A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e presidenta do Conselho Curador da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Mary Roberta, concedeu entrevista ao MangabaCast nessa segunda-feira (20). O terceiro episódio do MagabaCast, apresentado pelo jornalista Adelton Alves, também contou com a participação do superintendente da Fundação, Anselmo Castilho, que destacou a gestão de 54 projetos do IFPB vinculados ao ensino, pesquisa, extensão e inovação tem seus recursos geridos pela Funetec.
“A Funetec hoje administra e apoia 159 projetos, dos quais 54 são em parceria com o IFPB e são geridos para esses projetos mais de 33 milhões de reais”, informou o superintendente Anselmo Castilho, que lembrou os 25 anos da Fundação de Apoio ao IFPB.
No início do bate-papo, Mary Roberta ressaltou a importância do IFPB há 25 anos contar com o apoio da Funetec:
“A Fundação de Apoio permite a realização de nossos projetos e permite que nós possamos contribuir com o desenvolvimento de outras instituições porque hoje a nossa fundação atende outros institutos federais e outras universidades federais e também outras instituições de pesquisas para o desenvolvimento de estados e municípios tanto na ciência, tecnologia e inovação, mas também nos processos administrativos fazendo funcionar sistemas importantes administrativos, governamentais de várias formas e, inclusive, empresa”, destacou a reitora do IFPB, Mary Roberta.
No terceiro episódio da série de podcasts sobre as ações da Funetec, Mary Roberto falou sobre o propósito da atual gestão do IFPB retomar o projeto intitulado “Mulheres Mil”. A ideia é beneficiar as mulheres da Paraíba através da oferta de cursos que contemplam desde a alfabetização, nivelamento, qualificação e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto prevê a criação de cooperativas orientadas e monitoradas pelo IFPB.
Mary Roberta lembrou que neste ano, o IFPB completa 114 anos. Atualmente o instituto está presente em todas as regiões do estado da Paraíba com 21 campi instalados em 19 cidades e mais um Polo de Inovação.
“Dentro da estrutura do IFPB nós temos cinco pró-reitorias. Dessas, a Pró-Reitoria de Extensão; a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; e a Pró-Reitoria de Ensino que trabalham diretamente com a Funetec. E agora, com o nosso Polo de Inovação e Polo Embrapii, nós ampliamos mais ainda essa parceria.
Ainda durante a entrevista, a reitora Mary Roberta e o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, falaram sobre os projetos vinculados à tecnologia e inovação que envolvem pesquisadores e bolsistas do IFPB e a importância das parcerias com as empresas que recebem incentivos fiscais através da Lei de Informática.
A reitora Mary Roberta, que também preside o Conselho Curador da Funetec, também destacou a importância da fundação do Instituto Federal da Paraíba também apoiar projetos desenvolvidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o IF de Sergipe, o IF do Maranhão, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unilab).
A entrevista completa pode ser conferida através do canal do MangabaCast no You Tube.
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a responsabilidade social. Neste ano, a nossa tradicional ação do Bazar Solidário ganhou um reforço de peso: a doação de 300 quilos de alimentos arrecadados durante o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura
Acordo firmado durante celebração dos 116 anos do Instituto Federal vai conectar estudantes a desafios reais do saneamento básico por meio de capacitação tecnológica. Nesta sexta-feira (26), durante as celebrações dos 116 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) formalizou um Acordo de Parceria em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com o Polo de Inovação do IFPB e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA)
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933