Funetec apoia projeto CODE em João Pessoa: Estudantes receberão 300 reais para aprender criação de aplicativos


03/03/2023 00:00:00

Integrar o ensino de programação de computadores nas escolas da rede municipal de ensino. Esse é o objetivo do CODE (Codificar para Desenvolver) que tem o apoio administrativo e operacional da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) através de parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O projeto oferta 11 mil vagas para os alunos do 6º ao 9º das escolas públicas do município e foi lançado nessa quinta-feira (02) no auditório do CAM/PMJP.
Na solenidade de lançamento do CODE, o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, ressaltou a importância da parceira entre a Fundação de Apoio, a Prefeitura de João Pessoa e o IFPB.
“Esse programa é muito importante porque oferece aos estudantes do 6º ao 9º ano um conhecimento mais profundo sobre a produção dos programas de computador e aplicativos para smartpfones”, afirmou Anselmo Castilho.
O CODE pretende incluir todos os estudantes de 8° e 9° ano. Eles terão acesso a aulas de programação no contraturno escolar e mil deles poderão atuar também como monitores, recebendo bolsa mensal de R$ 300. A seleção destes monitores ocorre com base nas notas obtidas nas disciplinas de português e matemática. 
Para supervisionar os grupos de alunos e seus monitores também passarão por processo de seleção 200 tutores. O projeto também conta com a colaboração dos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação a participação de seis Coordenadores Pedagógicos com mestrado ou doutorado.
Durante a cerimônia de lançamento do projeto CODE, o prefeito Cícero Lucena destacou que este momento é fruto de um trabalho de estruturação tecnológica nas escolas da rede municipal.
“Este é um dia que marca em definitivo a história da educação pública de João Pessoa, que eleva o compromisso do poder público com suas crianças e que vai impactar de forma definitiva a vida e o futuro delas”, declarou Cícero Lucena.
Já a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, dirigindo-se aos jovens estudantes, pediu ficassem de pé, para serem homenageados, trazendo para eles uma mensagem de otimismo para o futuro: “Vocês não fazem ideia do quanto poderão contribuir para o futuro da humanidade e do mundo”.





MAIS NOTÍCIAS

Educação

Órgãos de controle e parceiros institucionais celebram nova fase da Funetec durante encontro nacional

Os debates foram em torno da inovação jurídica e tributária e contaram com os maiores nomes do Direito Fundacional no Brasil Procuradores de todo o país, reitores e autoridades de órgãos de controle se reuniram em João Pessoa em um encontro histórico que comprovou: após quase três anos de uma gestão focada em governança e transparência, a relação da Funetec com as instituições fiscalizadoras e parceiras está melhor do que nunca! A Funetec completou 29 anos em abril

Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026 movimenta João Pessoa com inovação jurídica e valorização cultural

Realizado pela Funetec, o maior evento do setor de fundações de apoio reuniu especialistas de todo o país no Theatro Santa Roza, unindo segurança jurídica e pertencimento à história paraibana Foi com a missão de construir segurança jurídica, mas também de celebrar cultura e pertencimento, que a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, o Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026

29 anos da Funetec: a Fundação genuinamente paraibana que conquistou o Brasil

  Nascida nos corredores do IFPB, a Funetec transformou o sonho de 48 instituidores em uma referência nacional de gestão de projetos  Tudo começou em uma pequena papelaria dentro da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Meio Ambiente

Semana da Caatinga reúne instituições em defesa do bioma em Picuí

Evento realizado pela Funetec abre caminho para a discussão de soluções de preservação do ecossistema exclusivamente brasileiro   A I Semana da Caatinga – Reserva Particular Olho D’Água das Onças foi aberta na manhã desta sexta-feira (24), na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano

Notícia

Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,