Funetec apoia projeto CODE em João Pessoa: Estudantes receberão 300 reais para aprender criação de aplicativos

03/03/2023 00:00:00


Integrar o ensino de programação de computadores nas escolas da rede municipal de ensino. Esse é o objetivo do CODE (Codificar para Desenvolver) que tem o apoio administrativo e operacional da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) através de parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O projeto oferta 11 mil vagas para os alunos do 6º ao 9º das escolas públicas do município e foi lançado nessa quinta-feira (02) no auditório do CAM/PMJP.
Na solenidade de lançamento do CODE, o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, ressaltou a importância da parceira entre a Fundação de Apoio, a Prefeitura de João Pessoa e o IFPB.
“Esse programa é muito importante porque oferece aos estudantes do 6º ao 9º ano um conhecimento mais profundo sobre a produção dos programas de computador e aplicativos para smartpfones”, afirmou Anselmo Castilho.
O CODE pretende incluir todos os estudantes de 8° e 9° ano. Eles terão acesso a aulas de programação no contraturno escolar e mil deles poderão atuar também como monitores, recebendo bolsa mensal de R$ 300. A seleção destes monitores ocorre com base nas notas obtidas nas disciplinas de português e matemática. 
Para supervisionar os grupos de alunos e seus monitores também passarão por processo de seleção 200 tutores. O projeto também conta com a colaboração dos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação a participação de seis Coordenadores Pedagógicos com mestrado ou doutorado.
Durante a cerimônia de lançamento do projeto CODE, o prefeito Cícero Lucena destacou que este momento é fruto de um trabalho de estruturação tecnológica nas escolas da rede municipal.
“Este é um dia que marca em definitivo a história da educação pública de João Pessoa, que eleva o compromisso do poder público com suas crianças e que vai impactar de forma definitiva a vida e o futuro delas”, declarou Cícero Lucena.
Já a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, dirigindo-se aos jovens estudantes, pediu ficassem de pé, para serem homenageados, trazendo para eles uma mensagem de otimismo para o futuro: “Vocês não fazem ideia do quanto poderão contribuir para o futuro da humanidade e do mundo”.





MAIS NOTÍCIAS

Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba



Do Bolsa Família à Autonomia: A História da Presidente da Associação de Mulheres da Quixaba que Inspira a presença da Funetec na COP30

13/11/2025 15:16:45

A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará   Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência



Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)