
Criado para fomentar e incentivar a cultura no estado da Paraíba, o Programa Birôs Criativos inicia nesta semana uma série de oficinas de capacitação de elaboração de projetos para artistas e produtores culturais pelo interior do estado. A iniciativa vai contemplar as cidades de São José do Brejo do Cruz, Uiraúna e Brejo do Cruz, no sertão.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), a capacitação itinerante é realizada em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com o apoio operacional da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec).
Dividido em 12 regionais, o intuito do Programa é ensinar os participantes a montar portfólio, inscrever projetos em editais e entender tudo sobre a prestação de contas de acordo com os editais disponíveis. Nesta nova fase, as oficinas serão voltadas exclusivamente para a capacitação dos produtores para o próximo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que será lançado pelo governo do estado, por meio da Secult-PB.
Sob a instrução de especialistas, cada encontro tem duração de quatro horas. Os participantes aprendem na prática como elaborar um projeto e o passo a passo do preenchimento no formulário do sistema dos editais, que é a plataforma Prosas.
“Iniciamos essa nova etapa do Programa com uma série de oficinas que devem percorrer três cidades da Paraíba com o intuito de levar conhecimento e capacitação gratuita para produtores, fazedores de arte e artistas que não têm a oportunidade de vir à capital para participar desses encontros. Nosso objetivo é preparar as pessoas que fazem parte desse ecossistema para que a arte e a cultura sejam cada vez mais valorizadas”, disse Jamil Richene, Gerente Executivo de Fomento à Economia Criativa da Secult-PB.

A previsão para 2026 é o lançamento de 12 novos editais, que totalizam mais de R$ 26 milhões em recursos destinados ao fomento da cultura da Paraíba, por meio do fomento da política nacional Aldir Blanc.
Confira a agenda de encontro do Programa:
Uiraúna
Local: Câmara de Vereadores
Data: 20/01/2026
Hora: 19h
Produtor: Rafael Formiga
Regional: 9ª
São José do Brejo do Cruz
Local: Câmara dos Vereadores
Data: 20/01/2026
Hora: 19h
Produtor: Genaldo Lima
Regional: 8 regional
Brejo do Cruz
Local: Auditório Delanice Ribeiro
Data: 21/01/2026
Hora: 19h
Produtor: Genaldo Lima
Regional: 8 Regional
TEXTO: Renato Britto
FOTOS: Joilson Custódio (Produtor Cultural)
No Dia Mundial da Justiça Social, a Fundação reforça o compromisso com a equidade por meio do gerenciamento de políticas públicas que geram autonomia e dignidade Nesta sexta-feira (20), celebra-se o Dia Mundial da Justiça Social. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data nos convoca a um olhar crítico sobre os alicerces que sustentam a vida em sociedade
O ano de 2026 começou com muitas novidades na Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e uma delas é o Kick Off presencial, iniciativa estratégica para que coordenadores de projetos conheçam a equipe técnica da Fundação e, principalmente, para que o Plano de Trabalho saia do papel e ganhe “vida”
No dia dedicado a igualdade de gênero na Ciência, a pesquisadora paraibana Francilene Procópio Garcia reforça a importância da presença feminina para um futuro científico mais diverso e inovador O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015
Com um tempo médio de 20 dias desde a solicitação até a conclusão, o setor tem preservado a eficácia na entrega dos resultados, por meio de estratégias para a automação dos processos Responsável pelas aquisições de insumos destinados à manutenção dos projetos, o setor de Compras e Licitações da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), encerrou o ano de 2025 destacando-se pelo crescimento, eficiência e desempenho nas compras em relação ao ano anterior
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933