Criatividade e resistência feminina são temas de desfile coletivo de moda no Festival Funetec

17/09/2025 10:02:05


O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde.

Fundado em 2019, as Niaras surgiram com o objetivo de criar e desenvolver atividades que fortaleçam o protagonismo da mulher indígena dentro da comunidade Tabajara. As coleções de moda nascem das mãos de Álvaro Tabajara, que desenha as peças de roupa e, em outra frente, a artesã Sônia Tabajara desenvolve os acessórios.

"O projeto de moda indígena descolonizada surgiu a partir de uma necessidade da gente não se identificar com a moda colonial. Então a gente pensou em uma proposta em que a gente produzisse as nossas próprias vestimentas e adicionasse nela a nossa cultura, o grafismo indígena", explica Natália Tabajara, liderança do coletivo Niaras.

Segundo ela, o coletivo teve início em 2019, a partir de um projeto de hortaliças orgânicas. A partir daí, desenvolveram outros projetos, como a foça ecológica e a produção de cerâmicas, todos produzidos pelas cerca de 50 mulheres que compõem o coletivo.

Já o grupo do IFPB é composto por mulheres dos cursos técnicos em modelagem do vestuário e design de moda. As peças são desenvolvidas a partir do projeto de descaracterização e ressignificação de vestuários, com roupas apreendidas e doadas pela Receita Federal. Roupas que poderiam ser descartadas ganham uma ressignificação contemplando a responsabilidade.

Com temas como a literatura de cordel e os vaqueiros, as alunas se inspiram e produzem peças que traduzem memórias, tradições e narrativas. Com bordados manuais e pinturas aplicadas nas peças acrescentam delicadeza e singularidade.

No desfile, estudantes dos cursos técnicos em informática a e design de moda do próprio campus são as modelos, trazendo para o palco uma experiência coletiva que une diferentes áreas e talentos em prol da arte e da moda. 

De acordo com a coordenadora do curso de moda, as peças são doadas para creches e comunidades. "O projeto é uma forma de mostrar às nossas alunas que a roupa, quando tem um trabalho autoral, ela passa a ser ainda mais valorizada. E o traço autoral pode ser feito em qualquer tipo de roupa", destaca.





MAIS NOTÍCIAS

Do Bolsa Família à Autonomia: A História da Presidente da Associação de Mulheres da Quixaba que Inspira a presença da Funetec na COP30

13/11/2025 15:16:45

A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará   Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência



Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)



Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo

07/11/2025 12:08:47

Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor