
O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, assinou o acordo de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O termo de cooperação técnica e científica assegura a execução do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinha da Paraíba (Preamar), que prevê a instalação de recifes artificias marinhos e restauração ecológica de corais no litoral paraibano. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (17) na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.
“Nós assinamos essa parceria hoje com o Governo do Estado, através da Cinep, e o IFPB que viabiliza a execução do programa “Preamar” – um programa que visa recuperar a biodiversidade, fomentar o turismo náutico e subaquático e colaborar com o manejo da pesca na Paraíba”, destacou Anselmo Castilho.
Com a celebração da parceria, a fundação de apoio deverá gerir quase R$2,5 milhões para o programa que será desenvolvido nos próximos quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais em áreas que serão definidas após a realização de estudos ambientais com a participação dos representantes dos segmentos ligados ao turismo, pesca e navegação. O “Preamar” também prevê a definição de uma área exclusiva para mergulho temático e execução de técnicas de restauração ecológica dos ambientes coralíneos naturais.
O Preamar conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores do IFPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e colaboradores externos. A reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, ressaltou que o trabalho já foi iniciado, com definição de equipes e planejamento de ações. “Nós estamos desenvolvendo ciência e inovação, cumprindo a nossa missão institucional de promover o desenvolvimento social com sustentabilidade. É com muita alegria que assinamos essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Funetec, que vai executar esse projeto de interesse da sociedade, ressaltando que também estamos construindo conhecimento para o futuro”, comentou.
Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da parceria com as instituições de pesquisa do estado para impulsionar o segmento econômico, com foco na sustentabilidade. “Esse é um projeto feito a muitas mãos, que integra ações de preservação ambiental e turismo, com a participação de diversos segmentos, colocando a Paraíba em um patamar diferenciado, com um grande alcance na sociedade, fortalecendo também a pesquisa, inserindo ainda nossos estudantes nesse processo”, frisou.
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, afirmou que a iniciativa abrange a região de Lucena a Barra de Gramame e irá proporcionar resultados importantes no meio ambiente e na economia, se caracterizando como um diferencial turístico no país. “Esse é um projeto ousado que visa criar recifes artificiais para levar o turista para fazer um mergulho em que ele verá um coral semelhante ao natural, evitando a degradação e permitindo, ao mesmo tempo, a regeneração do natural”, explicou.
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelo vice-prefeito Léo Bezerra; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Anísio Maia, Hervázio Bezerra, Wilson Filho, João Gonçalves e Danielle do Vale; além da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, entre outros auxiliares da gestão estadual e pesquisadores.
Fonte: Funetec com Ascom Governo PB
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933