
Projeto apoiado pela Funetec inspirou lei adotada pela Prefeitura de Caruaru para fortalecer a agricultura familiar e combater a fome.
A Prefeitura de Caruaru publicou, em 18 de junho de 2025, o Decreto nº 067, que institui o Programa Municipal de Quintais Produtivos Biofortificados. A iniciativa tem como objetivo transformar áreas urbanas e rurais em espaços de produção agroecológica e biofortificada, fomentando a sustentabilidade e contribuindo para o combate à insegurança alimentar no município. A biofortificação é um processo que visa aumentar o valor nutricional dos alimentos por meio de técnicas agrícolas.
O programa é inspirado em um projeto vinculado ao IFSertão Pernambucano, que é gerenciado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec. O “Nas Ramas da Esperança" teve início em 2010, inspirado pelas memórias do 5o Distrito de Serra Talhada, região do Sertão do Pajeú. Ao longo dos anos, expandiu-se para diversos estados, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Sergipe, Piauí, São Paulo e Amazonas.
O coordenador do projeto, professor Erbs Cintra, foi vencedor do prêmio ‘Pesquisador Destaque da Brazil Conference at Harvard & MIT’ (Estados Unidos) em 2024, pelo trabalho desenvolvido com o “Nas Ramas da Esperança”. Ele definiu a implementação do decreto pela Prefeitura de Caruaru como um avanço concreto no fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar. "É o reconhecimento do impacto social e econômico de uma iniciativa que integra inovação, inclusão produtiva e economia circular, por meio da biofortificação de alimentos e do enfrentamento das desigualdades sociais no campo e na cidade."

Reconhecido internacionalmente como uma tecnologia social de impacto, o projeto já beneficiou mais de 100 mil agricultores familiares, distribuiu mais de 600 mil mudas de batata-doce biofortificada e doou mais 45 toneladas de alimentos biofortificados para famílias em situação de vulnerabilidade social. Por tudo isso, o projeto se tornou uma referência mundial em agroecologia e biofortificação como caminho para o desenvolvimento sustentável.

Com essa iniciativa, Caruaru consolida-se como exemplo nacional no combate à fome e no apoio à agricultura familiar. O projeto não só facilita o acesso a alimentos nutritivos, como também impulsiona a economia local, incentiva o empoderamento das mulheres rurais e fortalece as redes de produção e solidariedade nas comunidades.
O nome "Nas Ramas da Esperança" reflete a crença na força do trabalho conjunto e na capacidade de superação, buscando construir um mundo mais justo e sustentável. Além de dar voz e autonomia a comunidades historicamente marginalizadas, como indígenas e quilombolas, o projeto também tem como objetivo recuperar áreas degradadas e promover a autonomia de comunidades vulneráveis.
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933