
Projeto apoiado pela Funetec inspirou lei adotada pela Prefeitura de Caruaru para fortalecer a agricultura familiar e combater a fome.
A Prefeitura de Caruaru publicou, em 18 de junho de 2025, o Decreto nº 067, que institui o Programa Municipal de Quintais Produtivos Biofortificados. A iniciativa tem como objetivo transformar áreas urbanas e rurais em espaços de produção agroecológica e biofortificada, fomentando a sustentabilidade e contribuindo para o combate à insegurança alimentar no município. A biofortificação é um processo que visa aumentar o valor nutricional dos alimentos por meio de técnicas agrícolas.
O programa é inspirado em um projeto vinculado ao IFSertão Pernambucano, que é gerenciado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec. O “Nas Ramas da Esperança" teve início em 2010, inspirado pelas memórias do 5o Distrito de Serra Talhada, região do Sertão do Pajeú. Ao longo dos anos, expandiu-se para diversos estados, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Sergipe, Piauí, São Paulo e Amazonas.
O coordenador do projeto, professor Erbs Cintra, foi vencedor do prêmio ‘Pesquisador Destaque da Brazil Conference at Harvard & MIT’ (Estados Unidos) em 2024, pelo trabalho desenvolvido com o “Nas Ramas da Esperança”. Ele definiu a implementação do decreto pela Prefeitura de Caruaru como um avanço concreto no fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar. "É o reconhecimento do impacto social e econômico de uma iniciativa que integra inovação, inclusão produtiva e economia circular, por meio da biofortificação de alimentos e do enfrentamento das desigualdades sociais no campo e na cidade."

Reconhecido internacionalmente como uma tecnologia social de impacto, o projeto já beneficiou mais de 100 mil agricultores familiares, distribuiu mais de 600 mil mudas de batata-doce biofortificada e doou mais 45 toneladas de alimentos biofortificados para famílias em situação de vulnerabilidade social. Por tudo isso, o projeto se tornou uma referência mundial em agroecologia e biofortificação como caminho para o desenvolvimento sustentável.

Com essa iniciativa, Caruaru consolida-se como exemplo nacional no combate à fome e no apoio à agricultura familiar. O projeto não só facilita o acesso a alimentos nutritivos, como também impulsiona a economia local, incentiva o empoderamento das mulheres rurais e fortalece as redes de produção e solidariedade nas comunidades.
O nome "Nas Ramas da Esperança" reflete a crença na força do trabalho conjunto e na capacidade de superação, buscando construir um mundo mais justo e sustentável. Além de dar voz e autonomia a comunidades historicamente marginalizadas, como indígenas e quilombolas, o projeto também tem como objetivo recuperar áreas degradadas e promover a autonomia de comunidades vulneráveis.
Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado
Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)
Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933