
A mudança reforça compromisso com a inovação e aprimoramento de processos internos e externos.
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) deu início a um processo estratégico de migração de seu sistema operacional, substituindo o antigo Sagi pelo Conveniar. A mudança, que já está em fase de implementação, reflete a busca contínua da instituição por modernização, agilidade e transparência em suas operações.
Atualmente, das quase 100 fundações filiadas ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES, 60 utilizam o sistema operacional Conveniar.
De acordo com o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, o Conveniar foi escolhido por sua capacidade de integrar ferramentas avançadas de gestão, automatizar tarefas repetitivas e oferecer uma experiência mais intuitiva para colaboradores e usuários. O sistema promete simplificar processos administrativos, desde o cadastro de projetos até a prestação de contas, além de garantir maior segurança no armazenamento de dados.
“Essa é uma das principais dores que a gente observou assim que a gente chegou aqui na Fundação. A falta de um sistema que seja mais moderno, atualizado, condizente com a modernização dos sistemas de gestão que a gente tem observado recentemente e que, sobretudo, organiza as atividades da Fundação no formato de gestão de processos e procedimentos, que atenda às exigências e aos parâmetros de transparência, de disponibilização dos dados, tanto para nós, que funcionamos aqui internamente, de modo operacional, quanto para os coordenadores, os próprios clientes da Funetec”, declarou o superintendente.
A transição ocorre de forma gradual desde o final de 2024, com apresentação de diagnóstico, treinamentos para as equipes e suporte técnico especializado, visando minimizar impactos no dia a dia operacional. Marcos Vinícius da Silva Estevão, consultor do Conveniar, e um dos responsáveis pelo treinamento dos colaboradores da Funetec está otimista com relação aos prazos dessa transição.
“A previsão para a gente iniciar a migração propriamente dita com os projetos pilotos é para a próxima quarta-feira. Serão seis projetos que vão estar aptos para que os coordenadores e suas equipes iniciem as operações via Conveniar, ou seja, os registros de todas as suas requisições através do Conveniar. À medida que a equipe Funetec e também os coordenadores e suas equipes forem ganhando maturidade, domínio e os demais projetos também forem sendo atualizados, a gente vai aumentar essa escala de maneira gradativa. O nosso objetivo é que, em janeiro de 2026, todos os projetos Funetec já estejam 100% operando no Conveniar,” projetou Vinícius.
TREINAMENTO INAUGURAL – Agora, no início dessa fase final de implantação, alguns projetos ficarão nos dois sistemas. Por isso, na quarta-feira (14), seis coordenadores fazem o treinamento inaugural. "Toda a nossa metodologia, quando a gente envolve, insere o coordenador na operação, é surpreender apresentando a eles os benefícios do Portal do Coordenador. É claro que a resistência é inerente à mudança, a gente sabe que tem um estranhamento. Mas o coordenador pode ficar bem tranquilo porque a interface é muito simples, ela é muito autodidata, e o coordenador vai ter o apoio da equipe da Funetec e de toda a Conveniar. A minha expectativa é muito positiva, disse Marcus Vinícius.
POR QUE MIGRAR? - O Sagi, utilizado por anos pela Funetec, foi fundamental em etapas anteriores da instituição, mas as demandas por celeridade e integração com novas tecnologias exigiam uma atualização. O Conveniar surge como solução para: automatizar fluxos de trabalho (reduzindo erros manuais); facilitar o acesso remoto a serviços e garantir conformidade com normas de transparência e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.
“O Conveniar é um sistema que já é adotado por mais de 60 fundações pelo Brasil. Nós observamos bastante o mercado nesse sentido. Percebemos que eles estão sempre disponíveis e participando do ecossistema, dos eventos, dos encontros. Eles passam muita confiança no produto deles e, por isso, coletando feedbacks de outras fundações que também já utilizam, nós optamos por experimentar o Conveniar e eu tenho visto que o processo, mesmo antes da implantação 100% do sistema, já tem gerado boas perspectivas e inquietações aqui de melhoria nos procedimentos da Fundação,” concluiu Rodrigo Barreto.
Sobre a Funetec
Com mais de 28 anos de atuação, a Funetec é referência no gerenciamento administrativo financeiro de projetos nas área de: educação, tecnologia, meio ambiente e cultura, viabilizando iniciativas que conectam ensino, pesquisa e sociedade. A modernização do sistema operacional reforça seu posicionamento como entidade inovadora no terceiro setor.
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Em sua primeira parceria no estado do Acre, a Fundação levou sua expertise em projetos de inovação para um dos principais eventos de CT&I da região Norte, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico sustentável. A Fundação de Educação Tecnológica e Cultura da Paraíba (Funetec) alcançou um marco significativo em sua expansão nacional ao participar de um evento no estado do Acre
Reunião realizada nesta quarta-feira (10) destacou a solidez financeira e administrativa da Fundação. Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), na sede da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Conselho Curador aprovou, por unanimidade, o Plano de Trabalho e a Proposta Orçamentária para o exercício de 2026
O auditório da Escola Serafina Ribeiro foi o local escolhido pela Prefeitura Municipal de Gurinhém para sediar a 3ª Audiência Pública do Plano Diretor. A iniciativa conta com a gestão da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e tem como objetivo apresentar à população as ações de desenvolvimento econômico local, acesso a moradia de qualidade e melhoria da mobilidade urbana
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933