Funetec inicia migração para novo sistema operacional em busca de eficiência e modernização

09/05/2025 16:18:11


A mudança reforça compromisso com a inovação e aprimoramento de processos internos e externos.

 

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) deu início a um processo estratégico de migração de seu sistema operacional, substituindo o antigo Sagi pelo Conveniar. A mudança, que já está em fase de implementação, reflete a busca contínua da instituição por modernização, agilidade e transparência em suas operações.

Atualmente, das quase 100 fundações filiadas ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES, 60 utilizam o sistema operacional Conveniar.

De acordo com o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, o Conveniar foi escolhido por sua capacidade de integrar ferramentas avançadas de gestão, automatizar tarefas repetitivas e oferecer uma experiência mais intuitiva para colaboradores e usuários. O sistema promete simplificar processos administrativos, desde o cadastro de projetos até a prestação de contas, além de garantir maior segurança no armazenamento de dados. 

“Essa é uma das principais dores que a gente observou assim que a gente chegou aqui na Fundação. A falta de um sistema que seja mais moderno, atualizado, condizente com a modernização dos sistemas de gestão que a gente tem observado recentemente e que, sobretudo, organiza as atividades da Fundação no formato de gestão de processos e procedimentos, que atenda às exigências e aos parâmetros de transparência, de disponibilização dos dados, tanto para nós, que funcionamos aqui internamente, de modo operacional, quanto para os coordenadores, os próprios clientes da Funetec”, declarou o superintendente.

A transição ocorre de forma gradual desde o final de 2024, com apresentação de diagnóstico, treinamentos para as equipes e suporte técnico especializado, visando minimizar impactos no dia a dia operacional. Marcos Vinícius da Silva Estevão, consultor do Conveniar, e um dos responsáveis pelo treinamento dos colaboradores da Funetec está otimista com relação aos prazos dessa transição.

“A previsão para a gente iniciar a migração propriamente dita com os projetos pilotos é para a próxima quarta-feira. Serão seis projetos que vão estar aptos para que os coordenadores e suas equipes iniciem as operações via Conveniar, ou seja, os registros de todas as suas requisições através do Conveniar. À medida que a equipe Funetec e também os coordenadores e suas equipes forem ganhando maturidade, domínio e os demais projetos também forem sendo atualizados, a gente vai aumentar essa escala de maneira gradativa. O nosso objetivo é que, em janeiro de 2026, todos os projetos Funetec já estejam 100% operando no Conveniar,” projetou Vinícius.

TREINAMENTO INAUGURALAgora, no início dessa fase final de implantação, alguns projetos ficarão nos dois sistemas. Por isso, na quarta-feira (14), seis coordenadores fazem o treinamento inaugural. "Toda a nossa metodologia, quando a gente envolve, insere o coordenador na operação, é surpreender apresentando a eles os benefícios do Portal do Coordenador. É claro que a resistência é inerente à mudança, a gente sabe que tem um estranhamento. Mas o coordenador pode ficar bem tranquilo porque a interface é muito simples, ela é muito autodidata, e o coordenador vai ter o apoio da equipe da Funetec e de toda a Conveniar. A minha expectativa é muito positiva, disse Marcus Vinícius.

POR QUE MIGRAR?  - O Sagi, utilizado por anos pela Funetec, foi fundamental em etapas anteriores da instituição, mas as demandas por celeridade e integração com novas tecnologias exigiam uma atualização. O Conveniar surge como solução para: automatizar fluxos de trabalho (reduzindo erros manuais); facilitar o acesso remoto a serviços e garantir conformidade com normas de transparência e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD. 

“O Conveniar é um sistema que já é adotado por mais de 60 fundações pelo Brasil. Nós observamos bastante o mercado nesse sentido. Percebemos que eles estão sempre disponíveis e participando do ecossistema, dos eventos, dos encontros. Eles passam muita confiança no produto deles e, por isso, coletando feedbacks de outras fundações que também já utilizam, nós optamos por experimentar o Conveniar e eu tenho visto que o processo, mesmo antes da implantação 100% do sistema, já tem gerado boas perspectivas e inquietações aqui de melhoria nos procedimentos da Fundação,” concluiu Rodrigo Barreto.

Sobre a Funetec 

Com mais de 28 anos de atuação, a Funetec é referência no gerenciamento administrativo financeiro de projetos nas área de: educação, tecnologia, meio ambiente e cultura, viabilizando iniciativas que conectam ensino, pesquisa e sociedade. A modernização do sistema operacional reforça seu posicionamento como entidade inovadora no terceiro setor. 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"



Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba