O que está procurando?

Birôs Criativos: ciclo 2 do Programa realiza capacitação no sertão da Paraíba


19/01/2026 15:55:23

Criado para fomentar e incentivar a cultura no estado da Paraíba, o Programa Birôs Criativos inicia nesta semana uma série de oficinas de capacitação de elaboração de projetos para artistas e produtores culturais pelo interior do estado. A iniciativa vai contemplar as cidades de São José do Brejo do Cruz, Uiraúna e Brejo do Cruz, no sertão.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), a capacitação itinerante é realizada em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com o apoio operacional da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec).

Dividido em 12 regionais, o intuito do Programa é ensinar os participantes a montar portfólio, inscrever projetos em editais e entender tudo sobre a prestação de contas de acordo com os editais disponíveis. Nesta nova fase, as oficinas serão voltadas exclusivamente para a capacitação dos produtores para o próximo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que será lançado pelo governo do estado, por meio da Secult-PB. 

Sob a instrução de especialistas, cada encontro tem duração de quatro horas. Os participantes aprendem na prática como elaborar um projeto e o passo a passo do preenchimento no formulário do sistema dos editais, que é a plataforma Prosas.

“Iniciamos essa nova etapa do Programa com uma série de oficinas que devem percorrer três cidades da Paraíba com o intuito de levar conhecimento e capacitação gratuita para produtores, fazedores de arte e artistas que não têm a oportunidade de vir à capital para participar desses encontros. Nosso objetivo é preparar as pessoas que fazem parte desse ecossistema para que a arte e a cultura sejam cada vez mais valorizadas”, disse Jamil Richene, Gerente Executivo de Fomento à Economia Criativa da Secult-PB.

A previsão para 2026 é o lançamento de 12 novos editais, que totalizam mais de R$ 26 milhões em recursos destinados ao fomento da cultura da Paraíba, por meio do fomento da política nacional Aldir Blanc.

Confira a agenda de encontro do Programa:

Uiraúna 

Local: Câmara de Vereadores 

Data: 20/01/2026

Hora: 19h

Produtor: Rafael Formiga 

Regional: 9ª

 

São José do Brejo do Cruz

Local: Câmara dos Vereadores

Data: 20/01/2026

Hora: 19h

Produtor: Genaldo Lima

Regional: 8 regional

 

Brejo do Cruz

Local: Auditório Delanice Ribeiro

Data: 21/01/2026

Hora: 19h

Produtor: Genaldo Lima

Regional: 8 Regional

 

TEXTO: Renato Britto

FOTOS: Joilson Custódio (Produtor Cultural) 

 





MAIS NOTÍCIAS

Notícia

Funetec, Farol Digital e Prefeitura de Patos unem forças pela inovação e assinam Acordo de Cooperação Técnica

Uma parceria inédita entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Ecossistema Farol Digital e a Prefeitura Municipal de Patos foi firmada após os representantes dos órgãos assinarem um Acordo de Cooperação Técnica que tem como objetivo o fomento do ambiente de inovação e o apoio às startups sediadas no município de Patos

Notícia

Funetec e Assifpb retomam parceria para arrecadação de donativos destinados ao Bazar da Solidariedade

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e a Associação dos Servidores do Instituto Federal da Paraíba (Assifpb) retomaram a parceria para a arrecadação de donativos destinados à 13ª edição do Bazar da Solidariedade

Notícia

Funetec apresenta sua expertise para coordenadores e pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da UFPB

Na manhã desta quinta-feira (17), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) esteve presente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para uma apresentação institucional de suas atividades como Fundação de Apoio.  Representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pelo diretor administrativo e financeiro, Kleber Sousa, a Funetec participou do evento a convite da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN)

Notícia

Funetec e IFMS fortalecem parceria para ampliar projetos de impacto em Mato Grosso do Sul

Dirigentes da Funetec reuniram-se com a reitora do IFMS, em Campo Grande