Criatividade e resistência feminina são temas de desfile coletivo de moda no Festival Funetec

17/09/2025 10:02:05


O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde.

Fundado em 2019, as Niaras surgiram com o objetivo de criar e desenvolver atividades que fortaleçam o protagonismo da mulher indígena dentro da comunidade Tabajara. As coleções de moda nascem das mãos de Álvaro Tabajara, que desenha as peças de roupa e, em outra frente, a artesã Sônia Tabajara desenvolve os acessórios.

"O projeto de moda indígena descolonizada surgiu a partir de uma necessidade da gente não se identificar com a moda colonial. Então a gente pensou em uma proposta em que a gente produzisse as nossas próprias vestimentas e adicionasse nela a nossa cultura, o grafismo indígena", explica Natália Tabajara, liderança do coletivo Niaras.

Segundo ela, o coletivo teve início em 2019, a partir de um projeto de hortaliças orgânicas. A partir daí, desenvolveram outros projetos, como a foça ecológica e a produção de cerâmicas, todos produzidos pelas cerca de 50 mulheres que compõem o coletivo.

Já o grupo do IFPB é composto por mulheres dos cursos técnicos em modelagem do vestuário e design de moda. As peças são desenvolvidas a partir do projeto de descaracterização e ressignificação de vestuários, com roupas apreendidas e doadas pela Receita Federal. Roupas que poderiam ser descartadas ganham uma ressignificação contemplando a responsabilidade.

Com temas como a literatura de cordel e os vaqueiros, as alunas se inspiram e produzem peças que traduzem memórias, tradições e narrativas. Com bordados manuais e pinturas aplicadas nas peças acrescentam delicadeza e singularidade.

No desfile, estudantes dos cursos técnicos em informática a e design de moda do próprio campus são as modelos, trazendo para o palco uma experiência coletiva que une diferentes áreas e talentos em prol da arte e da moda. 

De acordo com a coordenadora do curso de moda, as peças são doadas para creches e comunidades. "O projeto é uma forma de mostrar às nossas alunas que a roupa, quando tem um trabalho autoral, ela passa a ser ainda mais valorizada. E o traço autoral pode ser feito em qualquer tipo de roupa", destaca.





MAIS NOTÍCIAS

Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

10/04/2026 10:18:52

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,



Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva



Funetec encerra participação no 3º Confep estabelecendo parcerias e fortalecendo conexões

27/03/2026 15:40:00

Reunindo representantes de 200 municípios, o evento debateu temas ligados à protagonismo feminino, comunicação pública, educação, previdência, reforma tributária e cultura



Funetec marca presença no 3º Confep com estande e reuniões estratégicas

26/03/2026 11:21:00

Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, agradeceu o convite da Famup e falou sobre a importância de fazer parte de um evento como este: “Estar aqui apresentando as soluções, que são desenvolvidas no âmbito da Funetec, relacionada



Funetec conquista certificado inédito de excelência em compras públicas

24/03/2026 20:26:37

Setor de Compras e Licitações é reconhecido por eficiência e agilidade nos processos que atendem mais de 140 projetos em todo o Brasil Pela primeira vez em seus 28 anos de história, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu o Certificado de Excelência em Compras Públicas de 2025, concedido pelo Portal de Compras Públicas