O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde.
Fundado em 2019, as Niaras surgiram com o objetivo de criar e desenvolver atividades que fortaleçam o protagonismo da mulher indígena dentro da comunidade Tabajara. As coleções de moda nascem das mãos de Álvaro Tabajara, que desenha as peças de roupa e, em outra frente, a artesã Sônia Tabajara desenvolve os acessórios.
"O projeto de moda indígena descolonizada surgiu a partir de uma necessidade da gente não se identificar com a moda colonial. Então a gente pensou em uma proposta em que a gente produzisse as nossas próprias vestimentas e adicionasse nela a nossa cultura, o grafismo indígena", explica Natália Tabajara, liderança do coletivo Niaras.
Segundo ela, o coletivo teve início em 2019, a partir de um projeto de hortaliças orgânicas. A partir daí, desenvolveram outros projetos, como a foça ecológica e a produção de cerâmicas, todos produzidos pelas cerca de 50 mulheres que compõem o coletivo.
Já o grupo do IFPB é composto por mulheres dos cursos técnicos em modelagem do vestuário e design de moda. As peças são desenvolvidas a partir do projeto de descaracterização e ressignificação de vestuários, com roupas apreendidas e doadas pela Receita Federal. Roupas que poderiam ser descartadas ganham uma ressignificação contemplando a responsabilidade.
Com temas como a literatura de cordel e os vaqueiros, as alunas se inspiram e produzem peças que traduzem memórias, tradições e narrativas. Com bordados manuais e pinturas aplicadas nas peças acrescentam delicadeza e singularidade.
No desfile, estudantes dos cursos técnicos em informática a e design de moda do próprio campus são as modelos, trazendo para o palco uma experiência coletiva que une diferentes áreas e talentos em prol da arte e da moda.
De acordo com a coordenadora do curso de moda, as peças são doadas para creches e comunidades. "O projeto é uma forma de mostrar às nossas alunas que a roupa, quando tem um trabalho autoral, ela passa a ser ainda mais valorizada. E o traço autoral pode ser feito em qualquer tipo de roupa", destaca.
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 promoveu, neste sábado (13), a grande final do Hackathon, uma maratona de programação que desafiou estudantes e startups a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras com foco em sustentabilidade e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933