O maior programa de cursos gratuitos de especialização para técnicos de enfermagem do país foi o assunto principal do podcast MangabaCast, dessa quinta-feira (23), apresentado pelo jornalista Adelton Alves com as participações do superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e da diretora do Centro Profissional e Tecnológico (CPT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Pós-Tec Enfermagem, a professora doutora Soraya Adriano.
Na abertura do segundo episódio da série de podcasts, Anselmo Castilho ressaltou o trabalho da Funetec em prol dos projetos que beneficiam diversos segmentos sociais e a necessidade de dialogar com a sociedade e divulgar os resultados das parcerias institucionais que viabilizam a execução de programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Para tratar sobre o Pós-Tec Enfermagem, a Funetec convidou a coordenadora do programa e diretora do CPT da UFPB, professora doutora Soraya Adriano, que falou sobre a necessidade de qualificação profissional para os técnicos em enfermagem de todo o país. “Nós fomos procurados pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) com a proposta de fazermos essa especialização justamente porque foi detectada a necessidade de os técnicos em enfermagem serem qualificados em determinadas especialidades”, explicou.
Na oportunidade, Anselmo Castilho destacou a dimensão do programa empreendido pelo Cofen. “Nós temos um desafio tremendo. A Funetec e a UFPB têm a responsabilidade, numa parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, de qualificar 50 mil técnicos em enfermagem nos próximos cinco anos”, enfatizou o superintendente da Funetec.
O Pós-Tec é voltado para técnicos de enfermagem registrados nos Conselhos Regionais de Enfermagem e que tenham vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde, haja vista que as atividades práticas serão realizadas no local de atuação do técnico em enfermagem, enquanto o conteúdo teórico será promovido em formato virtual, por meio da plataforma AVA, pelo CPT-ETS da UFPB.
“É um programa inovador. Hoje tivemos mais de 85 mil inscritos concorrendo a cinco mil vagas. Nesse primeiro semestre ofertamos cinco mil vagas e no segundo semestre mais cinco mil vagas”, destacou Dra. Soraya Adriano. O resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de março e o período de matrículas será entre os dias 14 e 16 de março.
A coordenadora do programa também explicou que os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e poderão optar por um dos cinco cursos de especialização técnica de nível médio ofertados na modalidade à distância: Cuidados ao paciente crítico adulto, Cuidado ao paciente crítico neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e Cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva.
Para viabilizar a realização dos cursos gratuitos para os técnicos em enfermagem, o Cofen vai investir R$ 30 milhões no período de cinco anos. Os recursos serão geridos pela Funetec exclusivamente para execução do Pós-Tec Enfermagem. “Nós somos uma fundação de apoio autorizada pelo Conselho Universitário da UFPB para atuar e estamos recepcionando esses recursos e atuando em favor do projeto. E nós atuamos a partir das demandas que o próprio projeto vai nos solicitar”, explicou Anselmo Castilho.
Uma das demandas apresentadas pelo CPT à Fundação de Apoio é a seleção de profissionais de diversas áreas do conhecimento que irão atuar na execução do programa. “com a Funetec, nós estamos fazendo a seleção dos profissionais da equipe multidisciplinar que irá atuar no programa. Então nós estamos fazendo seleção para tutor, mediador, para design institucional, secretários, entre outros”, informou Dra. Soraya.
Ainda durante o podcast, Dra. Soraya falou sobre a importância da Funetec apoiar o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse é mais um projeto exitoso realizado pelo Centro Profissional e Tecnológico da UFPB junto ao Colégio Agrícola Vital de Negreiros, localizado na cidade de Bananeiras.
Neste ano, a Funetec apresenta uma série de 12 episódios do podcasts sobre temas relacionados a ciência, tecnologia e inovação. Os dois primeiros episódios apresentados nos dias 30 de janeiro e 23 de fevereiro estão disponíveis no canal do MangabaCast no YouTube.
Fonte: Ascom Funetec-PB
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a responsabilidade social. Neste ano, a nossa tradicional ação do Bazar Solidário ganhou um reforço de peso: a doação de 300 quilos de alimentos arrecadados durante o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura
Acordo firmado durante celebração dos 116 anos do Instituto Federal vai conectar estudantes a desafios reais do saneamento básico por meio de capacitação tecnológica. Nesta sexta-feira (26), durante as celebrações dos 116 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) formalizou um Acordo de Parceria em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com o Polo de Inovação do IFPB e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA)
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933