
O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, participou na Assembleia Legislativa da Paraíba da sessão solene para outorga da Medalha Darcy Ribeiro a presidente do Conselho Curador da Fundação e reitora do IFPB, professora Dra. Mary Roberta Meire Marinho. A solenidade dessa quarta-feira (8) também foi marcada pela entrega da Medalha Empreendedor José Carlos da Silva Júnior a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins.
Ao anunciar a entrega da medalha à reitora e presidente do Conselho Curador da Funetec, a deputada estadual Danielle do Vale ressaltou o trabalho desenvolvido pela gestora Mary Roberta na área da educação e como dirigente do Instituto Federal da Paraíba. “Mary Roberta tem conduzido o IFPB com excelência, e esta medalha é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ela na área da educação em nosso Estado”, afirmou.
Após receber a comenda Darcy Ribeiro, a presidente do Conselho Curador da Funetec, a reitora Mary Roberta discursou na tribuna, considerando uma grande responsabilidade receber uma comenda que leva o nome do educador Darcy Ribeiro. “Este brilhante intelectual mineiro, antropólogo, etimólogo, educador, escritor e político que há 26 anos nos deixou. Mas ficou seu legado e exemplos”.
A homenagem à reitora Mary Roberta e a primeira-dama Ana Maria Lins marcou a sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na foto, as homenageadas são recepcionadas pelo superintendente da Fundação de Apoio e pelas representantes do Governo do Estado, Defensoria Pública da Paraíba, UEPB e pró-reitores do IFPB.
Na foto, da direita para a Esquerda: Madalena Abrantes, Ana Maria Lins, Marta Simone, Lídia Moura, Keitiana de Souza, Mary Roberta, Anselmo Castilho e Cristina Santos.
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933