Criatividade e resistência feminina são temas de desfile coletivo de moda no Festival Funetec

17/09/2025 10:02:05


O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde.

Fundado em 2019, as Niaras surgiram com o objetivo de criar e desenvolver atividades que fortaleçam o protagonismo da mulher indígena dentro da comunidade Tabajara. As coleções de moda nascem das mãos de Álvaro Tabajara, que desenha as peças de roupa e, em outra frente, a artesã Sônia Tabajara desenvolve os acessórios.

"O projeto de moda indígena descolonizada surgiu a partir de uma necessidade da gente não se identificar com a moda colonial. Então a gente pensou em uma proposta em que a gente produzisse as nossas próprias vestimentas e adicionasse nela a nossa cultura, o grafismo indígena", explica Natália Tabajara, liderança do coletivo Niaras.

Segundo ela, o coletivo teve início em 2019, a partir de um projeto de hortaliças orgânicas. A partir daí, desenvolveram outros projetos, como a foça ecológica e a produção de cerâmicas, todos produzidos pelas cerca de 50 mulheres que compõem o coletivo.

Já o grupo do IFPB é composto por mulheres dos cursos técnicos em modelagem do vestuário e design de moda. As peças são desenvolvidas a partir do projeto de descaracterização e ressignificação de vestuários, com roupas apreendidas e doadas pela Receita Federal. Roupas que poderiam ser descartadas ganham uma ressignificação contemplando a responsabilidade.

Com temas como a literatura de cordel e os vaqueiros, as alunas se inspiram e produzem peças que traduzem memórias, tradições e narrativas. Com bordados manuais e pinturas aplicadas nas peças acrescentam delicadeza e singularidade.

No desfile, estudantes dos cursos técnicos em informática a e design de moda do próprio campus são as modelos, trazendo para o palco uma experiência coletiva que une diferentes áreas e talentos em prol da arte e da moda. 

De acordo com a coordenadora do curso de moda, as peças são doadas para creches e comunidades. "O projeto é uma forma de mostrar às nossas alunas que a roupa, quando tem um trabalho autoral, ela passa a ser ainda mais valorizada. E o traço autoral pode ser feito em qualquer tipo de roupa", destaca.





MAIS NOTÍCIAS

Funetec fortalece parcerias na Amazônia durante o encontro “IFs do Norte na COP30” em Belém

22/10/2025 14:49:57

Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)



Funetec marca presença no 8º Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília

17/10/2025 17:01:43

O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)



Dia dos Professores: Aparecida Nunes, professora desde os 17 anos, participa como coordenadora do Eixo Assistência Técnica do Cecampe/NE, iniciativa apoiada pela Funetec

15/10/2025 17:13:03

Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos   “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras



Funetec participa da cerimônia de reabertura do Cineteatro em Campina Grande; espaço contará com apoio da Fundação na gestão

14/10/2025 11:59:00

Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na  estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande



PISF II: seis Vilas Produtivas Rurais são beneficiadas com projeto de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba

10/10/2025 16:45:58

Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba