
O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, participou da solenidade de posse de Frei Anastácio no cargo de secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba. A cerimônia ocorreu nessa terça-feira (07) no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (Fetag-PB), em João Pessoa.
O evento também foi prestigiado pela reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, e pelo pró-reitor de Extensão, Nicácio Lopes, entre outros professores do instituto federal de ensino, além de representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
“A Funetec esteve presente nesta solenidade para prestigiar a posse do secretário Frei Anastácio e exaltar a possibilidade das relações institucionais futuras entre a Extensão do IFPB, a Secretaria de Agricultura Familiar e a Fundação de Apoio à execução de projetos científicos, frutos dessa relação”, enfatizou Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
O novo secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Frei Anastácio, passa a comandar a secretaria ao lado de Bivar Duda, que também foi empossado como secretário executivo da pasta. As nomeações foram publicadas pelo governador João Azevedo no Diário Oficial do Estado de 1º de fevereiro de 2023.
Durante discurso de posse, Frei Anastácio reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Paraíba.
“Reitero meu compromisso em defesa do fortalecimento da agricultura familiar, ao lado dos movimentos sociais do campo, dos sindicatos rurais, dascooperativas e associações”, disse.
Frei Anastácio foi deputado federal, após quatro mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele também acumula a experiência de superintendente regional do Incra/PB e é um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Fonte: Ascom Funetec-PB
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933