Inteligentes; Caio Mário è arquiteto com especialização em Planejamento Urbano e Gestão das Cidades e é coordenador urbano do programa João Pessoa Sustentável e Flávio Tavares, Coordenador-Geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.
O engenheiro civil André Agra, vai tratar o que se torna uma cidade viável, no sentido sustentável. A questão da necessidade de geração de prosperidade, emprego e renda, da questão do necessário desenvolvimento sócio-cultural, onde está envolvida a qualidade de vida, educação, saúde, e a questão da sustentabilidade ambiental. “Claro que eu vou dar umas pitadas também da questão dos conceitos de cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes, de governo digital, mas no sentido maior seria isso, de você gerar prosperidade, de você ter uma sustentabilidade, mas que atenda às três dimensões, de prosperidade, de desenvolvimento sócio-cultural, e de respeito e convivência pacífica e harmoniosa com o meio ambiente, isso nas mais distintas circunstâncias substâncias e saneamento ambiental, o uso e ocupação do solo, mobilidade urbana sustentável. Além de geração de renda e emprego”, destacou.
O arquiteto Caio Mário vai discorrer sobre a Habitação de Interesse Social em João Pessoa, sob a perspectiva de gênero e diversidade. “Irei falar um pouco sobre a experiência dos habitacionais do programa JP sustentável, trazendo também um pouco das propostas de inovações habitacionais nos novos conjuntos do Programa João Pessoa Sustentável”, enfatizou.
Saiba mais sobre os painelistas:
Rejane Negreiros - Jornalista com mais de 20 anos de carreira, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela UFPB, com passagens por diversas emissoras do país e ampla experiência em comunicação institucional e política.
André Agra-Graduado em Engenharia Civil, Mestre em Geotécnica e Transportes e em Ciências das Religiões pela UFPB, e Especialista em Administração em Qualidade e Produtividade. Exerceu cargos de Secretário de Obras e de Planejamento em Campina Grande. Professor de pós-graduação e Auditor do TCE/PB, onde coordena o Projeto Espaço Cidadania Digital. Foi Presidente do Conselho da Cidade e do Comitê Gestor de PPPs de Campina Grande. Autor de quatro obras publicadas, com certificações em Smart City e Auditoria Governamental.
Caio Mário - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2008), e Pós Graduação a nível de Especialização em Planejamento Urbano e Gestão das Cidades pelo Centro Universitário de João Pessoa (2017). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com atuação na Secretaria Municipal de Habitação Social e experiência na área de Regularização Fundiária. Desde de 2019 exerce a função de coordenador urbano do programa João Pessoa Sustentável, com experiência em programa de desenvolvimento urbano sustentável com recursos de financiamentos internacionais.
Flávio Tavares - Flávio Tavares é urbanista (UFPB e ETSA/US), com mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Atualmente é o Coordenador-Geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Entre 2017 e 2020 foi Secretário de Planejamento de Conde/PB. Em 2019 foi reconhecido por sua atuação na Gestão Pública com o Prêmio FNA 2019 - Arquiteto do Ano, e em 2020 teve um dos seus programas na Secretaria reconhecido como a terceira melhor iniciativa das gestões públicas municipais do Brasil com o Prêmio Muni ciência. Permeia várias organizações no ativismo urbano, destacando a rede BrCidades, o Conselho Superior de Arquitetos do IAB e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades.
A Expotec é promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, pelo Governo do estado da Paraíba e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba – Funetec - PB. A EXPOTEC conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - (NIC.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da Internet no país.
TEXTO E FOTOS: Comunicação FUNETEC e ANID
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933