
Criado para fomentar e incentivar a cultura no estado da Paraíba, o Programa Birôs Criativos inicia nesta semana uma série de oficinas de capacitação de elaboração de projetos para artistas e produtores culturais pelo interior do estado. A iniciativa vai contemplar as cidades de São José do Brejo do Cruz, Uiraúna e Brejo do Cruz, no sertão.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), a capacitação itinerante é realizada em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com o apoio operacional da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec).
Dividido em 12 regionais, o intuito do Programa é ensinar os participantes a montar portfólio, inscrever projetos em editais e entender tudo sobre a prestação de contas de acordo com os editais disponíveis. Nesta nova fase, as oficinas serão voltadas exclusivamente para a capacitação dos produtores para o próximo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que será lançado pelo governo do estado, por meio da Secult-PB.
Sob a instrução de especialistas, cada encontro tem duração de quatro horas. Os participantes aprendem na prática como elaborar um projeto e o passo a passo do preenchimento no formulário do sistema dos editais, que é a plataforma Prosas.
“Iniciamos essa nova etapa do Programa com uma série de oficinas que devem percorrer três cidades da Paraíba com o intuito de levar conhecimento e capacitação gratuita para produtores, fazedores de arte e artistas que não têm a oportunidade de vir à capital para participar desses encontros. Nosso objetivo é preparar as pessoas que fazem parte desse ecossistema para que a arte e a cultura sejam cada vez mais valorizadas”, disse Jamil Richene, Gerente Executivo de Fomento à Economia Criativa da Secult-PB.

A previsão para 2026 é o lançamento de 12 novos editais, que totalizam mais de R$ 26 milhões em recursos destinados ao fomento da cultura da Paraíba, por meio do fomento da política nacional Aldir Blanc.
Confira a agenda de encontro do Programa:
Uiraúna
Local: Câmara de Vereadores
Data: 20/01/2026
Hora: 19h
Produtor: Rafael Formiga
Regional: 9ª
São José do Brejo do Cruz
Local: Câmara dos Vereadores
Data: 20/01/2026
Hora: 19h
Produtor: Genaldo Lima
Regional: 8 regional
Brejo do Cruz
Local: Auditório Delanice Ribeiro
Data: 21/01/2026
Hora: 19h
Produtor: Genaldo Lima
Regional: 8 Regional
TEXTO: Renato Britto
FOTOS: Joilson Custódio (Produtor Cultural)
Em Sousa, programa de formação política da Funetec, IFPB e MDHC dá voz e ferramentas de cidadania aos idosos Calon, fixos em um território marcado pelo abandono e estigmas. Longe dos estereótipos de nômades, os Calon de Sousa, na Paraíba, estão enraizados há mais de quatro décadas no mesmo território, formando a maior comunidade cigana da América Latina
Na tarde desta sexta-feira (16), o superintendente Rodrigo Barreto convocou os colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), para participarem da 1ª reunião geral de 2026, com o intuito de dar boas-vindas aos novos contratados, anunciar a nova política de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente e comunicar a promoção de seis profissionais
A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) foi convidada para participar do encontro com empresários e lideranças de João Pessoa, promovido pelo Hub Farol Digital e o Instituto de Tecnologia (FIT), para apresentar o Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT)
O ano de 2026 começou com importantes novidades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). Entre elas, destaca-se o anúncio do contador Kleber Sousa como novo Diretor Administrativo e Financeiro, movimento que marca uma etapa estratégica de reestruturação e fortalecimento institucional planejada pela Fundação para este novo ciclo
Ela mora na Comunidade Cigana Calon, em Sousa (PB), no Sertão paraibano, e está no último período do curso de Educação Física Nascida na maior comunidade cigana da América Latina, localizada no município de Sousa (PB), Natalia Figueiredo, de 25 anos, é a primeira pessoa da sua família a ter acesso ao ensino superior público
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933